Descrição
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Conteúdo Programático (1889 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
DIDÁTICA: 1. Fundamentos da Didática. História e Evolução da Didática: Origens da didática: desenvolvimento histórico e principais pensadores (Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Dewey). Evolução das práticas didáticas ao longo do tempo. Didática no contexto contemporâneo: desafios e tendências. Princípios Éticos e Legais na Educação: Código de Ética do Educador. Legislação educacional brasileira: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Plano Nacional de Educação (PNE). Direitos e deveres dos educadores e alunos. Princípios de bioética na educação. 2. Teorias de Aprendizagem. Comportamentalismo: Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner). Aplicações do comportamentalismo na sala de aula. Cognitivismo: Teoria do processamento da informação. Aprendizagem significativa (Ausubel). Desenvolvimento cognitivo (Piaget). Sociointeracionismo: Teoria da aprendizagem social (Bandura). Zona de desenvolvimento proximal e mediação (Vygotsky). Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Humanismo: Teoria da autoatualização (Maslow). Aprendizagem experiencial (Rogers). Educação personalizada e centrada no aluno. Construtivismo: Teorias de Piaget e Vygotsky. Aprendizagem ativa e construção do conhecimento. Papel do educador como mediador. 3. Planejamento e Organização do Ensino. Planejamento Educacional: Conceitos de planejamento de ensino: importância e tipos. Elaboração de planos de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. Projetos pedagógicos: desenvolvimento, implementação e avaliação. Planejamento participativo e colaborativo. Currículo Escolar: Concepções de currículo: tradicional, crítico, integrado. Organização e desenvolvimento curricular. Interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): princípios, competências gerais e específicas, eixos estruturantes. 4. Metodologias e Técnicas de Ensino. Métodos Tradicionais de Ensino: Aula expositiva: características, vantagens e limitações. Método socrático: diálogo e questionamento. Ensino direto e instrução programada. Metodologias Ativas de Ensino: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): definição, etapas e aplicação. Aprendizagem por projetos: conceitos, planejamento e execução. Ensino híbrido e sala de aula invertida: conceitos, benefícios e desafios. Gamificação na educação: princípios, técnicas e exemplos práticos. Aprendizagem baseada em competências: desenvolvimento e avaliação de competências. Tecnologias Educacionais: Uso de recursos digitais na educação: lousa digital, aplicativos educacionais, plataformas de ensino a distância. Educação a distância (EaD): modalidades, ferramentas e desafios. Realidade aumentada e virtual na educação. Inteligência artificial e aprendizado adaptativo. 5. Avaliação da Aprendizagem. Concepções de Avaliação: Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Avaliação mediadora e participativa. Critérios e instrumentos de avaliação. Técnicas e Instrumentos de Avaliação: Provas e testes: elaboração, aplicação e análise. Avaliação por portfólio. Autoavaliação e avaliação entre pares. Rubricas e matrizes de avaliação. Feedback e Reajuste do Ensino: Importância do feedback na aprendizagem. Técnicas de feedback construtivo. Uso dos resultados da avaliação para o planejamento e reajuste do ensino. 6. Gestão da Sala de Aula. Ambiente de Aprendizagem: Organização física da sala de aula. Clima escolar: relações interpessoais e motivação. Gestão de conflitos e disciplina. Dinâmicas de Grupo e Trabalho Colaborativo: Técnicas de dinâmicas de grupo. Aprendizagem cooperativa e trabalho em equipe. Estratégias para promover a participação ativa dos alunos. 7. Inclusão e Diversidade na Educação. Educação Inclusiva: Conceitos e princípios da educação inclusiva. Políticas públicas e legislação sobre inclusão escolar. Práticas pedagógicas inclusivas: adaptação curricular, recursos de acessibilidade. Educação para a Diversidade: Educação étnico-racial. Gênero e sexualidade na educação. Educação para alunos com necessidades especiais e altas habilidades. Equidade na Educação: Estratégias para promover a equidade. Políticas de ações afirmativas. Desafios e soluções para uma educação equitativa. 8. Psicopedagogia na Didática. Relação entre Psicopedagogia e Didática: Conceitos básicos de psicopedagogia. Aplicação de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente. Intervenções psicopedagógicas no contexto escolar. Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Funções executivas e seu impacto na aprendizagem. Estratégias para desenvolvimento de habilidades cognitivas. 9. Inovação e Tendências em Didática. Educação 4.0: Conceito e características da Educação 4.0. Competências para o século XXI. Personalização da aprendizagem através da tecnologia. Neurociência e Educação: Princípios básicos da neurociência aplicados à educação. Processos neurobiológicos da aprendizagem. Estratégias didáticas baseadas no funcionamento do cérebro. Design Thinking na Educação: Conceito e etapas do design thinking. Aplicação do design thinking no desenvolvimento de projetos educacionais. Inovação pedagógica e resolução de problemas. 10. Legislação e Políticas Educacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Princípios e diretrizes da LDB. Estrutura e organização da educação brasileira. Direitos e deveres dos profissionais da educação e dos estudantes. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Princípios e objetivos da BNCC. Competências gerais e específicas. Implementação e impactos da BNCC no currículo escolar. Planos Nacionais e Regionais de Educação: Plano Nacional de Educação (PNE): metas e estratégias. Planos Municipais e Estaduais de Educação. Políticas de financiamento e gestão da educação. 