Descrição
Apostila Prefeitura Palhoça SC 2024 Professor Ensino Superior Pedagogo 2
Cargo: AProfessor EnsinoSuperior Pedagogo 2
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: Fundatec
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 872
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$91,98 por R$45,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura, interpretação e relação entre as ideias de textos de gêneros textuais diversos, fato e opinião, intencionalidade discursiva, análise de implícitos e subentendidos e de efeitos de sentido de acordo com José Luiz Fiorin e Francisco Platão Savioli, ideias principais e secundárias e recursos de argumentação de acordo com Eni Orlandi, Elisa Guimarães, Eneida Guimarães e Ingedore Villaça Koch. Linguagem e comunicação: situação comunicativa, variações linguísticas. Gêneros e tipos textuais e intertextualidade: características e estrutura de acordo com Luiz Antônio Marcuschi. Coesão e coerência textuais de acordo com Ingedore Villaça Koch. Léxico: significação e substituição de palavras no texto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos. Ortografia: emprego de letras, do hífen e acentuação gráfica conforme sistema oficial vigente (inclusive Acordo Ortográfico vigente, conforme Decreto 6.583/2012) tendo como base o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e o dicionário online Aulete. Figuras de linguagem e suas relações de sentido na construção do texto nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. Fonologia: relações entre fonemas e grafias; relações entre vogais e consoantes nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. Morfologia (classes de palavras e suas flexões, significados e empregos; estrutura e formação de palavras; vozes verbais e sua conversão) nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. Sintaxe (funções sintáticas e suas relações no período simples e no período composto) e tipos de sintaxe: sintaxe de colocação nas perspectivas de Evanildo Bechara e Domingos Paschoal Cegalla; sintaxe de regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase) nas perspectivas de Celso Pedro Luft, Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra; e sintaxe de concordância verbal e nominal nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. Coordenação e subordinação: emprego de conjunções, locuções conjuntivas e pronomes relativos. Pontuação (regras e implicações de sentido) nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra.
CONHECIMENTOS GERAIS: Cultura popular, personalidades, pontos turísticos, organização política e territorial, divisão política, regiões administrativas, regionalização do IBGE, hierarquia urbana, símbolos, estrutura dos poderes, fauna e flora locais, hidrografia e relevo, matriz produtiva, matriz energética e matriz de transporte, unidades de conservação, história e geografia do País, Estado, do Município e da região que o cerca. Tópicos atuais, internacionais, nacionais, estaduais ou locais, de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, esporte, agricultura, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, desenvolvimento sustentável e ecologia. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/96. Teorias de aprendizagem, Plano Nacional de Educação. Portaria Nº 2.051, de 9 de julho de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018 – Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
PEDUCAÇÃO INFANTIL: 1. Concepções de infância e Educação Infantil. 2. Legislação e Políticas Públicas para Educação Infantil. 3. Saberes, tempos e espaços nas Instituições de Educação Infantil. 4. Práticas pedagógicas na Educação Infantil. 5. Pesquisa, prática e ação pedagógica para a criança da Educação Infantil. 6. Pressupostos teóricos e metodológicos na Educação Infantil. 7. Metodologia de Projetos na Educação Infantil. 8. A criança como sujeito de direito. 9. Constituição dos sujeitos de zero a cinco anos. 10. Tendências, paradigmas e desafios da Educação Infantil no Brasil.
DIDÁTICA E PLANEJAMENTO ESCOLAR: 1. Didática como campo de estudo. 2. O cotidiano escolar, a ação docente e o projeto político-pedagógico. 3. Conceitos do ensinar e do aprender. 4. Tendências pedagógicas da prática escolar. 5. Prática pedagógica como prática social. 6. Atividades interdisciplinares: estudos de gênero, diversidade étnico racial e inclusão. 7.Conceitos, finalidades, ferramentas e funções da avaliação na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. 8. Pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação. 9. Conceitos, funções e princípios básicos da gestão educacional no Brasil. 10. Gestão Educacional e suas dimensões.
DUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: 1. Histórico e legislação da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. 2. Função social e política da educação de jovens e adultos. 3. A produção e caracterização discente de Educação de Jovens e Adultos: o estudante adulto. 4. Estrutura curricular, propostas e avaliação. 5. Contexto histórico de produção dos conceitos de juventude. 6. Culturas e sociabilidades juvenis na sociedade contemporânea. 7. Juventudes e políticas públicas no Brasil. 8. Pesquisa, prática e ação pedagógica para a Educação de Jovens e Adultos. 9. Pressupostos teóricos e metodológicos na EJA/Gestão. 10. Metodologia de Projetos na Educação de Jovens e Adultos.
Apostila Prefeitura Palhoça SC 2024 Professor Ensino Superior Pedagogo 2