Descrição
Apostila Professor de Educação Infantil Jaíba MG 2025
- Informações sobre o concurso da Prefeitura Jaíba MG 2025
- Nível: Fundamental / Médio / Superior
- Vagas: 282 + CR
- Inscrições Até: 09/01/2024
- Salário Até: R$ 18.695,30
- Taxa de Inscrição: R$ 50,00 A R$ 90,00
- Data da Prova: 26/01/2025
- Banca Organizadora: INTEC
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Jaíba MG 2025 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático (2078 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2025)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão de texto literário ou informativo: 1.1. Procedimentos de Leitura: Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global; Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião; 1.2. Compreensão do texto: implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador. Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais. Reconhecer diversos gêneros textuais; 1.3. Relação entre textos: Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema; Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema; 1.4. Coerência e coesão no processamento do texto: Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.; Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade. Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação. Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto; 1.5. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido: Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos; 1.6. Variação linguística: Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. 2. Conhecimentos Linguísticos: 2.1. Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade; 2.2. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras; 2.3. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica; 2.4. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação; 2.5. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.
Raciocínio lógico e Matemático: 1. Noções básicas da lógica matemática: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos, problemas com tabelas e argumentação. 2. Linguagem dos conjuntos: 2.1. Notação e representação de conjuntos; 2.2. Elementos de um conjunto e relação de pertinência; 2.3. Igualdade de conjuntos; 2.4. Relação de inclusão; 2.5. Subconjuntos; 2.6. Conjunto unitário; 2.7. Conjunto vazio; 2.8. Conjuntos das partes; 2.9. Formas e representações de conjuntos; 2.10. Conjunto finito e infinito; 2.11. Conjunto universo; 2.12. Operações com conjuntos; 2.13. União. 3. Operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. 4. Números decimais. 5. Valor absoluto. 6. Propriedades no conjunto dos números naturais. 7. Decomposição de um número natural em fatores primos. 8. Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum de dois números naturais. 9. Verdades e Mentiras: resolução de problemas. 10. Sequências (com números, com figuras, de palavras). 11. Análise combinatória e probabilidade. 12. Problemas envolvendo raciocínio lógico.
Conhecimentos Gerais: 1. História, Geografia e Ciências de 1º grau; 2. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Artísticas e Social, Econômica, Ecológicas, Esportiva, Científica, Cultura, Educação, Política, Qualidade de Vida e Lazer, Meio Ambiente, Justiça, Religiosa, Segurança Pública, Saúde, Tecnológica, Turismo do Município, do Estado, do Brasil e do Mundo. 3. Noções de Cidadania; 4. Símbolos nacionais, estaduais e municipais.
Noções de Informática: 1. Sistema Operacional Microsoft Windows: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle), Organização de pastas e arquivos, Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). 2. Editor de Textos Microsoft Word: Criação, edição, formatação e impressão, Criação e manipulação de tabelas, Inserção e formatação de gráficos e figuras. 3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: Criação, edição, formatação e impressão, Utilização de fórmulas, Formatação condicional, Geração de gráficos. 4. Internet: Conceitos e arquitetura, Utilização dos recursos WWW a partir dos Web Browsers, Internet Explorer e Netscape, Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail). 5. Sistemas de Informação: Características e componentes, Recursos de hardware e software, aplicações.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2025)
1. Constituição Federal. 2. Conhecimento da legislação federal, estadual e municipal de ensino. 3. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e das Diretrizes Curriculares. 4. Lei Federal nº 9.394/1996, e atualizações. 5. Legislação de Inclusão de Pessoa com Deficiência. 6. Plano Nacional de Educação. 7. Currículo Referência de Minas Gerais. 8. Alfabetização e letramento: concepções, pressupostos teóricos e a prática docente. 9. Alfabetização: a questão dos métodos. 10. Consciência fonológica. 11. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. 12. Planejamento Escolar. 13. Literatura na hora certa: guias 01, 02 e 03 – MEC. 14. Leitura e Produção de textos segundo para Alfabetização e letramento. 15. Ensinando a Ortografia. 16. Sistema de escrita alfabética. 17. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem.