Descrição
Apostila Professor de Educação Básica Botucatu SP 2024
- Informações sobre o concurso da Prefeitura Botucatu SP 2024
- Nível: Fundamental / Médio / Superior
- Vagas: 35 + CR
- Inscrições Até: 17/11/2024
- Salário Até: R$ 3.737,90
- Taxa de Inscrição: R$ 34,30 A R$ 83,30
- Data da Prova: 15/12/2024
- Banca Organizadora: IGD RH
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Botucatu SP 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. Tipologia textual. Coesão e coerência. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Formação e emprego das classes de palavras. Significação de palavras. Sintaxe da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do sinal indicativo de crase. Processo de comunicação: Intencionalidade Discursiva. Elementos Constituintes da Comunicação. Intertextualidade. Desenvolvimento textual: elaboração de relatórios projetos e planejamentos.
Atualidades: Fatos políticos, esportivos, culturais, econômicos e sociais ocorridos no Brasil e no mundo, veiculados em meios de comunicação de massa, como jornais, rádios, internet e televisão nos últimos 12 (doze) meses anteriores à data de publicação do Edital.
Conhecimentos Básicos de Informática: Pacote Office 2019 (Word, Excel e Power Point). Internet: navegação internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. Correio eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos (Gmail, Outlook e Webmail). Plataformas de videoconferência: chats, chamadas de áudio e vídeo, criação de salas/grupos/chamadas e demais usabilidades (MS Teams, Google Meet e Zoom).
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Conhecimentos Pedagógicos: Aspectos Filosóficos da Educação: O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar; Pedagogia da Autonomia. Aspectos Sociológicos da Educação: Educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social; Desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. Aspectos Psicológicos da Educação: A relação desenvolvimento/aprendizagem: diferentes abordagens; Crescimento e desenvolvimento: biológico, psicológico e social; O desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança e no adolescente. Avaliação: A avaliação da aprendizagem como processo: concepções, procedimentos, técnicas e instrumentos; Funções da avaliação, diagnóstica, formativa e somativa; Avaliação do sistema educacional (SAEB e Prova Brasil), avaliação institucional e o uso dos resultados da avaliação no planejamento de ensino; O fracasso escolar: abordagens atuais. Didática: A relação professor/aluno; Os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; As relações interativas em sala de aula; o papel dos professores e dos alunos e os aspectos socioemocionais; Organização social da sala de aula e sua pluralidade; Planejamento da ação didática: Planos de ensino, Planos de aula; Metodologias ativas; Informática na educação: o uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas; Educação Integral do Brasil; Técnicas para melhorar a gestão na sala de aula; Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação: A LDB atual, Lei Nº 9394/1996 e suas alterações; O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei Nº 8069/1990; O Currículo Paulista; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências); Resolução CNE Nº 4/2009 (Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado); Lei Brasileira de Inclusão Nº 13.146/2015; As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; Resolução Nº 3, de 21 de novembro de 1998; Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental.