Descrição
Apostila Professor de Educação Básica Japaraíba MG 2024
- Informações sobre o concurso da Prefeitura de Japaraíba MG 2024
- Nível: Fundamental / Médio / Superior
- Vagas: 45 + CR
- Inscrições Até: 10/12/2024
- Salário Até: R$ 11.604,74
- Taxa de Inscrição: R$ 45,00 A R$ 100,00
- Data da Prova: 09/02/2025
- Banca Organizadora: FUMARC
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Japaraíba MG 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Língua e linguagem. Variações linguísticas. 2. Fonética. Ortografia. Acentuação gráfica. 3. Denotação e conotação. Sinonímia e antonímia. Paronímia e homonímia. Ambiguidade. 4. Compreensão e interpretação de textos. Gêneros e tipologias textuais. Coesão e coerência. Pressupostos e subentendidos. Funções da linguagem. Intertextualidade. 5. Argumentação. Recursos argumentativos. Falácias da argumentação. 6. Estrutura e formação de palavras. 7. Classes de palavras. 8. Frase, oração e período. Período simples. Período composto por coordenação. Período composto por subordinação. 9. Concordância verbal e nominal. 10. Regência verbal e nominal. Crase. 11. Colocação pronominal. 12. Sinais de pontuação. 13. Figuras de linguagem. 14. Discurso direto, indireto e indireto livre.
Conhecimentos Didáticos-Pedagógicos: 1. Estatuto da Criança e Adolescente. 2. Educação para a Diversidade, Cidadania e Direitos Humanos. 3. Diretrizes Nacionais para a educação em direitos humanos. 4. Programa Nacional Direitos Humanos. 5. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 6. Direitos das Mulheres. 7. A Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil. 8. A Educação das Relações Étnico-Raciais e a Década Internacional dos Povos Afrodescendentes. 9. A Educação Escolar Quilombola no Brasil. 10. A organização e Funcionamento da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais. 11. Diretrizes para a Educação Básica nas escolas do campo em Minas Gerais. 12. Diretrizes Operacionais Básicas para a Educação Básica nas escolas do campo. 13. Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. 14. Organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais. 15. A política da Educação Integral e Integrada garantindo a formação humana e o desenvolvimento integral dos estudantes. 16. Planejamento escolar e avaliação e monitoramento da aprendizagem. 17. Relações entre os sujeitos da comunidade escolar. 18. Didática: elementos básicos do processo da aprendizagem e metodologia de ensino. 19. Avaliação da aprendizagem: concepção, sujeitos, critérios e instrumentos. 20. Funções da Avaliação Escolar e a análise dos resultados. 21. Currículo na Perspectiva da Inclusão e das Diversidades. 22. Projeto político-pedagógico e a relação com o Plano de Ensino, o Plano de Aula e a gestão da sala de aula. 23. Usos das tecnologias e da cultura digital no cotidiano escolar. 24. Dimensões para a qualidade da docência. 25. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Concepções de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita: 1.1. Alfabetização e letramento. 1.2. A construção do sentido da leitura e da escrita. 1.3. Relação leitor-texto-autor. 1.4. Metodologias de alfabetização: um novo olhar sobre ensino e aprendizagem. 2. Educação matemática perspectivas atuais: 2.1. Objetivos do ensino da matemática na escola fundamental. 2.2. Construção de conceitos matemáticos. 2.3. Aspectos metodológicos do ensino da matemática: jogos e materiais concretos, resolução de problemas, investigações matemáticas na sala de aula. 3. Perspectivas históricas e atuais da Educação Científica: 3.1. O conteúdo de Ciências Naturais no ensino fundamental – novos parâmetros curriculares. 3.2. Aspectos metodológicos do ensino de Ciências Naturais. 4. Fundamentos filosóficos, sociais e legais da História e da Geografia no ensino fundamental: 4.1. Parâmetros Curriculares de História e Geografia. 4.2. Metodologias para o ensino de História e Geografia no ensino fundamental.