Descrição
Apostila Professor de Educação Básica Apiaí SP 2024
- Informações sobre o concurso da Prefeitura Apiaí SP 2024
- Nível: Médio / Superior
- Vagas: 34 + CR
- Inscrições Até: 17/11/2024
- Salário Até: R$ 5.049,40
- Taxa de Inscrição: R$ 46,00 A R$ 75,00
- Data da Prova: 15/12/2024
- Banca Organizadora: Instituto ACESS
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Apiaí SP 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística; compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia e gênero textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
Raciocínio Lógico e Matemático: Equações de 1º e 2º grau. Inequações de 1º e 2º grau. Funções de 1º e 2° grau. Geometria analítica. Análise combinatória e probabilidade. Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica dedutiva, argumentativa e quantitativa. Lógica matemática qualitativa. Regra de três simples e compostas. Sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras. Conjuntos numéricos. Matrizes determinantes e sistemas lineares. Polinômios. Razões especiais. Progressões aritmética e geométrica. Conjuntos: as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Geometria plana e espacial. Trigonometria.
Legislação Educacional: Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil / Secretaria da Educação Básica volume 1 e 2. Base Nacional Comum Curricular / BNCC MEC/SEB 2017. Diretrizes Curriculares Regionais – Lei Municipal nº 222/2022 e anexos. Plano Municipal de Educação – Lei nº 180/2021. Lei Municipal nº 079/2010 – Estatuto do Magistério Público Municipal de Apiaí. Lei nº 080/2010 – Plano de Carreira integrantes Quadro do Magistério. Estatuto da Criança e Adolescente – ECA Lei nº 8069/1990. BNCC – Computação Indicadores na qualidade na educação relações raciais na escola Denise Carreira, Ana Lucia Silva Gomes – MEC. Lei Municipal nº 070/1990 – Institui a Lei Orgânica do Município de Apiaí SP. Lei de Diretrizes e Bases – LDB Lei nº 9394/1996. Lei nº 179/2021 – Altera dispositivos da Lei Municipal nº 79/2010.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Conhecimentos da prática de ensino: processo e conteúdo de ensino-aprendizagem; organização do tempo e do espaço; atividades; conhecimento, avaliação e cotidiano escolar; Tendências pedagógicas; estratégias metodológicas; e, indicadores para a ação pedagógica em diferentes contextos educativos. Currículo e cultura: elementos da cultura escolar (saber escolar; método didático; fundamento das relações coletivas; trabalho docente). Profissão docente: centralidade na educação. Infância e práticas cotidianas: contribuição da psicologia; sociologia; antropologia. Socialização; interação; múltiplas linguagens; práticas sociais de educação. Concepções de ludicidade: jogo; brinquedo; brincadeira; interações; linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Desenvolvimento da escrita; audição e leitura; métodos, técnicas; habilidades; e, instrumentos. Linguagem verbal e não verbal; aquisição da linguagem; relações entre escrita; oralidade. Transversalidade, transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental. Tendências do pensamento pedagógico. A criança e a sociedade letrada. Ferreiro e Teberosky: psicogênese da língua escrita e suas hipóteses; construção da escrita. Educação matemática. Etnomatemática. Cotidiano da escola: conselho de classe, planejamento, avaliação e acompanhamento. Trabalhando com histórias, com livros e revistas, com dramatização, com desenho infantil. Rotina da sala de aula. Noções de primeiros socorros. Abordagem holística dos conteúdos Língua portuguesa: o processo de aquisição da leitura e da escrita, letramento e alfabetização. A construção da leitura e da escrita pela criança. A arte na escola Metodologia da linguagem: objetivos do trabalho com a linguagem verbal na escola. Usos, funções e valores sociais da linguagem oral e da escrita. Linguagem: variação linguística; interlocução. Matemática: Abordagem holística dos conteúdos Matemática: a construção dos conceitos matemáticos. Sistema de numeração em diferentes bases. Resolução de problemas envolvendo as quatro operações. Metodologia do ensino de matemática. Ética profissional.