11. Pesquisa em Didática. Metodologia de Pesquisa Educacional: Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, mista. Etapas da pesquisa educacional: definição do problema, revisão de literatura, metodologia, coleta e análise de dados. Ética na pesquisa educacional. Pesquisa-Ação: Conceito e características da pesquisa-ação. Aplicação da pesquisa-ação na prática docente. Benefícios e desafios da pesquisa-ação. Publicação e Disseminação de Resultados: Redação científica e formatação de artigos. Apresentação de resultados em eventos acadêmicos. Disseminação de boas práticas e inovação pedagógica. 12. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Fundamentos da Educação Física. História e Evolução da Educação Física: Origem e desenvolvimento da educação física no Brasil e no mundo. Principais marcos históricos e legislações. Pioneiros da educação física e suas contribuições. Princípios Éticos e Legais: Código de Ética do Profissional de Educação Física. Legislação e regulamentação da profissão (Lei nº 9.696/1998). Direitos e deveres dos profissionais de educação física. Bioética aplicada à educação física. 2. Anatomia e Fisiologia Humana. Anatomia dos Sistemas Corporais: Sistema musculoesquelético: ossos, músculos, articulações e ligamentos. Sistema cardiovascular: coração, vasos sanguíneos, circulação. Sistema respiratório: estruturas e funcionamento. Sistema nervoso: central e periférico. Sistema endócrino e reprodutor. Fisiologia dos Sistemas Corporais: Fisiologia do exercício: respostas agudas e crônicas ao exercício. Fisiologia neuromuscular: controle motor e adaptações ao treinamento. Metabolismo energético durante o exercício. Fisiologia cardiovascular e respiratória durante o exercício. 3. Cinesiologia e Biomecânica. Princípios de Cinesiologia: Estudo do movimento humano: análise de movimentos básicos e complexos. Biomecânica do movimento: forças, alavancas e equilíbrio. Análise biomecânica das atividades físicas e esportivas. Prevenção de lesões e otimização do desempenho. Cinesiologia Aplicada: Movimento funcional e avaliação cinética. Exercícios corretivos e de reabilitação. Análise da marcha e postura. 4. Metodologia do Ensino da Educação Física. Planejamento e Organização das Aulas: Planejamento anual, semestral e de unidades didáticas. Elaboração de planos de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. Integração de conteúdos teóricos e práticos. Metodologias de Ensino: Metodologias tradicionais e inovadoras no ensino da educação física. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem por projetos, gamificação. Abordagens críticas e inclusivas no ensino da educação física. Ensino híbrido e uso de tecnologias na educação física. 5. Didática e Pedagogia da Educação Física. Princípios Didáticos: Princípios do ensino e da aprendizagem. Estruturação de atividades didáticas. Avaliação formativa e somativa. Psicologia da Aprendizagem: Teorias da aprendizagem e sua aplicação na educação física. Motivação e engajamento dos alunos. Desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. 6. Educação Física Escolar. Currículo e Programas de Educação Física: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação na educação física. Programas e projetos de educação física escolar. Educação física no ensino infantil, fundamental e médio. Inclusão e Diversidade: Educação física adaptada e inclusiva. Estratégias para a inclusão de alunos com necessidades especiais. Educação para a diversidade cultural e social. 7. Esportes e Atividades físicas. Fundamentos dos Esportes: Regras e técnicas dos principais esportes coletivos e individuais. Metodologia de ensino dos esportes. Desenvolvimento de habilidades esportivas. Atividades Físicas e Recreativas: Planejamento e organização de atividades recreativas. Jogos e brincadeiras como ferramentas de ensino. Atividades físicas de lazer e sua importância para a saúde. 8. Treinamento Desportivo. Princípios do Treinamento Desportivo: Princípios básicos do treinamento: especificidade, sobrecarga, progressão. Planejamento e periodização do treinamento. Avaliação e monitoramento do desempenho. Treinamento para Diferentes Populações: Treinamento para crianças e adolescentes. Treinamento para adultos e idosos. Treinamento para atletas de alto rendimento. 9. Saúde e Bem-Estar. Promoção da Saúde: Conceitos de saúde e bemestar. Atividade física e prevenção de doenças crônicas. Programas de promoção da saúde e qualidade de vida. Nutrição e Atividade Física: Princípios básicos de nutrição esportiva. Alimentação antes, durante e após o exercício. Suplementação alimentar e suas implicações. 10. Primeiros Socorros e Prevenção de Lesões. Primeiros Socorros: Princípios básicos de primeiros socorros. Atendimento inicial em casos de emergência. Técnicas de imobilização e transporte de vítimas. Prevenção de Lesões: Fatores de risco e prevenção de lesões. Aquecimento e alongamento. Reabilitação e retorno às atividades físicas. 11. Psicologia do Esporte e Motivação. Aspectos Psicológicos do Desempenho Esportivo: Teorias da motivação e sua aplicação no esporte. Controle emocional e desempenho esportivo. Construção de equipes e liderança. Intervenções Psicológicas: Técnicas de relaxamento e visualização. Estratégias de coping e resiliência. Apoio psicológico para atletas. 12. Tecnologia e Inovação na Educação Física. Tecnologias Aplicadas à Educação Física: Uso de aplicativos e dispositivos de monitoramento. Realidade aumentada e virtual na educação física. Ferramentas digitais para avaliação e planejamento. Inovações Pedagógicas: Educação Física 4.0: conceitos e aplicações. Metodologias híbridas e ensino a distância. Desenvolvimento de conteúdos interativos. 13. Pesquisa e Evidências Científicas em Educação Física. Metodologia de Pesquisa Científica: Tipos de estudos: qualitativo, quantitativo, misto. Elaboração e condução de projetos de pesquisa. Análise de dados e estatística aplicada à educação física. Prática Baseada em Evidências: Conceitos e importância da prática baseada em evidências. Revisões sistemáticas e meta-análises. Implementação de evidências na prática educativa e esportiva. 14. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador Físico. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador Físico: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte.