Descrição
Apostila Professor de Biologia SED SC 2024
Conquiste sua vaga no concurso da Secretaria de Estado de Educação SC 2024 e prepare-se com o melhor material!
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas por especialistas com vasta experiência no setor educacional e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da SED SC 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Só hoje, de R$75,98 por R$37,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático (1252 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Conhecimentos Gerais: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Educação). Lei n.º 9394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei complementar n.º 170/98, que dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação. Plano Estadual de Educação de Santa Catarina 2016/2025. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. Temas Transversais do Currículo: meio ambiente, direitos humanos, saúde, ética, valores, sustentabilidade, cidadania e habilidades socioemocionais. Organização e Regulação da Educação Básica Brasileira e Catarinense. Integração Curricular. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) – estratégias e recursos pedagógicos diversificados. Uso de TICs na Educação. Ensino Híbrido. Plataformas e Ferramentas Educacionais. Recursos Educacionais Abertos (REA). Princípios da Administração Pública. Aspectos históricos, culturais, geográficos, sociais, políticos e econômicos do mundo, Brasil e Santa Catarina. Desenvolvimento Urbano Brasileiro. Cultura e Sociedade Brasileira. Inovações científicas contemporâneas e seus impactos na sociedade. Relações Humanas no Trabalho. Ética Profissional no Serviço Público.
Conhecimentos Didático-Pedagógico: Estudo das principais teorias educacionais. Abordagens filosóficas que fundamentam a educação. Análise sociológica do papel da educação na sociedade. Métodos e técnicas de ensino com ênfase na pedagogia das competências. Mediação pedagógica. Planejamento e condução de aulas. Metodologias para o desenvolvimento da aprendizagem por competências e habilidades. Teorias do desenvolvimento humano e suas implicações educacionais. Processos de aprendizagem e fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Participação ativa do aluno no processo educativo. Estratégias para promover o engajamento e a cooperação dos alunos em sala de aula. Teoria de Aprendizagem de Competências. Pedagogia das Competências. Processo de Ensino-Aprendizagem por Competências e Habilidades. Metodologias de Ensino e Aprendizagem. Metodologias Ativas. Metodologias interativas. Metodologias participativas. Aprendizagem cooperativa. Tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Técnicas e instrumentos de avaliação. Avaliação Escolar sob a Ótica da Aprendizagem de Habilidades e Competências. Avaliação no ambiente educacional: avaliação da aprendizagem e avaliação institucional interna e externa. Elaboração e implementação de planos de aula. Desenvolvimento de planos de ensino. Criação e gestão do projeto político-pedagógico (PPP). Planejamento anual e sequências didáticas.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Biologia Celular e Molecular. Seres vivos. Corpo humano. Conceitos básicos de Genética. Ecologia Geral. Saúde humana. Ciclos biogeoquímicos. Atividade Orientadora de Ensino. Competências socioemocionais. Conceitos específicos da área: ecossistema, sustentabilidade, biodiversidade, natureza, ambiente, ecologia. Tecnologia, nanotecnologia e biotecnologia. A ciência e a ferramenta das mídias tecnológicas. Noções de legislação ambiental. Princípios de educação ambiental. Questões ambientais atuais (aquecimento global, água, efeito estufa, resíduos sólidos). Concepção de ciências e ensino de ciências. Inclusão Escolar de Pessoas com Deficiência, Transtorno do Espectro Autismo e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Conhecimentos pertinentes à área de atuação.