Descrição
Apostila Professor de Artes Manhuaçu MG 2024
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual e gêneros textuais. 3. Denotação e conotação. 4. Recursos verbais, não verbais e multissemióticos. 5. Argumentação, opinião e informação. 6. Estratégias argumentativas. 7. Funções da linguagem. 8. Figuras de linguagem. 9. Coesão e coerência textuais. 10. Noções de variação linguística. 11. Conhecimentos gerais sobre a norma-padrão da língua e a gramática tradicional. 12. Classes de palavras. 13. Sinonímia, antonímia e polissemia. 14. Concordância verbal e nominal. 15. Regência verbal e nominal. 16. Uso do sinal indicativo de crase. 17. Pontuação. 18. Ortografia. 19. Acentuação gráfica. 20. Formação de palavras. 21. Colocação pronominal.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Números: conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Operações fundamentais, sistema de numeração, divisibilidade, fator de decomposição, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, operações com frações, representação decimal, números decimais periódicos e não periódicos. Mínimo Múltiplo Comum – MMC e Máximo Divisor Comum – MDC. 2. Matemática comercial: razões, proporções, regra de três simples e composta. Porcentagem, juros simples e juros composto. Desconto. 3. Estatística: conceitos fundamentais de estatística descritiva (população, amostra e amostragem). Organização de dados (tabelas e gráficos). Medidas de tendência central (média, moda e mediana). 4. Sequências: progressões aritméticas e geométricas. 5. Cálculo algébrico: equações do 1° grau. Raízes de uma equação algébrica. 6. Funções: conceitos de função: funções reais de uma variável, gráfico, domínio e imagem. Funções polinomiais e funções exponenciais. 7. Geometria plana: áreas e perímetros de triângulos, quadriláteros e circunferências. 8. Probabilidade: probabilidade de um evento. 9. Noções básicas da lógica matemática: proposições, problemas com tabelas, argumentação e associação lógica. 10. Verdades e mentiras: resolução de problemas. 11. Diagramas lógicos e sequências lógicas. Casa de pombos. 12. Orientação espacial e temporal.
Legislação: 1. Base Nacional Comum Curricular – Introdução e Estrutura da BNCC. 2. Currículo Referência de Minas Gerais – Educação Infantil e Ensino Fundamental. 3. Constituição Federal da República Federativa do Brasil – Título VIII, Cap. III, Seção I: Da Educação. 4. Decreto nº 11.079, de 23 de maio de 2022 – Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. 5. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. 6. Diretrizes Curriculares para a Educação Especial na Educação Básica. 7. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. 8. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 9. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 – Inclusão no currículo da temática História e Cultura Afro-Brasileira. 10. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008 – Inclusão no currículo da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. 11. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 – Plano Nacional de Educação. 12. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 13. Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020 – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento. da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Conhecimentos Gerais: 1. Conhecimentos básicos sobre o ordenamento jurídico brasileiro. 2. Atualidades sobre o Estado de Minas Gerais e sobre o Brasil. 3. Conhecimentos históricos, geográficos, políticos, econômicos, culturais e sociais sobre o Brasil, o Estado de Minas Gerais e o Município de Manhuaçu.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Ensino das Vanguardas Artísticas do século XX: abordagens históricas e contemporâneas em sala de aula. 2. Improvisação teatral e técnicas dramáticas como práticas metodológicas no ensino de Arte. 3. Performance e arte contemporânea como linguagens para a formação crítica dos estudantes. 4. Criatividade e tecnologias digitais no ensino de Arte: ferramentas e metodologias. 5. Inclusão e acessibilidade no ensino de Arte: estratégias para trabalhar com estudantes portadores de necessidades especiais.