Descrição
Apostila Prefeitura Mineiros GO 2024 Pedagogo
Cargo: Profissional do Magistério – Pedagogo
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: UNIFIMES
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$87,98 por R$43,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos. Tipologias e gêneros textuais. Coesão textual. Coerência textual. Elementos da comunicação e funções da linguagem. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Variedades linguísticas e contexto. Ortografia oficial vigente. Pontuação. Classificação das palavras quanto ao acento gráfico e/ou tônico. Morfologia: Estrutura e formação de palavras. Processos de formação de palavras. Classes de palavras (classificação e uso): verbo, substantivo, artigo, pronome, preposição, conjunção, adjetivo, advérbio, interjeição e numeral. Sintaxe: termos essenciais da oração (sujeito e predicado); termos integrantes da oração (objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva); termos acessórios da oração (aposto, adjunto adnominal, adjunto adverbial); termo independente (vocativo); orações coordenadas e orações subordinadas; concordância nominal; concordância verbal; regência nominal; regência verbal; uso da crase.
Raciocínio Lógico e Matemático: Unidades de medida: comprimento, superfície, volume, massa, tempo e ângulo. Noções de matemática financeira. Proporcionalidade. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Porcentagens, juros simples e compostos. Progressões aritméticas e geométricas. Geometria analítica: ponto, reta, circunferências. Conjuntos, Conjuntos Numéricos, Porcentagem, Relações e Funções, Gráficos de funções; Função do 1° grau; Função do 2° grau; Função Modular; Função Exponencial; Logaritmos; Função Logarítmica; Função Trigonométrica. Limites; Derivadas; Integrais.
Conhecimentos em Informática: Hardware e componentes, periféricos de um computador; dispositivos de armazenamento, entrada e saída; Operações sobre arquivos, dispositivos de armazenamento e serviços de armazenamento em nuvem; Sistemas Operacionais Windows e Linux; Conceitos de software, Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office e BR Office; Redes de computadores; Conceitos e noções básicas de utilização de serviços relacionados à internet, navegadores, redes sociais em contexto de uso profissional e correio eletrônico (e-mail), Princípios e boas práticas de segurança da informação, backup e segurança digital; Princípios relativos à organização e gerenciamento de dados, informações, arquivos, pastas e programas; Utilização e configuração de impressoras.
Legislação: Lei Orgânica do Município de Mineiros: Estrutura e Funções do Governo Municipal; Direitos e Deveres dos Munícipes; Disposições Gerais e Administrativas. Estatuto do Servidor Público do Município de Mineiros (Lei nº 1360/2008 e suas alterações): Direitos, deveres e responsabilidades dos servidores públicos; Regime disciplinar e processo administrativo disciplinar; Regimes de trabalho, remuneração e benefícios. Constituição Federal: Princípios fundamentais; Direitos e garantias fundamentais; Organização do Estado e dos Poderes. Estatuto do Magistério Público do Município de Mineiros (Apenas para os cargos de Pedagogo e Professor de Educação Física): Estrutura da carreira do magistério; Direitos e deveres específicos para educadores; Progressão e desenvolvimento profissional.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Psicologia da educação: Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem; O papel dos vínculos afetivos na aprendizagem; Bases psicológicas da educação. Teorias pedagógicas: Teorias educacionais; Tendências pedagógicas; Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas. Currículo escolar: Teorias curriculares (clássicas, modernas, pós-modernas), dimensões e eixos filosóficos; Interdisciplinaridade e transversalidade no currículo e na prática pedagógica; Currículo atualizado nos moldes da BNCC e construção do conhecimento; Direitos de aprendizagem do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental; O processo de Alfabetização e Letramento; A Psicogênese da Língua escrita; A importância da utilização de jogos, brincadeiras e recursos didático-pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem. Papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar: Função sociocultural da escola; Escola: comunidade escolar e contextos institucionais e socioculturais; Relação família-escola e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Processo de planejamento escolar: concepção, princípios e eixos norteadores; Projeto político – pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores; Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político- pedagógico; Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. As instâncias colegiadas na escola: organização, objetivos e funções. O papel do pedagogo na organização do trabalho escolar. Bullying, perturbação e intimidação no ambiente escolar. Ética no contexto pedagógico. Didática: Didática e prática histórico – social; A didática na formação do professor. O planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem. Metodologias ativas de ensino. Pedagogia de projetos. A avaliação como parte integrante do processo de ensino – aprendizagem; Funções da avaliação escolar e a análise de resultados; Práticas avaliativas: sujeitos, objetos e métodos de avaliação. Legislação e normas: Ensino fundamental de 9 anos: aspectos legais e organização do trabalho pedagógico; Lei 13.005/ 2014 ( Plano Nacional de Educação – PNE); Estatuto da criança e do adolescente ( Lei 8.069/1990- artigos 53 a 73, 129 a 144); Constituição Federal ( Artigos 205 a 214); Lei 9.394/ 96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional): a organização e a estrutura dos sistemas de ensino no Brasil; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil; Parâmetros Nacionais de qualidade para a Educação Infantil; Fundamentos Legais da Educação Inclusiva; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica de acordo com os moldes da BNCC. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena/2013. Tecnologias educacionais: As tecnologias da comunicação e informação nas práticas educacionais; A educação na era digital. A inclusão digital. Pesquisa educacional: O papel da pesquisa na formação do professor; A pesquisa qualitativa e o trabalho educativo; Pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender.
Apostila Prefeitura Mineiros GO 2024 Pedagogo