Descrição
Apostila Professor de Arte Trizidela do Vale MA 2024
- Informações sobre o concurso da Prefeitura Trizidela do Vale MA 2024
- Nível: Fundamental / Médio / Superior
- Vagas: 199
- Inscrições Até: 04/11/2024
- Salário Até: R$ 6.000,00
- Taxa de Inscrição: R$ 65,60 A R$ 102,00
- Data da Prova: 01/12/2024
- Banca Organizadora: Instituto JK
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Trizidela do Vale MA 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; 2. Tipologia textual; 3. Domínio da ortografia oficial; 4. Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; 5. Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; 6. Orações Coordenadas e Subordinadas 7. Sinais de pontuação 8. Emprego do sinal indicativo de crase 9. Concordância Verbal e Nominal 10. Regência nominal e verbal; 11. Sintaxe da oração e do período; 12. Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; 13. Regras de acentuação; Pontuação; 14. Figuras e vícios de linguagem; 15. Figuras de pensamento; 16. Emprego e Significação das palavras.
Conhecimentos Pedagógicos: 1. Teorias da Educação: 1.1 Principais teorias e pensadores da educação (Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, etc.) 1.2 Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem 2. Didática e Metodologia de Ensino: 2.1 Planejamento e organização do ensino 2.2 Estratégias e técnicas de ensino 2.3 Avaliação da aprendizagem 2.4 Projeto político-pedagógico (PPP) 3. Legislação Educacional: 3.1 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 3.2 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) 3.3 Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 3.4 Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) 3.5 Plano Nacional de Educação (PNE) 4. Currículo e Programas Educacionais: 4.1 Concepções de currículo 4.2 Construção e implementação de currículos 4.3 Inclusão e diversidade no currículo escolar 5. Psicologia da Educação: 5.1 Psicologia do desenvolvimento 5.2 Psicologia da aprendizagem 5.3 Motivação e suas implicações na aprendizagem 6. Tecnologias na Educação: 6.1 Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino 6.2 Ambientes virtuais de aprendizagem 6.3 Recursos educacionais digitais 7. Gestão Escolar: 7.1 Organização e gestão da escola 7.2 Liderança e gestão de pessoas 7.3 Planejamento e avaliação institucional 8. Educação Inclusiva: 8.1 Políticas e práticas de inclusão escolar 8.2 Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE) 8.3 Acessibilidade e adaptações curriculares 8.4 Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência. 8.5 Formação e Valorização do Professor. 8.6 Gestão democrática da Educação. 8.7 Evolução Histórica da Educação Brasileira. 8.8 Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Fundamentos e tendências pedagógicas do ensino de Arte no Brasil. A arte e o processo de construção da cidadania. As diversas linguagens artísticas: estética ― conceitos e contextos. Aspectos da cultura popular brasileira e as manifestações populares: formação histórica, multiculturalismo. A arte da pré-história brasileira. Arte indígena. Arte africana. As artes visuais no Brasil: do barroco colonial brasileiro aos dias atuais. As artes audiovisuais: TV, cinema, fotografia, multimídia – novos recursos/novas linguagens. A música no Brasil, partindo do período colonial aos nossos dias. O teatro no Brasil: história e movimentos. A dança no Brasil: dramática e folclórica, popular e erudita. Principais movimentos artísticos do século XX no Brasil. Avaliação em arte: processos avaliativos em produções artísticas escolares com atenção para os processos de criação. BNCC – Arte.