Descrição
Apostila Pref Sumaré SP 2021 Professor Municipal II Química
Cargo: Professor Municipal II Química
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Edital: IGECS
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Língua Portuguesa:
Conteúdo Programático até o Ensino Médio, como por exemplo: Ortografia; Estrutura e Formação das palavras; Divisão Silábica; Vogais; Semivogais; Gênero, Número; Frases; Sinais de Pontuação; Acentuação; Fonética e fonologia: Conceitos básicos; Classificação dos fonemas; Relação entre palavras; Uso da crase; sinônimos, homônimos e antônimos; Fonemas e letras; Substantivo; Adjetivo; Artigo; Numeral; Advérbio; Verbos; Conjugação de verbos; Pronomes; Preposição; Conjunção; Interjeição; Encontros vocálicos; Encontros consonantais e dígrafo; Tonicidade das palavras; Sílaba tônica; Sujeito e predicado; Formas nominais; Locuções verbais; Termos ligados ao verbo: Adjunto adverbial, Agente da Passiva, Objeto direto e indireto, Vozes Verbais; Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da Oração; Termos Acessórios da Oração; Orações Coordenadas e Subordinadas; Período; Concordância nominal; Concordância verbal; Regência verbal; Vozes verbais; Regência nominal; Predicação verbal; Aposto; Vocativo; Derivação e Composição; Uso do hífen; Voz ativa; Voz passiva; Voz reflexiva; Funções e Empregos das palavras “que” e “se”; Uso do “Porquê”; Prefixos; Sufixos; Afixos; Radicais; Formas verbais seguidas de pronomes; Flexão nominal e verbal; Emprego de locuções; Sintaxe de Concordância; Sintaxe de Regência; Sintaxe de Colocação; Comparações; Criação de palavras; Uso do travessão; Discurso direto e indireto; Imagens; Pessoa do discurso; Relações entre nome e personagem; História em quadrinhos; Relação entre ideias; Intensificações; Personificação; Oposição; Provérbios; Discurso direto; Onomatopeias; Aliteração; Assonância; Repetições; Relações; Expressões ao pé da letra; Palavras e ilustrações; Metáfora; Associação de ideias. Denotação e Conotação; Eufemismo; Hipérbole; Ironia; Prosopopeia; Catacrese; Paradoxo; Metonímia; Elipse; Pleonasmo; Silepse; Antítese; Sinestesia; Vícios de Linguagem. ANÁLISE, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: Tipos de Comunicação: Descrição; Narração; Dissertação; Tipos de Discurso; Coesão Textual.
Legislação:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – 1988. _____. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente – ECA. _____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. _____. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei no 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. _____. Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014 – Plano Nacional de Educação – PNE _____. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência/Estatuto da Pessoa com Deficiência. _____. Resolução CNE/CP Nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/2004). _____. Resolução CNE/CEB Nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (anexo o Parecer CNE/CEB nº 7/2010). _____. Resolução CNE/CP Nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (anexo o Parecer CNE/CP nº 8/2012). _____. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. Decreto nº 6.003 de 28 de dezembro de 2006. Regulamenta a arrecadação, a fiscalização e a cobrança da contribuição social do salário-educação, a que se referem o art. 212, § 5o, da Constituição, e as Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, e 9.766, de 18 de dezembro de 1998, e dá outras providências. Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, regulamenta a Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.
