Descrição
Apostila Professor de Educação Infantil Barro Preto BA 2024
Conquiste sua vaga no concurso da Prefeitura de Barro Preto BA 2024 e prepare-se com o melhor material!
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas por especialistas com vasta experiência no setor educacional e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura Barro Preto BA 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Só hoje, de R$79,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Interpretação de textos, Acentuação gráfica e Ortografia pertinente com o novo acordo ortográfico. Encontros vocálicos e consonantais. Pontuação. Morfologia e suas flexões: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbos, preposição, conjunção, advérbios, interjeições. Concordância verbal e nominal. Sintaxe de colocação. Frase, oração e período. Orações coordenadas e subordinadas. Vozes verbais. Funções da linguagem. Semântica (ciência dos significados). Regência Verbal e Nominal. Análise Morfossintática.
Noções de Informática: Conceitos e principais comandos e funções de sistemas operacionais Windows e Linux. Noções de aplicativos de edição de textos e planilhas Microsoft Office e LibreOffice. Conceitos de Internet, Intranet e Extranet. Noções básicas de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e Intranet. Noções de segurança e proteção. Conceitos básicos e utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, correio eletrônico e de gestão de processos e documentos eletrônicos.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394/1996 (do art.1º ao 33); 2. Resolução CNE/CP n.º 02, de 22 de dezembro de 2017 e documento da Base Nacional Comum Curricular. 3. Resolução n.º 7, de 14 de dezembro de 2010, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. 4. Principais teóricos e as bases filosóficas e sociológicas para educação brasileira: Dermeval Saviani, Anísio Teixeira, Paulo Freire, Florestan Fernandes e Miguel Arroyo. 5. Plano Nacional de Educação – Lei n.º 13.005/2014 e o documento que subsidia as Metas: 2, 4, 5, 6, 7, 18 e 19. 6. Lei n.º 13.146/2015 Inclusão da Pessoa com Deficiência. 7. Lei nº10.639/03 – História e Cultura Afro Brasileira e Africana. 8. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei n.º 8.069/1990, Capítulo IV Do Direito à Educação à Cultura, ao Esporte e ao Lazer (arts. 53 a 59) e sua relação entre escola-professor-comunidade. 9. Gestão Educacional e Gestão Escolar na perspectiva democrática e participativa. 10. Os princípios filosóficos e metodológicos da Educação do Campo. 11. As tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s). 12. Constituição Federal Da República Federativa Do Brasil – Capítulo III: Da Educação, Da Cultura E Do Desporto- Seção I – Da Educação. 13. Alfabetização e Letramento; 14. Processo de alfabetização: consciência Fonológica (do 1º ao 3º) e princípio alfabético; 15. Alfabetizar letrando: diferentes perspectivas e abordagens de letramento; 16. Alfabetização Matemática e a língua materna. 17. Letramento matemático: construção do número, sistema decimal, operações básicas, análises de erros e avaliação (do 3º ao 5º); 18. Concepções e metodologias para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental; 19. A BNCC e as práticas pedagógicas para a resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. 20. Objeto de conhecimentos e habilidades de leitura, a partir da matriz referência Saeb (do 2º ao 5º ano); 21. Letramentos múltiplos: implicações na aprendizagem de oralidade, de leitura e de escrita na sala de aula (do 1º ao 5º ano). 22. Práticas de alfabetização e letramento na sala de aula; 23. Abordagem conceitual e metodológica de fenômenos físicos, químicos, biológicos e geológicos nos anos iniciais do ensino fundamental; 24. Vida e Evolução: A importância dos recursos naturais para a manutenção da vida. (Do 1º e 5º ano); 25. Multiletramento e Gêneros textuais. (Do 1º ao 5º ano); 26. Multiletramento e linguagens artísticas – Artes Visuais. (Do 1º ao 5º ano); 27. O ensino de Sólidos Geométricos na perspectiva da BNCC; 28. Manifestações da corporeidade no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental; 29. Metodologia do ensino de História e Geografia (1º ao 5º ano); 30. Alfabetização científica. 31. Alfabetização e projetos pedagógicos. 32. Instrumentos didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: sequência didática e jogos pedagógicos. Regime jurídico único estatutário do Município de Barro Preto.