Descrição
Apostila Professor de Ciências Japaraíba MG 2024
- Informações sobre o concurso da Prefeitura de Japaraíba MG 2024
- Nível: Fundamental / Médio / Superior
- Vagas: 45 + CR
- Inscrições Até: 10/12/2024
- Salário Até: R$ 11.604,74
- Taxa de Inscrição: R$ 45,00 A R$ 100,00
- Data da Prova: 09/02/2025
- Banca Organizadora: FUMARC
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Japaraíba MG 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático (1050 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Língua e linguagem. Variações linguísticas. 2. Fonética. Ortografia. Acentuação gráfica. 3. Denotação e conotação. Sinonímia e antonímia. Paronímia e homonímia. Ambiguidade. 4. Compreensão e interpretação de textos. Gêneros e tipologias textuais. Coesão e coerência. Pressupostos e subentendidos. Funções da linguagem. Intertextualidade. 5. Argumentação. Recursos argumentativos. Falácias da argumentação. 6. Estrutura e formação de palavras. 7. Classes de palavras. 8. Frase, oração e período. Período simples. Período composto por coordenação. Período composto por subordinação. 9. Concordância verbal e nominal. 10. Regência verbal e nominal. Crase. 11. Colocação pronominal. 12. Sinais de pontuação. 13. Figuras de linguagem. 14. Discurso direto, indireto e indireto livre.
Conhecimentos Didáticos-Pedagógicos: 1. Estatuto da Criança e Adolescente. 2. Educação para a Diversidade, Cidadania e Direitos Humanos. 3. Diretrizes Nacionais para a educação em direitos humanos. 4. Programa Nacional Direitos Humanos. 5. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 6. Direitos das Mulheres. 7. A Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil. 8. A Educação das Relações Étnico-Raciais e a Década Internacional dos Povos Afrodescendentes. 9. A Educação Escolar Quilombola no Brasil. 10. A organização e Funcionamento da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais. 11. Diretrizes para a Educação Básica nas escolas do campo em Minas Gerais. 12. Diretrizes Operacionais Básicas para a Educação Básica nas escolas do campo. 13. Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. 14. Organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais. 15. A política da Educação Integral e Integrada garantindo a formação humana e o desenvolvimento integral dos estudantes. 16. Planejamento escolar e avaliação e monitoramento da aprendizagem. 17. Relações entre os sujeitos da comunidade escolar. 18. Didática: elementos básicos do processo da aprendizagem e metodologia de ensino. 19. Avaliação da aprendizagem: concepção, sujeitos, critérios e instrumentos. 20. Funções da Avaliação Escolar e a análise dos resultados. 21. Currículo na Perspectiva da Inclusão e das Diversidades. 22. Projeto político-pedagógico e a relação com o Plano de Ensino, o Plano de Aula e a gestão da sala de aula. 23. Usos das tecnologias e da cultura digital no cotidiano escolar. 24. Dimensões para a qualidade da docência. 25. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Citologia: a química da célula: substâncias orgânicas e inorgânicas: estrutura, papel biológico e importância na preservação da vida. A vida nas células: membrana celular; citoplasma; núcleo (divisão celular). Metabolismo celular: energia e controle. 2. Histologia: animal e vegetal. 3. Fisiologia Humana: Nutrição e digestão; respiração; circulação; excreção e osmorregulação; sistemas integradores: glândulas endócrinas e sistema nervoso; órgãos dos sentidos; sustentação e os movimentos do corpo. 4. A continuidade da vida: formas de reprodução e fecundação; reprodução humana, métodos anticoncepcionais, DST e AIDS; etapas do desenvolvimento embrionário humano; intervenções humanas na área da reprodução: bebê de proveta, congelamento de embriões, clonagem. 5. A diversidade dos seres vivos: classificação dos seres vivos; características gerais dos vírus, bactérias, protozoários, fungos e algas; Importância ecológica e econômica das bactérias, algas e fungos; características gerais, anatomia e fisiologia comparadas dos metazoários; doenças de alta incidência ou de surtos epidêmicos causadas por vírus, bactérias, protozoários e helmintos; características morfológicas, fisiológicas e adaptativas das plantas. 6. Hereditariedade: composição, estrutura, duplicação e importância do estudo do DNA; código genético e mutação; leis de Mendel; grupos sanguíneos: sistema ABO (Alelos múltiplos) e Fator Rh; heranças autossômicas e ligadas ao sexo; genética de populações. 7. Evolução: origem da vida: explicações sobre a diversidade (fixismo, lamarckismo e darwinismo); evidências da evolução; teoria sintética da evolução; origem das espécies; evolução do homem. 8. Ecologia: habitat e nicho ecológico; cadeias e teias alimentares; pirâmides ecológicas; ciclos biogeoquímicos; relações entre os seres vivos; relacionamento dos seres vivos com o meio: adaptações morfológicas e fisiológicas; camuflagens e mimetismos. Dinâmica de populações; distribuição e caracterização dos grandes biomas; – ênfase nos ecossistemas brasileiros; sucessão ecológica; interferência do homem no ambiente: poluição da água, do ar e do solo.