Descrição
Apostila Concurso Professor de Arte Visual Natal RN 2024
- Informações sobre o Concurso da Prefeitura de Natal RN 2024
- Nível: SUPERIOR
- Vagas: 710
- Inscrições Até: 16/12/2024
- Salário Até: R$ 3.315,41
- Taxa de Inscrição: A DEFINIR
- Data da Prova: 12/01/2025
- Banca Organizadora: COMPERVE
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
A concorrência está acirrada, mas você pode se destacar! Através de nossas apostilas, você alcançará uma preparação eficiente e eficaz. Conteúdo completo, exercícios resolvidos e simulados: tudo o que você precisa para chegar preparado no dia da prova e garantir sua vaga no concurso da Prefeitura de Natal RN 2024.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Lingua Portuguesa: 1. Organização do texto: 1.1. Propósito comunicativo; 1.2. Tipos de texto (dialogal, descritivo, narrativo, injuntivo, explicativo e argumentativo); 1.3. Gêneros discursivos; 1.4. Mecanismos coesivos; 1.5. Citação do discurso alheio; 1.6. Informações implícitas; 2. Conhecimento linguístico: 2.1. Variação linguística; 2.2. Classes de palavras: usos e adequações; 2.3. Organização do período simples e do período composto; 2.4. Pontuação; 2.5. Regência verbal e regência nominal; 2.6. Concordância verbal e concordância nominal.
Legislação: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Artigos 205 a 214. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei Complementar n° 241, de 19 de janeiro de 2024, do Município de Natal/RN.
Didática: concepções e contextos históricos: contexto histórico em que surgiu e se desenvolve a Didática; Didática: conceito, objeto e conteúdo; relação e fundamentos com a Psicologia da Aprendizagem, a Sociologia, a Antropologia e a Política Educacional; Didática e tendências pedagógicas. 2. Bases Legais da Prática Pedagógica na educação básica: a Didática e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. 3. A Escola. O ensino na escola do século XXI: função social e política da escola; escola, criança, adolescência e juventude; escola e cidadania no século XXI; o currículo, o Projeto Político Pedagógico e o contexto educacional, referências curriculares; a Educação Integral; aprendizagem e desenvolvimento como direitos à educação; a diversidade na sala de aula; os tempos e espaços na educação. 4. As categorias da didática e o ensino/aprendizagem na escola. O planejamento de atividades de ensino/aprendizagem: aprendizagem e ensino; fundamentos da Psicologia da Aprendizagem; áreas de conhecimentos; unidades temáticas, objetos de conhecimento; Didática; objetivos de ensino; formulação, relações com os documentos legais e com o projeto pedagógico da escola; os conteúdos escolares; tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; habilidades e competências na educação básica; seleção e organização dos conteúdos de ensino: critérios; formas de organização disciplinar no currículo; métodos e metodologias ativas; enfoques teórico e metodológico; formação de conceitos teóricos (científicos) e de habilidades; aulas expositivas com base na pedagogia tradicional e na aprendizagem significativa; trabalhos em grupo e colaborativos; estudo dirigido; métodos de projetos; o método de solução de problemas; o método e a questão da criatividade; regulação das aprendizagens, metacognição e aprender a aprender; desenvolvimento da autonomia e da crítica na escola; formação de atitudes e valores; ensinar a formular perguntas; procedimentos de ensino e recursos didáticos; as novas tecnologias da comunicação e da informação e o ensino; avaliação do processo da aprendizagem, finalidades e tipos de avaliação; avaliações externas; erros e dificuldades de aprendizagem; evasão escola; planejamento e gestão das atividades de ensino na educação infantil e no ensino fundamental anos iniciais. 5. Linguagem, aprendizagem e interações comunicativas na sala de aula: comunicação pedagógica; habilidades cognitivo-linguísticas e aprendizagem. 6. Educação Especial: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da pessoa com deficiência); atenção a estudantes e peculiaridades do ensino e da aprendizagem. 7. Prática Pedagógica Profissional: inovação pedagógica; formação continuada, estratégias formativas e desenvolvimento profissional para o ensino; a pesquisa, a reflexão e a crítica profissional docente.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Arte 2. Ensino de arte no currículo escolar. Aspectos históricos e culturais do ensino de arte no Brasil. Aspectos históricos do ensino de arte no Rio Grande do Norte. A legislação brasileira referente ao ensino de arte na educação básica. Diferentes concepções de Arte/educação. A arte como área de conhecimento no currículo escolar da educação básica. 3. A arte como patrimônio histórico e cultural. Matrizes estéticas e culturais. Contextos e processos históricos, sociais e culturais e suas manifestações nas Artes Visuais. Diversidade do patrimônio sociocultural e artístico local, regional, nacional e internacional. 4. Produções artísticas em Artes Visuais. A produção artística visual por meio de: desenho, pintura, colagem, gravura, dobradura, construção, modelagem, escultura, instalação, fotografia, cinema, vídeo, meios eletroeletrônicos e digitais, performance, design, artes gráficas, arte digital, videoarte, gamearte, histórias em quadrinhos, animação, ilustração e outros; Leitura das produções visuais: conhecimento sobre diversas matrizes estéticas presentes nas culturas (local, regional, nacional e internacional). Formas distintas das artes visuais, tradicionais e contemporâneas. Obras de artes visuais, produtores e movimentos artísticos de diversas culturas (local, regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da história; Pesquisa e análise de processos de criação em artes visuais: esboços, rascunhos, cadernos de artistas, diários de bordo, portfólio, anotações, etc. Categorias do sistema das artes visuais: museus, galerias, fundações culturais, casa da cultura, escola de arte, ateliês, artistas, artesão, coletivos de artistas, curadores, produtor cultural, designer, mercado de arte, bienais, feiras de arte, crítica de arte, etc. (local, regional, nacional e internacional).