Descrição
Apostila Prefeitura Campos Júlio MT 2024 Professor de Pedagogia
Cargo: Professor de Pedagogia II
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: UFMT
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$87,98 por R$43,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Leitura: compreensão e interpretação de variados gêneros discursivos; 2. As condições de produção de um texto e as marcas composicionais de gêneros textuais diversos. 3. Linguagem e adequação social: 3.1. Variedades linguísticas e seus determinantes sociais, regionais, históricos e individuais; 3.2. Registros formal e informal da linguagem; Oralidade e escrita. 4. Aspectos linguísticos na construção do texto: 4.1. Fonética: prosódia, ortografia; 4.2. Morfologia: formação, classificação e flexão das palavras; 4.3. Sintaxe: frase, oração, períodos compostos por coordenação e subordinação, concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal, colocação pronominal, emprego de nomes, pronomes, conjunções, advérbios, preposições, modos, tempos e vozes verbais; 4.4. Semântica: polissemia, sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, hiperonímia, denotação e conotação, figuras de linguagem. 5. Textualidade: coesão, coerência, argumentação e intertextualidade. 6. Pontuação.
Fundamentos de Educação e Legislação: 1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas alterações – Capítulo III. 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações. 3. Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014. 4. Mecanismos de financiamento da educação pública. 5. A educação na Lei Orgânica Municipal de Campos de Júlio/MT. 6. Políticas públicas para a educação especial e políticas públicas de educação do campo. 7. Pressupostos filosóficos, sociológicos e psicológicos da educação. 8. Tendências Pedagógicas. 9. Relação entre educação, escola e sociedade. 10. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e suas implicações para a Educação.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Educação Especial/Inclusiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2. Articulação escola-família-comunidade. 3. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): 3.1. BNCC como norte para os currículos dos sistemas de ensino e redes, bem como para as propostas pedagógicas das escolas; 3.2. Ensino de Linguagens; 3.3. Ensino de Matemática; 3.4. Ensino de Ciências da Natureza; 3.5. Ensino de Ciências Humanas. 4. Alfabetização e Letramento: conceitos, relações e processos pedagógicos. 5. O jogo e a brincadeira na escola. 6. Didática: 6.1. Objetivos e conteúdos de ensino; 6.2. Métodos de ensino; 6.3. A aula como organização do ensino; 6.4. Aprendizagem baseada em projetos. 7. Currículo e cultura: 7.1. Valorização das diferenças individuais e o combate à desigualdade. 8. Organização do trabalho pedagógico: 8.1. Gestão democrática nos sistemas de ensino e na escola; 8.2. Planejamento: concepções, níveis e componentes; 8.3. Projeto Político-Pedagógico (PPP): concepções, princípios e eixos norteadores. 9. Avaliação educacional: 9.1. Avaliação da aprendizagem; 9.2. Avaliação institucional; 9.3. Avaliação de redes de ensino.
Apostila Prefeitura Campos Júlio MT 2024 Professor de Pedagogia