Descrição
Apostila Pref União PI 2022 Professor Educação Infantil
Cargo: Professor de Educação Infantil
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COPESE UFPI
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$73,98 por R$36,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos em diversos gêneros; 1.1. Reconhecimento de tipos e de gêneros textuais diversos; 1.2. Domínio dos mecanismos de coesão textual; 1.3. Emprego/recurso de elementos de referenciação; 1.4. Emprego/recurso de repetição, substituição e variação lexical; 1.5. Emprego/recurso de conectores e outros elementos de sequenciação textual; 1.6. Reescritura de frases e parágrafos do texto (paráfrase); 1.7. Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 2. Relações de significação (sinonímia, homonímia, polissemia, hiponímia e hiperonímia). 3. Emprego da acentuação gráfica. 4. Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5. Domínio da estrutura morfossintática do período; 5.1. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; 5.2. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 6. Emprego dos sinais de pontuação. 7. Concordância verbal e nominal. 8. Regência verbal e nominal. 9. Emprego do sinal indicativo de crase. 10. Colocação dos pronomes átonos.
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO/DIDÁTICA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: Bases epistemológicas da Educação. Teorias da aprendizagem. Concepções de ensino e aprendizagem. Didática: Identidade docente. Elementos da relação pedagógica. Planejamento, organização e estratégias de ensino-aprendizagem. Avaliação da aprendizagem. Projeto Político Pedagógico – PPP – Princípios legais, constituição e finalidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A organização curricular na Educação Básica e a BNCC. Currículo e organização do tempo escolar e do conhecimento. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL/GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO/TECNOLOGIA EDUCACIONAL: Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. Plano Nacional de Educação – 2014-2024-Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Estatuto da Criança e do AdolescenteLei nº 8.069 de 13/07/1990. RESOLUÇÃO Nº 1, DE 28 DE MAIO DE 2021 – Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o alinhamento à BNCC e demais aspectos. A relação educação, escola e sociedade; a educação no contexto político da Reforma do Estado; O processo constituinte de 1988 e o processo de discussão, elaboração e aprovação da nova LDB; a dimensão política e pedagógica da organização escolar brasileira. Funções e responsabilidades pedagógicas e político-sociais do professor. A divisão do trabalho na organização escolar. Gestão dos processos de ensino aprendizagem. As tecnologias da informação e da comunicação.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
A concepção de Educação Infantil, da infância e do cuidar. Função social da educação infantil: o cuidar e o educar Pensadores da Educação e teorias da Aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento. O vínculo afetivo e a aprendizagem. Formação de Conceitos na Educação Infantil. Psicomotricidade, aprendizagem e desenvolvimento Infantil. A construção do raciocínio matemático. Pensamento e Linguagem. Importância dos gêneros textuais e do lúdico no processo de alfabetização. A infância e sua singularidade. A ludicidade, o jogo, a brincadeira de faz-de-conta, lugar do simbolismo, da representação e do imaginário infantil. O brincar e o brinquedo. Musicalização. A contação de histórias e a relação com a aprendizagem na Educação Infantil. O processo educativo em Creches e Préescolas. A organização do tempo e dos espaços na educação infantil. Formas de organização dos conteúdos; os projetos de trabalho. Currículo e Avaliação na Educação Infantil. As relações interativas em sala de aula. A arte na construção do desenvolvimento Infantil. Ação Educativa na Educação Infantil. Educação integral e educação inclusiva: especificidades do trabalho com crianças com necessidades educativas especiais. Relação entre a instituição de Educação Infantil (Educadores) e as famílias. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil. Currículo Escolar: sentido amplo e específico do planejamento curricular, interdisciplinaridade, diversidade. Linguagens corporal, oral e escrita, desenho, música, movimento, conceitos lógico-matemáticos, conceitos sobre o mundo natural e sociocultural – Elaboração de projetos na Educação Infantil. Processos de Ensino Aprendizagem: conceituação, apropriação e elaboração de conceitos científicos, mediação professor-aluno, plano de aula, procedimentos metodológicos. O processo de adaptação da criança à instituição de Educação Infantil – creche/pré-escola – o papel do educador. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 LDB – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Apostila Pref União PI 2022 Professor Educação Infantil