Descrição
Apostila Prefeitura Jaboatão Guararapes PE 2024 Educador Social
Cargo: Assistente em Políticas Sociais e Econômicas – Educador Social
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Médio
Banca: Fundação Carlos Chagas – FCC
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 1530
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$51,98 por R$25,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Ortografia e acentuação. Emprego do sinal indicativo de crase. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Relação do texto com seu contexto histórico. Denotação e conotação. Discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. Intertextualidade. Figuras de linguagem. Morfossintaxe. Elementos estruturais e processos de formação de palavras. Sinonímia e antonímia. Pontuação. Pronomes. Concordância nominal e concordância verbal. Flexão nominal e flexão verbal. Vozes do verbo. Correlação de tempos e modos verbais. Regência nominal e regência verbal. Coordenação e subordinação. Conectivos. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas; organização e reorganização de orações e períodos; equivalência e transformação de estruturas).
Raciocínio Lógico e Matemático: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas envolvendo regra de três simples, cálculos de porcentagem, acréscimos e descontos. Noções de Estatística: medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética simples e ponderada) e de dispersão (desvio médio, amplitude, variância, desvio padrão); leitura e interpretação de gráficos (histogramas, setores, infográficos) e tabelas.
Estatuto do Servidor Público Municipal: Lei Municipal nº 224/1996Com alterações promovidas pelas Leis Municipais nº 247/96, 0086/2000, 155/2002, 218/2003, 154/2007, 363/2009, 936/2013 e 1209/2015, 1473/2021, LC 40/2021 e 1.590/2024.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Rede de proteção social e o atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias; CRAS, CREAS e demais unidades socioassistenciais; Planejamento, Plano individual de atendimento e práticas socioeducativas; Estudo de caso: intervenção, acompanhamento, registro e relatório socioassistencial; avaliação dos processos de trabalho; capacitação e/ou formação continuada. Legislação: Constituição Federal do Brasil de 1988 (artigos 205 a 214, atualizados); Declaração Universal dos Direitos Humanos; Organização da Assistência Social (Lei nº 8.742/1993 com redação dada pela Lei nº 12.435/2011); Política Nacional de Assistência Social – PNAS (Resolução CNAS nº 145/2004); Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS (Resolução CNAS nº 33/2012); Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução nº 109/2009); Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/1990 e alterações); ): Título I – Das Disposições Preliminares; Título II – Dos Direitos Fundamentais: Capítulo I – Do Direito à Vida e à Saúde; Capítulo II – Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade; Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer; Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE (Lei nº 12.594/2012); Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária; Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes; Plano Nacional de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil; Política Nacional para a Inclusão Social da População em Situação de Rua; Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006 e alterações); Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003 com redação dada pela Lei nº 14.423/2022); Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015 e alterações): Título I – Disposições Preliminares: Capítulo I – Disposições Gerais; Capítulo II – Da igualdade e da Não Discriminação; Seção Única – Do Atendimento Prioritário; Título II – Dos Direitos Fundamentais: Capítulo IV – Do Direito à Educação; Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010); Análise de situações de exclusão social. Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764/2012 e alterações). Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC.
Apostila Prefeitura Jaboatão Guararapes PE 2024 Educador Social