Descrição
Apostila Concurso Professor de Educação Especial Morros MA 2024
- Informações sobre o Concurso da Prefeitura de Morros MA 2024
- Nível: FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR
- Vagas: 160
- Inscrições Até: 08/12/2024
- Salário Até: R$ 6.000,00
- Taxa de Inscrição: R$ 69,00 A R$ 116,00
- Data da Prova: 22/12/2024
- Banca Organizadora: Instituto JK
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Tipologia textual; Domínio da ortografia oficial; Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; Orações Coordenadas e Subordinadas; Sinais de pontuação; Emprego do sinal indicativo de crase; Concordância Verbal e Nominal; Regência nominal e verbal; Sintaxe da oração e do período; Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; Regras de acentuação; Pontuação; Figuras e vícios de linguagem; Figuras de pensamento; Emprego e Significação das palavras: denotação, conotação, homonímia, paronímia e ambiguidade; Uso dos porquês; Emprego de: mau/mal, mas/mais, trás/traz/atrás, a fim de/afim, sob/sobre, a par/ ao par, cessão/sessão/Seção, Há/a, Ao invés de/ em vez de, Demais/de mais, onde/ aonde/donde, nenhum/ nem um, por ora/ por hora.
Conhecimentos Pedagógicos: 1. Teorias da Educação: Principais teorias e pensadores da educação (Paulo Freire; Maria Montessori; Jean Piaget; Lev Vygotsky; John Dewey; Burrhus Frederic Skinner; Célestin Freinet; Jerome Bruner; Howard Gardner; Carl Rogers; Abraham Maslow; Henri Wallon; Émile Durkheim; Ivan Pavlov; Alfred Binet; Carol Dweck.); Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem; 2. Didática e Metodologia de Ensino: Planejamento e organização do ensino; Estratégias e técnicas de ensino; Avaliação da aprendizagem; Projeto político pedagógico (PPP); 3. Legislação Educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN); Plano Nacional de Educação (PNE); 4. Currículo e Programas Educacionais: Concepções de currículo; Construção e implementação de currículos; Inclusão e diversidade no currículo escolar; 5. Psicologia da Educação: Psicologia do desenvolvimento; Psicologia da aprendizagem; Motivação e suas implicações na aprendizagem; 6. Tecnologias na Educação: Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino; Ambientes virtuais de aprendizagem; Recursos educacionais digitais; 7. Gestão Escolar: Organização e gestão da escola; Liderança e gestão de pessoas; Planejamento e avaliação institucional; 8. Educação Inclusiva: Políticas e práticas de inclusão escolar; Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE); Acessibilidade e adaptações curriculares; Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência; Formação e Valorização do Professor; Gestão democrática da Educação; Evolução Histórica da Educação Brasileira; Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Interdisciplinaridade. Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado; Fundamentos da Educação Inclusiva; Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais; Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Teorias de aprendizagem e desenvolvimento da criança; Avaliação no ensino fundamental. Planejamento docente: dinâmica, processos e instrumentos. Currículo e didática: histórico, teorias e tendências atuais. Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades. Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira. Alfabetização e letramento: características e pressupostos. Projetos de trabalho: concepção e perspectiva. Educação Especial no Brasil: conceito e história, concepções e características; Estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento; Altas Habilidades/superdotação; Legislação Brasileira sobre Educação Especial; Políticas Públicas e Diretrizes Curriculares para Educação Especial na Educação Básica: Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Tecnologia Assistiva; Atendimento Educacional Especializado AEE. Legislação Educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394/96 e suas alterações. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Currículo escolar. Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades. Base Nacional Comum Curricular – BNCC; Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Planejamento Escolar; Avaliação da Aprendizagem Escolar.