Descrição
Apostila Professor de Educação Especial Pedreiras MA 2024
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; 2. Tipologia textual; 3. Domínio da ortografia oficial; 4. Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; 5. Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; 6. Orações Coordenadas e Subordinadas; 7. Sinais de pontuação; 8. Emprego do sinal indicativo de crase; 9. Concordância Verbal e Nominal; 10. Regência nominal e verbal; 11. Sintaxe da oração e do período; 12. Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; 13. Regras de acentuação; Pontuação; 14. Figuras e vícios de linguagem; 15. Figuras de pensamento; 16. Emprego e Significação das palavras.
Conhecimentos Pedagógicos: 1. Teorias da Educação: 1.1 Principais teorias e pensadores da educação (Piaget, Vygotsky, Paulo Freire etc.); 1.2 Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. 2. Didática e Metodologia de Ensino: 2.1 Planejamento e organização do ensino; 2.2 Estratégias e técnicas de ensino; 2.3 Avaliação da aprendizagem; 2.4 Projeto político-pedagógico (PPP). 3. Legislação Educacional: 3.1 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); 3.2 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); 3.3 Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); 3.4 Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN); 3.5 Plano Nacional de Educação (PNE). 4. Currículo e Programas Educacionais: 4.1 Concepções de currículo; 4.2 Construção e implementação de currículos; 4.3 Inclusão e diversidade no currículo escolar. 5. Psicologia da Educação: 5.1 Psicologia do desenvolvimento; 5.2 Psicologia da aprendizagem; 5.3 Motivação e suas implicações na aprendizagem. 6. Tecnologias na Educação: 6.1 Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino; 6.2 Ambientes virtuais de aprendizagem; 6.3 Recursos educacionais digitais. 7. Gestão Escolar: 7.1 Organização e gestão da escola; 7.2 Liderança e gestão de pessoas; 7.3 Planejamento e avaliação institucional. 8. Educação Inclusiva: 8.1 Políticas e práticas de inclusão escolar; 8.2 Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE); 8.3 Acessibilidade e adaptações curriculares; 8.4 Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência;8.5 Formação e Valorização do Professor; 8.6 Gestão democrática da Educação; 8.7 Evolução Histórica da Educação Brasileira; 8.8 Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Interdisciplinaridade; Teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil; Avaliação no ensino fundamental; Planejamento docente: dinâmica, processos e instrumentos; Currículo e didática: histórico, teorias e tendências atuais; Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades; Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira; Alfabetização e letramento: características e pressupostos; Projetos de trabalho: concepção e perspectiva; Educação Especial no Brasil: conceito e história, concepções e características: Estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento; Altas Habilidades/super dotação; Legislação Brasileira sobre Educação Especial; Políticas Públicas para a Educação Especial; Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Tecnologia Assistiva; Atendimento Educacional Especializado AEE. Legislação Educacional; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei nº 9.394/96 e suas alterações. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Currículo escolar; Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades; Base Nacional Comum Curricular; Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.