Descrição
Apostila Prefeitura Caldas Novas 2016 Enfermeiro PSF
Apostila Específica para o Concurso da Prefeitura de Caldas Novas GO 2016
Cargo: Enfermeiro PSF
Nível: Superior
“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.”
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CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA 1. Leitura e análise de textos de diferentes gêneros textuais. Linguagem verbal e não-verbal. Mecanismos de produção de sentidos nos textos: polissemia, ironia, comparação, ambiguidade, citação, inferência, pressuposto. Significados contextuais das expressões linguísticas. 2. Organização do texto: Fatores de textualidade (coesão, coerência, intertextualidade, informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade). Progressão temática. Sequências textuais: descritiva, narrativa, argumentativa, injuntiva, dialogal. Tipos de argumento. Funcionalidade e características dos gêneros textuais oficiais: ofício, memorando, e-mail, carta comercial, aviso, e-mail etc. Uso dos pronomes. Pontuação. Características dos diferentes discursos (jornalístico, político, acadêmico, publicitário, literário, científico, etc.). 3. Organização da frase: Processos de coordenação e de subordinação. Verbos que constituem predicado e verbos que não constituem predicado. Tempos e modos verbais. Concordância verbal e nominal. Regência dos nomes e dos verbos. Constituição e funcionalidade do Sujeito. 4. Classes de palavras. Formação das palavras. Composição, derivação. Ortografia oficial. Fonemas Acentuação gráfica. 5. Variação linguística: estilística, sociocultural, geográfica, histórica. Variação entre modalidades da língua (fala e escrita). Norma e uso.
CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA 1. O processo saúde doença (historicidade e conceitos). 2. Modelos assistenciais em saúde. 3. A Reforma Sanitária brasileira. 4. SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5. Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6. Gestão em Saúde. 7. Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8. Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9. Demografia. 10. Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11. Sistemas de Informações em Saúde. 12. Vigilância em saúde. 13. Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14. Doenças crônicodegenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15. Doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas. 16. Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17. Estratégia Saúde da Família. 18. Pacto pela Saúde. 19. Programa Nacional de Imunização (PNI). 20. Normas e Portarias que regem a Política Nacional de Urgência e Emergência. 21. Política de Saúde: SUS – Princípios Básicos de Saúde Pública previsto na Constituição Federal. 22. Política de Atenção a Saúde da Criança, do Adolescente, da Mulher, do Adulto, do Homem e do Idoso. 23. Política de Humanização do SUS. 24. Política de Álcool e Drogas e Cuidado Psicossocial – Ministério da Saúde.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Introdução à Enfermagem: Fundamentos de Enfermagem. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Processo de Enfermagem. Modelos conceituais de enfermagem: Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção em Famílias, Teoria das Necessidades Humanas Básicas; Teoria Ambientalista Instrumentos. 2. Exercício de Enfermagem: Código de ética dos profissionais de Enfermagem. Legislação profissional – COREN. 3. Programa Nacional de Imunização: Considerações Gerais. Calendário de Vacinação para o Estado de Goiás. Vacinação contra as doenças imunopreviníveis. Cadeia de frio. 4. Manejo dos resíduos dos serviços de saúde; exposição ocupacional a material biológico; limpeza e desinfecção de superfícies e artigos; equipamento de proteção individual; precauções padrão; técnicas de isolamento. 5. Administração Aplicada à Enfermagem: Administração em Enfermagem. Supervisão em Enfermagem. 6. Sistematização da Assistência de Enfermagem e processo de enfermagem em todos os ciclos vitais (recém-nascidos, crianças, adolescente, mulher, homem, idoso). 7. Sistematização da Assistência de enfermagem a pessoas portadores de afecções respiratórias, gastrintestinais, endócrinas, cardiovasculares, renais, neurológicas e infectocontagiosas. 8. Assistência de enfermagem à mulher na gestação e puerpério. 9. Assistência de enfermagem a pacientes gravemente enfermos. 10. Assistência de enfermagem perioperatória. 11. Assistência de enfermagem ao recém-nascido e criança. 12. Assistência de enfermagem na saúde mental. 13. Política Nacional de Atenção Básica. 14. Assistência de Enfermagem em picadas de insetos, animais peçonhentos e mordeduras de animais (soros e vacinas). 15. Assistência de pacientes: posicionamento e mobilização. 16. Cuidados com feridas e curativos. 17. Procedimentos básicos de enfermagem: Curativos e coberturas para feridas; sondagem nasogástrica e nasoenteral; sondagem vesical; preparo e administração de medicamentos; higienização e conforto. 18. Vigilância Epidemiológica (dengue e malária). 19. Promoção da saúde.
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Dicas sobre como passar em concursos públicos
Um Segredinho: Estude com música (mas com a música certa)
“O nosso cérebro parece ser uma esponja para a música, ele absorve todos os estímulos musicais e, como uma esponja na água, é transformado, amoldado, por ela. Portanto, dependendo da música escutada, o cérebro, mais precisamente as partículas de água nele existentes, tomam diferentes formas, umas prejudiciais ao aprendizado, outras, no entanto, facilitadoras da captação da nova informação recebida”
Como um concurseiro de verdade deve se alimentar:
“Alimentos como peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça são ricos em Ômega-3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão. Outra substância essencial é o ferro, pois auxilia na oxigenação dos tecidos, inclusive, o cérebro. Você pode encontrá-lo em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras. Outros alimentos que valem a pena ingerir são:- Morangos – estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo- Ervilha, pão integral, batata, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) – ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.
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