Descrição
Apostila Pref Teresina PI 2024 Pedagogo
Cargo: Pedagogo
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: NUCEPE
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$89,98 por R$44,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Legislação Aplicada ao Cargo: Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990) e suas alterações. Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e suas alterações. Base Nacional Comum Curricular. Plano Nacional de Educação (Lei n° 13.005/2014). Plano Municipal de Educação de Teresina (Lei n° 4.739/2015). Estatuto do Plano de Cargos e Salários do Magistério Público da Rede Municipal de Ensino de Teresina (Lei n° 2.972/2001 e Lei Complementar 3.951/2009). Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Teresina. Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ensino da História e cultura afro- brasileira (Lei 10.639/03).
Fundamentos Legais e Teóricos da Educação: A educação como direito constitucional. Princípios filosóficos da educação escolar brasileira. Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e suas alterações. Lei Nº 10.172/01 (Plano Nacional de Educação – PNE). Lei Nº 14.113/20 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB).
Tecnologia da Informação: Microsoft Word (versão 2021): estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, configuração de cabeçalhos e rodapé, configuração de parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, inserção de objetos, caixas de texto; Internet: Navegação na Internet (navegadores Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge), manutenção dos endereços favoritos, utilização do histórico, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas, e-mail: envio, encaminhamento e anexo; Microsoft Excel (versão 2021): conceitos básicos das planilhas: conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, construção de tabelas e gráficos, criação de fórmulas e funções, impressão, inserção de objetos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. Microsoft Power Point (versão 2021): conceitos básicos das apresentações: conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, edição e formatação de apresentações, inserção objetos em slides, numeração de slides, botões de ação, animação e transição entre slides; Tecnologia e BNCC; Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Fundamentos da educação. A relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica. Base legais da educação nacional: Constituição da República, LDB (Lei n.º 9.394/96) e Base Nacional Comum Curricular. Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas. A supervisão: concepção e prática. Funções e responsabilidades do supervisor escolar: pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais. Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança, mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal. Organização do trabalho na escola pública: articulação da ação supervisora comas diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino. A pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender. O papel político- pedagógico e a organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. A função sociocultural da escola. A escola: a comunidade escolar e o contexto institucional e sociocultural. O processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. Projeto político pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. A gestão educacional decorrente da concepção do projeto político pedagógico. Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. A comunicação e a interação grupal no processo de planejamento: constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais. Currículo: concepções, relações de poder. Organização de Currículo: transdisciplinaridade, transversalidade, interdisciplinaridade, disciplinaridade e multidisciplinaridade. Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática. O processo de ensino e aprendizagem. Relação professor-aluno. Bases psicológicas da aprendizagem. Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e técnicas e a multimídia educativa. Política nacional de avaliação educacional e exames da Educação Básica. Política da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta. Relação escola-família. Violência intraescolar. Educação e relações de gênero. A importância da Formação Continuada: papel do pedagogo na formação continuada dos docentes. Educação Inclusiva: conceito e princípios, adaptações curriculares, a escola inclusiva e o papel do pedagogo.
Apostila Pref Teresina PI 2024 Pedagogo