Descrição
Cargo: Professor NS Educação Infantil e Anos Iniciais
Nível: Superior
Quantidade de Páginas: Básico – 388 / Especifico – 931
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Apostila Pref Tomé-Açu PA 2019 Professor NS Anos Iniciais
Conteúdo Programático
LÍNGUA PORTUGUESA: Ortografia Oficial. Interpretação e Compreensão de texto. Acentuação Gráfica. Emprego de letras e divisão silábica. Pontuação. Classes e emprego de palavras. Morfologia. Vozes do Verbo. Emprego de tempo e modo verbais. Alfabeto. Ortografia. Sílaba. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Tonicidade. Classes de palavras. Sinais de pontuação. Acentuação. Sinônimo/antônimo. Sujeito e predicado. Sintaxe do período simples.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9.394/96: antecedentes históricos, limites e perspectivas; Gestão e financiamento da educação pública; Tendências e Concepções Pedagógicas; Projeto Politico Pedagógico Políticas de valorização dos profissionais de educação no Brasil; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; Lei Complementar n º 012/2007 ( Sistema Municipal de Educação). Resolução n º 469/2009 – Regime Unificado das Escolas Públicas do munícipio de Tomé-Açu/PA. Lei n º 1.984/2010 – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério Municipal e suas alterações. Resolução n º 03/2011 – Normas Municipais e Nacional aplicável a Educação Básica do sistema de Tome-Açu-PA.
Conhecimentos Específicos
Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96; Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei Federal nº 8.069, de 13/07/90 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Lei Orgânica do Município – (área de Educação); Lei Federal n.º 9.424, de 24 de dezembro de 1996 – Dispõe sobre o Fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do magistério. Concepções de Educação e Escola. O ensino Fundamental de nove anos. Função social da escola e compromisso social do educador. Ética no trabalho docente. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino aprendizagem. Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Avaliação. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Educação inclusiva. Gestão participativa na escola. Parâmetros Curriculares Nacionais.
DEPOIMENTOS
A opinião de quem adquiriu material conosco
Apostila Pref Tomé-Açu PA 2019 Professor NS Anos Iniciais