Descrição
Apostila Professor de Educação Física Jaíba MG 2025
- Informações sobre o concurso da Prefeitura Jaíba MG 2025
- Nível: Fundamental / Médio / Superior
- Vagas: 282 + CR
- Inscrições Até: 09/01/2024
- Salário Até: R$ 18.695,30
- Taxa de Inscrição: R$ 50,00 A R$ 90,00
- Data da Prova: 26/01/2025
- Banca Organizadora: INTEC
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2025)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão de texto literário ou informativo: 1.1. Procedimentos de Leitura: Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global; Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião; 1.2. Compreensão do texto: implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador. Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais; reconhecer diversos gêneros textuais; 1.3. Relação entre textos: Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema; Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema; 1.4. Coerência e coesão no processamento do texto: Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.; estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto; 1.5 Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido: Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos; 1.6. Variação linguística: Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. 2. Conhecimentos Linguísticos: 2.1. Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade; 2.2. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras; 2.3. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica; 2.4. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação; 2.5. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras; 2.6. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia e polissemia.
Raciocínio lógico e Matemático: 1. Noções básicas da lógica matemática: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos, problemas com tabelas e argumentação. 2. Linguagem dos conjuntos: 2.1. Notação e representação de conjuntos; 2.2. Elementos de um conjunto e relação de pertinência; 2.3. Igualdade de conjuntos; 2.4. Relação de inclusão; 2.5. Subconjuntos; 2.6→ Conjunto unitário; 2.7. Conjunto vazio; 2.8. Conjuntos das partes; 2.9. Formas e representações de conjuntos; 2.10. Conjunto finito e infinito; 2.11. Conjunto universo; 2.12. Operações com conjuntos; 2.13. União. 3. Operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. 4. Números decimais. 5. Valor absoluto. 6. Propriedades no conjunto dos números naturais. 7. Decomposição de um número natural em fatores primos. 8. Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum de dois números naturais. 9. Verdades e Mentiras: resolução de problemas. 10. Sequências (com números, com figuras, de palavras). 11. Análise combinatória e probabilidade. 12. Problemas envolvendo raciocínio lógico.
Conhecimentos Gerais: 1. Cultura Geral: Fatos Políticos econômicos e sociais do Brasil e do Mundo ocorridos nos anos de 2018 a 2023 divulgados na mídia nacional e internacional. 2. Conhecimentos Gerais e Atualidades: aspectos geográficos, históricos, físicos, econômicos, sociais, políticos e estatísticos do Brasil, do Estado e do Município. 3. Noções de cidadania. 4. Símbolos nacionais, estaduais e municipais. 5. Atualidades nos assuntos relacionados com economia, ecologia, história, política, meio ambiente, justiça, segurança pública, saúde, cultura, educação, religião, qualidade de vida, esportes, turismo, georreferenciamento, inovações tecnológicas e científicas, do Município, do Estado, do Brasil e do mundo. 6. Notícias em geral da atualidade e do município.
Noções de Informática: 1. Sistema Operacional Microsoft Windows: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle), Organização de pastas e arquivos, Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). 2. Editor de Textos Microsoft Word: Criação, edição, formatação e impressão, Criação e manipulação de tabelas, Inserção e formatação de gráficos e figuras. 3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: Criação, edição, formatação e impressão, Utilização de fórmulas, Formatação condicional, Geração de gráficos. 4. Internet: Conceitos e arquitetura, Utilização dos recursos WWW a partir dos Web Browsers, Internet Explorer e Netscape, Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail). 5. Sistemas de Informação: Características e componentes, Recursos de hardware e software, aplicações.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2025)
1. Constituição Federal. 2. Conhecimento da legislação federal, estadual e municipal de ensino. 3. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e das Diretrizes Curriculares. 4. Lei Federal nº 9.394/1996, e atualizações. 5. Legislação de Inclusão de Pessoa com Deficiência. 6. Competências específicas o Ensino Infantil e Fundamental para Educação Física, Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC e do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Jaíba. 7. Base Nacional Comum Curricular e Currículo Referência de Minas Gerais. 8. Plano Nacional de Educação. 9. Parâmetros Curriculares Nacionais. 10. Planejamento de ensino: componentes básicos, importância, conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. 11. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 12. Estatuto do Servidor do Magistério do Município. 13. Princípios norteadores para o ensino da Educação Física: inclusão, diversidade, corporeidade, ludicidade, problematização de valores estéticos. 14. A educação física no Brasil – sua história. 15. A importância social da Educação física: na escola, no lazer, na formação do indivíduo e na transformação social. 16. Desenvolvimento psicomotor. 17. A educação física no desenvolvimento infantil, no ensino fundamental como inclusão escolar (relações étnico-raciais, gênero, Pessoa com Deficiência – PcD). 18. As relações entre a Educação física e as outras disciplinas. 19. Lúdico, o jogo, criatividade e a cultura popular. 20. O lazer enquanto elemento pedagógico. 21. Avaliação em educação física. 22. Organização e legislação do ensino da educação física. 23. Conhecimento das regras dos esportes em geral e treinamentos esportivos. 24. Didática. 25. Noções sobre primeiros socorros. 26. Educação inclusiva. 27. Interação escola-família. 28. Uso das tecnologias da informação e comunicação no meio escolar. 29. Ética. 30. Concepções de aprendizagem. 31. Planejamento e plano de aula.