Descrição
Apostila Pref Taubaté SP 2024 Professor de Arte
Cargo: Professor de Arte
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: Fundação VUNESP
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$87,98 por R$43,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Conhecimentos Pedagógicos: Relação entre educação, escola e sociedade: concepções de Educação e de Escola. A função social da escola, a educação inclusiva e o compromisso ético e social do educador. Gestão democrática: a participação como princípio. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento pleno do educando. A integração entre educar e cuidar na Educação básica. Projeto político pedagógico: fundamentos para a orientação, o planejamento e a implementação das ações educativas da escola. Construção participativa do projeto político pedagógico e da autonomia da escola. Currículo e cultura: visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Currículo: a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade. Currículo, conhecimento e processo de aprendizagem: as tendências pedagógicas na escola. Currículo na Educação Básica: a função da competência leitora e o desenvolvimento dos saberes escolares das diversas áreas de conhecimento. Currículo em ação: planejamento, seleção, contextualização e organização dos diversos tipos de conteúdos; o trabalho por projetos. A avaliação mediadora e a construção do conhecimento: acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem. A mediação do professor, dialogal e problematizadora, no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno; a inerente formação continuada do educador. A educação escolar e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Legislação: 1. BRASIL. Constituição Federal. Título VIII Ȃ Da Ordem Social: Capítulo III Ȃ Da Educação, da Cultura e do Desporto: Seção I Ȃ Da Educação, 1988. 2. BRASIL, Lei Federal nº 8.069/1990 Ȃ Estatuto da Criança e do Adolescente. 3. BRASIL, Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96 Ȃ Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 4. BRASIL, Resolução CNE/CEB 04/2010 Ȃ Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. 5. BRASIL, Resolução CNE/CEB 07/2010 Ȃ Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. 6. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular, 2017. 7. TAUBATÉ, Lei Complementar nº 392/2016 Ȃ Plano Municipal de Educação. 8. TAUBATÉ, Lei Complementar nº 180/2007 Ȃ Estatuto do Magistério Público Municipal. 9. TAUBATÉ, Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Taubaté. 10. TAUBATÉ, Decreto Municipal nº 13.350/2014 Ȃ Código de Ética do Servidor Público de Taubaté.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Ensino da arte no Brasil: história. Ensino da arte: Abordagem Triangular no Ensino da Arte. Arte como sistema simbólico não verbal: leitura e interpretação. Linguagens contemporâneas da arte. Artes Cênicas: história. Artes Cênicas: ensino, relações entre arte e jogo. Artes Visuais: história, ensino, elementos da linguagem visual, Música: história, ensino, elementos da linguagem musical. Dança: história, ensino, corpo na dança, Teoria de Laban. Arte e manifestações culturais. Arte e comunicação na contemporaneidade.
Apostila Pref Taubaté SP 2024 Professor de Arte