Descrição
Apostila Princesa Isabel PB 2024 Fonoaudiólogo
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação e intelecção de textos. Os implícitos textuais: inferências, depreensões, pressupostos e subentendidos. Fatores da textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Estratégias argumentativas. Elementos do processo de comunicação e as funções da linguagem. A linguagem figurada: figuras e vícios de linguagem. Semântica: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos; polissemia; conotação e denotação. Ortografia e acentuação. Estrutura e formação de palavras(processos de formação de palavras). Morfologia: as 10 classes morfológicas. Sintaxe da oração: termos essenciais,integrantes e acessórios. Sintaxe do período composto: relações de coordenação, subordinação e emprego de conectores. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do acento grave: crase. Empregoe colocação dos pronomes oblíquos. Emprego dos sinais de pontuação. Reconhecimento de frases corretas e incorretas (correção gramatical). Correspondência oficial: Manual de Redação da Presidência da República
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Fundamentos da Fonoaudiologia. História e Evolução da Fonoaudiologia: Origem e desenvolvimento da fonoaudiologia no Brasil e no mundo. Pioneiros da fonoaudiologia e suas contribuições. Principais marcos históricos e legislações que influenciaram a profissão. Princípios Éticos e Legais: Código de Ética do Fonoaudiólogo. Legislação e regulamentação da profissão de fonoaudiólogo (Lei nº 6.965/1981). Direitos e deveres dos fonoaudiólogos. Bioética e suas implicações na prática fonoaudiológica. 2. Anatomia e Fisiologia do Sistema Estomatognático. Anatomia do Sistema Estomatognático: Estruturas anatômicas: ossos, músculos, articulações e dentes. Anatomia do sistema nervoso relacionado ao sistema estomatognático. Anatomia das estruturas de fala e deglutição: língua, lábios, palato, faringe, laringe. Fisiologia do Sistema Estomatognático: Fisiologia da respiração. Fisiologia da mastigação e deglutição. Fisiologia da fala e da voz. Fisiologia da audição. 3. Audiologia. Princípios de Audiologia: Anatomia e fisiologia do sistema auditivo. Tipos e causas de perda auditiva: condutiva, sensorioneural, mista. Avaliação audiológica: audiometria tonal, logoaudiometria, imitanciometria, emissões otoacústicas, potenciais evocados auditivos. Reabilitação auditiva: aparelhos auditivos, implantes cocleares, terapia auditiva. Audiologia Infantil: Triagem auditiva neonatal. Avaliação e diagnóstico auditivo em crianças. Intervenção precoce e terapia auditiva para crianças. 4. Linguagem. Desenvolvimento Normal da Linguagem: Fases do desenvolvimento da linguagem: pré-linguístico, linguístico inicial, desenvolvimento morfossintático. Aquisição de fonemas e desenvolvimento fonológico. Desenvolvimento semântico e pragmático. Distúrbios da Linguagem: Atraso de linguagem: causas, diagnóstico e intervenção. Transtornos fonológicos: avaliação e tratamento. Transtornos específicos da linguagem (TEL): características, diagnóstico, intervenção. Afasia: tipos, avaliação e tratamento. 5. Motricidade Orofacial. Anatomia e Fisiologia da Motricidade Orofacial: Estruturas anatômicas envolvidas na motricidade orofacial. Fisiologia dos movimentos orofaciais. Distúrbios da Motricidade Orofacial: Disfagia: causas, avaliação, intervenção. Distúrbios de mastigação, deglutição e respiração. Terapia miofuncional orofacial: técnicas e exercícios. 6. Fonoaudiologia Educacional. Atuação do Fonoaudiólogo na Educação: Papel do fonoaudiólogo na escola. Avaliação e intervenção em distúrbios de aprendizagem. Programas de prevenção e promoção da saúde vocal e auditiva no ambiente escolar. Distúrbios de Aprendizagem: Dislexia, disgrafia, discalculia: características, diagnóstico, intervenção. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): impacto na aprendizagem, estratégias de intervenção. 7. Voz. Anatomia e Fisiologia da Voz: Estruturas anatômicas envolvidas na produção da voz. Fisiologia da produção vocal. Desenvolvimento e características da voz infantil, adulta e senil. Distúrbios da Voz: Disfonias: orgânicas, funcionais e psicogênicas. Avaliação vocal: videolaringoestroboscopia, análise acústica da voz. Terapia vocal: técnicas de reabilitação, exercícios vocais, higiene vocal. 8. Fluência. Desenvolvimento Normal da Fluência: Características da fluência normal em diferentes idades. Mecanismos de produção de fala fluente. Distúrbios da Fluência: Gagueira: causas, tipos, avaliação e tratamento. Taquifemia: características, diagnóstico e intervenção. Terapia da fluência: técnicas e abordagens terapêuticas. 9. Neurofisiologia e Neuropsicologia. Neuroanatomia e Neurofisiologia: Estruturas cerebrais relacionadas à fala, linguagem, audição e deglutição. Funções cerebrais e vias neurológicas envolvidas na comunicação e deglutição. Neuropsicologia da Linguagem: Funções cognitivas superiores: memória, atenção, percepção. Avaliação neuropsicológica de distúrbios de linguagem e comunicação. Intervenções neuropsicológicas em distúrbios fonoaudiológicos. 10. Tecnologia e Inovação na Fonoaudiologia. Tecnologias Assistivas: Uso de aparelhos auditivos, implantes cocleares, e outros dispositivos de amplificação sonora. Tecnologias de comunicação alternativa e aumentativa (CAA). Telefonaudiologia e eHealth: Atendimento remoto e uso de plataformas digitais para consultas. Monitoramento à distância e programas de telessaúde. Aplicativos e software de apoio à prática fonoaudiológica. Novas Técnicas e Abordagens: Terapia com realidade virtual e aumentada para reabilitação auditiva e de linguagem. Biofeedback na terapia de voz e fala. Intervenções baseadas em evidências e novas abordagens terapêuticas. 11. Pesquisa e Evidências Científicas em Fonoaudiologia. Metodologia de Pesquisa Científica: Tipos de estudos: experimental, observacional, qualitativo, quantitativo. Elaboração e condução de projetos de pesquisa: delineamento, coleta de dados, análise. Análise de dados e estatística aplicada à fonoaudiologia. Evidências Científicas: Prática baseada em evidências: conceitos e aplicação na fonoaudiologia. Revisões sistemáticas e meta-análises: importância, metodologia e interpretação. Interpretação crítica de artigos científicos e implementação de evidências na prática clínica. 12. Gestão e Administração em Fonoaudiologia. Gestão de Serviços de Saúde: Planejamento e organização de serviços de fonoaudiologia. Administração de clínicas e centros de reabilitação: gestão de recursos humanos e materiais. Avaliação de custos e gestão financeira: orçamento, faturamento, controle de despesas. Políticas de Saúde e Fonoaudiologia: Políticas públicas de saúde no Brasil: SUS, programas de saúde auditiva, vocal e de linguagem. Inserção do fonoaudiólogo no sistema de saúde: atenção básica, média e alta complexidade. Programas de saúde e reabilitação: planejamento, execução e avaliação. Educação e Promoção da Saúde: Programas de prevenção e promoção de saúde auditiva, vocal e de linguagem. Educação em saúde para pacientes e comunidades: técnicas de ensino e comunicação. Estratégias de comunicação e marketing em fonoaudiologia: promoção da profissão, captação de pacientes. 13. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com pacientes, familiares e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica.