Descrição
Apostila Professor de AEE SEDUC CE 2024
- Informações sobre o concurso da SEDUC CE 2024
- Nível: Superior
- Vagas: CR
- Inscrições Até: 31/10/2024
- Salário Até: R$ 4.668,98
- Taxa de Inscrição: R$ 80,00 A R$ 150,00
- Data da Prova: 01/12/2024
- Banca Organizadora: Instituto AVALIA
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Ortografia. 3. Acentuação gráfica. 4. Pontuação. 5. Divisão silábica. 6. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau). 7. Verbos (tempos e modos). 8. Fonética e Fonologia: Encontros vocálicos e consonantais. 9. Dígrafos. 10. Morfologia: Classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral e verbo e suas flexões. advérbio, conjunção, preposição e interjeição. Poética. 11. Versificação. 12. Elementos de comunicação. 13. Sintaxe — Período composto por Coordenação e Subordinação. 14. Figuras de sintaxe. 15. Noções de semântica. 16. Produção textual: coerência e coesão, tipos de composição, elementos da comunicação e funções da linguagem. 17. Concordância verbal e nominal. 18. Regência.
Conhecimentos Gerais: 1. Temas educacionais, pedagógicos e o uso da das metodologias ativas no ensino: 1.1 História da educação. 1.2. teorias da aprendizagem (como Piaget, Vygotsky). 1.3. filosofia da educação. 1.4. Diretrizes curriculares. 1.5. políticas públicas e legislações que regulam a educação, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases). 1.6. Organização e desenvolvimento de currículos. 1.7. planejamento de aulas. 1.8. objetivos de ensino. 1.9. Métodos e técnicas de ensino. 1.10. estratégias pedagógicas para diferentes faixas etárias e níveis educacionais. 1.11. Formas de avaliação, tipos de provas, feedback e como medir o desempenho dos alunos. 1.12. Uso de tecnologias digitais em sala de aula. 1.13. ferramentas educacionais. 1.14. Administração de instituições de ensino, liderança educacional e relações com a comunidade escolar. 1.15. Educação inclusiva, respeito à diversidade cultural e social, estratégias para lidar com alunos com necessidades especiais. 1.16. Aspectos psicológicos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem. 1.17. motivação, desenvolvimento emocional dos alunos. 1.18. O papel da educação na transformação social. 1.19. relação entre educação e cidadania. 1.20. combate ao preconceito e à desigualdade. 1.21. Introdução ao que são metodologias ativas, sua importância no ensino e comparação com métodos tradicionais. 1.22. Como usar problemas do mundo real para engajar os alunos, promovendo investigação e pensamento crítico. 1.23. Desenvolvimento de projetos interdisciplinares que integram teoria e prática, incentivando a pesquisa, criatividade e trabalho em equipe. 1.24. Reversão do processo tradicional de ensino, onde os alunos estudam o conteúdo em casa e usam o tempo em sala para atividades práticas e debates. 1.25. Uso de elementos de jogos para incentivar o aprendizado, como recompensas, desafios e missões. 1.26. Técnicas para estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos para resolver problemas e compartilhar conhecimento. 1.27. Integração do ensino presencial com plataformas online, combinando diferentes formatos de aprendizado. 2. Leitura e interpretação de dados e indicadores educacionais: 2.1. Definição de indicadores, sua importância para o monitoramento e avaliação de políticas educacionais, e a diferença entre dados quantitativos e qualitativos. 2.2. Abordagem sobre taxas de aprovação, reprovação, abandono escolar, taxa de distorção idade-série. 2.3. IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ENEM, PISA e outros indicadores internacionais. 2.4. Como acessar e utilizar dados de censos educacionais, IBGE, INEP, e plataformas de coleta de dados de sistemas educacionais. 2.5. Técnicas de análise descritiva de dados, como médias, medianas, percentis, proporções e distribuições, e como interpretar esses números no contexto educacional. 2.6. Leitura e análise de gráficos (barras, linhas, pizza, dispersão) e tabelas com informações educacionais, extraindo insights relevantes. 2.7. Critérios para avaliar a qualidade das escolas e sistemas educacionais usando indicadores como desempenho dos alunos, infraestrutura, qualificação de professores, e financiamento. 2.8. Técnicas para comparar escolas, redes de ensino e países utilizando indicadores, além de como monitorar o progresso ao longo do tempo. 2.9. Introdução a correlações, testes de hipóteses e regressões para compreender a relação entre diferentes variáveis educacionais, como renda e desempenho acadêmico. 2.10. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. 2.11. Avaliação da Alfabetização – SPAECE-Alfa (2º ano). 2.12. Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos). 2.13. Avaliação do Ensino Médio (3ª séries).
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2. O desenvolvimento, aprendizagem e necessidades específicas do aluno com deficiência. 3. Conhecimentos básicos sobre orientação e mobilidade; adequação postural e acessibilidade espacial; recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. 4. Teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil. 5. Eixos do trabalho pedagógico na educação inclusiva: o cuidar e o educar. 6. O espaço escolar, rotina, afetividade, alimentação, higiene e cuidados especiais. 7. Recreação: Atividades recreativas. 8. Aprendizagem: Leitura/Escrita. 9. Didática: métodos, técnicas, recursos/material didático. 10. Desenvolvimento da linguagem oral, escrita, audição e leitura, métodos, técnicas e habilidades. 11. Instrumentos/Atividades Pedagógicas. 12. Métodos de Alfabetização. 13. Tendências Pedagógicas. 14. Papel do Professor, Decroly, Maria Montessouri, Freinet, Rosseau, Vygotsky, Piaget, Paulo Freire. 15. Psicologia da Educação. 16. Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, ECA, Referências Curriculares Nacionais para Educação Infantil. 17. Novas diretrizes curriculares nacionais para educação inclusiva, obrigatoriedade da matrícula na educação regular. 18. Competências Gerais da BNCC. 19. Campos de experiências. 20. Contextos e práticas educacionais. 21. Planejamento Educacional Individualizado: Elaboração, intervenção e Avaliação. 22. Formação inicial e continuada de profissionais da educação para a Educação Especial. 23. Políticas Educacionais e Funcionamento da Educação Especial. 24. Atendimento educacional especializado: Acompanhamento pedagógico, intervenções e adaptações. 25. Estratégias de inclusão e apoio no ambiente escolar. 26. Avaliação e monitoramento do progresso dos estudantes público-alvo da Educação Especial. 27. Tecnologia e Educação Especial: Utilização de recursos tecnológicos em práticas pedagógicas inclusivas.