Conhecimentos Pedagógicos:
Formação Continuada de professores; Fundamentos da educação; Pensadores da Educação; principais Teorias Modernas da Educação; Desenvolvimento da Educação; Processo do Trabalho Pedagógico Coletivo; Processo Construtivista de Escolarização; Competências e Saberes para a Educação e para o Ensinar; Processo Sócio Histórico da Aprendizagem e Desenvolvimento; Saberes voltados para o desenvolvimento das dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais; Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização; A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais; O trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente; O papel do professor na integração escola-família; A relação professoraluno: construção de valores éticos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis; Diferenças individuais: fatores determinantes e capacidade mentais; Desenvolvimento da Inteligência; Estágios do desenvolvimento da aprendizagem; O processo de Socialização; O desenvolvimento dos conceitos científicos da educação; O pensamento e palavra; Princípios e fundamentos dos referenciais curriculares; Concepção de educação e escola; Função social da escola e compromisso social do educador; Ética no trabalho docente; Currículo e educação: currículo e projeto político-pedagógico: espaço físico, a linguagem, o conhecimento e o lúdico na pedagogia; Planejamento e avaliação; Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento; Tendências teóricas e metodológicas na educação.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
O papel da química nas relações sociais. Processos tecnológicos e histórico-sociais. Ensino e aprendizagem de Química em situações concretas. Conhecimento geral de problemas regionais, nacionais e mundiais, nos quais estão inseridos conhecimentos químicos. Matéria e Medidas; Átomos, molécula e íons; Estequiometria: Cálculos com Formulas e Equações Químicas; Reações em Solução e Estequiometria de Soluções; Termoquímica; Estrutura eletrônica dos átomos; Periodicidade Química; Conceitos básicos da Ligação Química; Geometria das moléculas e Teoria da ligação; Gases; Formas intermoleculares, líquidos e Sólidos; Equilíbrio Químico; Termodinâmica Química; Cinética Química; Eletroquímica; Química Nuclear; Ligações covalentes; Metais representativos, semimetais e de transição. Matéria e energia; Substâncias simples, substâncias compostas, substâncias puras, símbolos e fórmulas na representação de substâncias – o conceito de átomo e molécula; Misturas homogêneas e heterogêneas; processos de separação de uma mistura; critérios de pureza; Estados físicos e mudanças de estado; variações de energia nas mudanças de estado; gráficos relacionados; Propriedades físicas dos materiais: pontos de fusão e ebulição, solubilidade e densidade; Estrutura da matéria; Constituição atômica da matéria; Modelo atômico de Dalton: evidências para adoção e rejeição do modelo; Natureza elétrica da matéria. Carga elétrica e suas interações: massa e carga do elétron; Modelo atômico de Rutherford e o núcleo atômico. Massas e cargas de prótons e nêutrons: aplicações; Número atômico e número de massa, isótopos, massa atômica e molecular; conceito de quantidade de matéria e massa molar; Modelo atômico de Bohr: aspectos qualitativos; Configurações eletrônicas por níveis e subníveis de energia: Princípio de exclusão de Pauli e Regra de Hund; Classificação periódica; Histórico; Tabela periódica moderna. Lei periódica: reconhecimento de períodos, colunas e famílias; Classificação dos elementos quanto à condutividade térmica e elétrica; Propriedades periódicas e aperiódicas: raio atômico, energia de ionização, volume atômico, pontos de fusão e ebulição, densidade, afinidade eletrônica e eletronegatividade; Ligações químicas; Teoria da configuração estável: Regra do octeto e suas limitações; Modelos de ligações interatômicas e intermoleculares: A ligação iônica, substâncias iônicas e suas propriedades; A ligação covalente; substâncias moleculares e suas propriedades: polaridade das ligações e eletronegatividade; Ligações e interações intermoleculares; Ligação metálica; Funções químicas; Funções da Química Inorgânica; Notação e nomenclatura das funções: hidreto, óxido, hidróxido, ácido e sal; Propriedades gerais das funções inorgânicas; Reações Químicas e Estequiometria; Conceito de reação química: equações químicas e balanceamento; Classificação das reações químicas e suas aplicações; Leis ponderais e volumétricas aplicadas às reações químicas; Cálculos estequiométricos; Gases ideais; Leis empíricas dos gases: relação entre pressão, volume e temperatura. Equação geral dos gases ideais; Princípio de Avogadro; Temperatura absoluta e energia cinética média das partículas; Soluções; Conceito, classificação e solubilidade; Unidades de concentração: relações percentuais, g/L, mol/L, fração em mol; Diluição e mistura de soluções; Propriedades das soluções ideais: propriedades coligativas; Termoquímica; Efeitos energéticos em reações químicas. Calor de reação e variação de entalpia. Reações exotérmicas e endotérmicas: conceito e representação; Conceito e aplicações de entalpia: nas reações de formação, de combustão, nos processos de dissolução e nas ligações químicas; Lei de Hess: cálculos; Cinética química; Velocidade de uma reação química: conceito e aplicações; Fatores que alteram a velocidade de reação: natureza dos reagentes, concentração, temperatura, pressão e catalisadores; Colisões moleculares: energia de ativação; complexo ativado; interpretação de diagramas; Equilíbrio Químico; Reversibilidade das reações químicas; Princípio de Le Chatelier: aplicações; Constante de equilíbrio químico, conceito, aplicações e cálculos; Equilíbrio iônico em soluções aquosas; Propriedades gerais de ácidos e bases; Teoria de ácidos e bases segundo Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis; Força relativa de ácidos e bases: constante de dissociação, conceito e aplicações; Indicadores de reações ácido/base; Produto iônico da água; conceito, escala e cálculos de pH; Solução tampão: conceito e aplicações; Equilíbrio de solubilidade: conceito, aplicações e cálculos; Eletroquímica; Eletrólitos e soluções eletrolíticas: conceito e aplicações; Oxidação e redução: conceito, identificação e representação de semi-reações; Equações de reações de oxidação/redução: balanceamento; Células eletroquímicas, componentes e funcionamento; cálculo da força eletromotriz; Eletrólise e suas leis. Cálculos; Química Orgânica; Substâncias orgânicas: conceito, fontes naturais e usos mais comuns; Reconhecimento dos tipos de hibridação do carbono; Identificação de ligações simples e múltiplas (s e p) em compostos orgânicos; Conceito e diferenciação de fórmulas empíricas, moleculares, estruturais (Kekulé, Lewis e tridimensional) e fórmulas de projeção em perspectiva; Cálculo de fórmulas empíricas e moleculares a partir de resultados de análise elementar e da massa molecular; Isomeria estrutural (constitucional): de função, de posição, de cadeia e de compensação; Estereoisomeria: enantiomerismo e diasteroisomerismo em compostos contendo ou não carbonos quirais (cíclicos ou alênicos).; Isomeria configuracional e conformacional. Identificação de isômeros conformacionais de etano, butano e cicloexano; Tautomeria; Reconhecimento dos grupos funcionais e de suas respectivas funções orgânicas; Nomenclatura, de acordo com as regras da IUPAC, das funções orgânicas com até 10 átomos de carbonos: hidrocarbonetos, álcoois, haletos de alquila e de arila, éteres, aminas, ácidos carboxílicos, anidridos de ácidos carboxílicos, ésteres, amidas, sais orgânicos, haletos de acila, fenóis, aldeídos, cetonas e nitrocompostos; Nomenclatura dos grupos orgânicos derivados de hidrocarbonetos. Reconhecimento daqueles cujos nomes vulgares foram mantidos pela IUPAC; Aplicação de prefixos orto, meta e para na nomenclatura e notação de derivados dissubstituídos do benzeno; Identificação e principais utilizações dos compostos pelos nomes usuais: álcool etílico, glicerina, fenol, clorofórmio, tolueno, anilina, éter etílico, ácido acético, ácido benzoico, formol, acetona, aldeído benzoico; Considerações sobre acidez e basicidade nas funções: ácidos carboxílicos, fenóis, álcoois, aminas e amidas; Relação entre as estruturas dos compostos e suas propriedades físicas (solubilidade, ponto de fusão e ponto de ebulição); Reações Orgânicas; Substratos e reagentes: conceitos. Classificação das reações orgânicas e o significado dos nomes vulgares das mesmas; Reações de substituição; Halogenação de alcanos; Haletos de alquila com H2O, HO– , R–OH, R–COOH, NH3; Ácidos carboxílicos com álcoois e aminas; Ésteres com água; Cloretos de ácido com amônia; Nitração, halogenação, sulfonação, alquilação e acilação de Friedel Crafts em compostos aromáticos; Hidrólise do reagente de Grignard; Reações de adição; HX, H2O, X2 e H2 (em presença de catalisador) a alquenos e alquinos; HCN, álcoois e reagente de Grignard em aldeídos e cetonas; Reações de eliminação: eliminações de HX, H2O, X2 produzindo alquenos; Reações de oxidação; Oxidações de álcoois, aldeídos e alquenos; Combustão completa de hidrocarbonetos e álcoois; Noções básicas de química do meio ambiente; Principais poluentes inorgânicos do ar e da água; Destruição da camada de ozônio.
Apostila Pref Sumaré SP 2021 Professor Municipal II Química