Descrição
Apostila Professor de Filosofia SEDUC CE 2024
- Informações sobre o concurso da SEDUC CE 2024
- Nível: Superior
- Vagas: CR
- Inscrições Até: 31/10/2024
- Salário Até: R$ 4.668,98
- Taxa de Inscrição: R$ 80,00 A R$ 150,00
- Data da Prova: 01/12/2024
- Banca Organizadora: Instituto AVALIA
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC CE 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Ortografia. 3. Acentuação gráfica. 4. Pontuação. 5. Divisão silábica. 6. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau). 7. Verbos (tempos e modos). 8. Fonética e Fonologia: Encontros vocálicos e consonantais. 9. Dígrafos. 10. Morfologia: Classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral e verbo e suas flexões. advérbio, conjunção, preposição e interjeição. Poética. 11. Versificação. 12. Elementos de comunicação. 13. Sintaxe — Período composto por Coordenação e Subordinação. 14. Figuras de sintaxe. 15. Noções de semântica. 16. Produção textual: coerência e coesão, tipos de composição, elementos da comunicação e funções da linguagem. 17. Concordância verbal e nominal. 18. Regência.
Conhecimentos Gerais: 1. Temas educacionais, pedagógicos e o uso da das metodologias ativas no ensino: 1.1 História da educação. 1.2. teorias da aprendizagem (como Piaget, Vygotsky). 1.3. filosofia da educação. 1.4. Diretrizes curriculares. 1.5. políticas públicas e legislações que regulam a educação, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases). 1.6. Organização e desenvolvimento de currículos. 1.7. planejamento de aulas. 1.8. objetivos de ensino. 1.9. Métodos e técnicas de ensino. 1.10. estratégias pedagógicas para diferentes faixas etárias e níveis educacionais. 1.11. Formas de avaliação, tipos de provas, feedback e como medir o desempenho dos alunos. 1.12. Uso de tecnologias digitais em sala de aula. 1.13. ferramentas educacionais. 1.14. Administração de instituições de ensino, liderança educacional e relações com a comunidade escolar. 1.15. Educação inclusiva, respeito à diversidade cultural e social, estratégias para lidar com alunos com necessidades especiais. 1.16. Aspectos psicológicos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem. 1.17. motivação, desenvolvimento emocional dos alunos. 1.18. O papel da educação na transformação social. 1.19. relação entre educação e cidadania. 1.20. combate ao preconceito e à desigualdade. 1.21. Introdução ao que são metodologias ativas, sua importância no ensino e comparação com métodos tradicionais. 1.22. Como usar problemas do mundo real para engajar os alunos, promovendo investigação e pensamento crítico. 1.23. Desenvolvimento de projetos interdisciplinares que integram teoria e prática, incentivando a pesquisa, criatividade e trabalho em equipe. 1.24. Reversão do processo tradicional de ensino, onde os alunos estudam o conteúdo em casa e usam o tempo em sala para atividades práticas e debates. 1.25. Uso de elementos de jogos para incentivar o aprendizado, como recompensas, desafios e missões. 1.26. Técnicas para estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos para resolver problemas e compartilhar conhecimento. 1.27. Integração do ensino presencial com plataformas online, combinando diferentes formatos de aprendizado. 2. Leitura e interpretação de dados e indicadores educacionais: 2.1. Definição de indicadores, sua importância para o monitoramento e avaliação de políticas educacionais, e a diferença entre dados quantitativos e qualitativos. 2.2. Abordagem sobre taxas de aprovação, reprovação, abandono escolar, taxa de distorção idade-série. 2.3. IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ENEM, PISA e outros indicadores internacionais. 2.4. Como acessar e utilizar dados de censos educacionais, IBGE, INEP, e plataformas de coleta de dados de sistemas educacionais. 2.5. Técnicas de análise descritiva de dados, como médias, medianas, percentis, proporções e distribuições, e como interpretar esses números no contexto educacional. 2.6. Leitura e análise de gráficos (barras, linhas, pizza, dispersão) e tabelas com informações educacionais, extraindo insights relevantes. 2.7. Critérios para avaliar a qualidade das escolas e sistemas educacionais usando indicadores como desempenho dos alunos, infraestrutura, qualificação de professores, e financiamento. 2.8. Técnicas para comparar escolas, redes de ensino e países utilizando indicadores, além de como monitorar o progresso ao longo do tempo. 2.9. Introdução a correlações, testes de hipóteses e regressões para compreender a relação entre diferentes variáveis educacionais, como renda e desempenho acadêmico. 2.10. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. 2.11. Avaliação da Alfabetização – SPAECE-Alfa (2º ano). 2.12. Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos). 2.13. Avaliação do Ensino Médio (3ª séries).
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Ensino de Filosofia. 2. Filosofia. 3. Razão. 4. Verdade. 5. O conhecimento. 6. A religião: espiritualidade e secularização. 7. Relação entre filosofia, ciência e religião. 8. As artes: a função social da Arte. 9. Filosofia estética: arte e cultura na era da informação. 10. Ética e moral. 11. Política. 12. A cultura. 13. Lógica. 14. Metafísica. 15. Physis, causalidade, cosmos, logos, senso crítico. 16. As ciências. 17. O mundo da prática. 18. Filosofar, pensar, sentir, comunicar, agir, fazer. 19. Ideologia e cidadania. 20. Os conflitos de nossa época e a exigência de uma orientação ético-política fundamental. 21. O campo da moral e as relações sociais. 22. A situação do ser humano como problema ético. 23. A fundamentação pragmático-transcendental da ética da comunicação e o problema do mais alto estágio de uma lógica de desenvolvimento da consciência moral. 24. Cosmologia. 25. A evolução do imaginário grego: da explicação mitológica à atividade filosófica. 26. Filosofia medieval: fé e razão. 27. Sócrates, a ironia socrática e a ética. 28. A teoria do conhecimento e o propósito da educação na perspectiva de Platão. 29. A ética e a metafísica em Aristóteles. 30. Karl Marx e o materialismo histórico-dialético. 31. Immanuel Kant: fundamentos e implicações na metafísica/ontologia. 32. O existencialismo de Sartre e suas implicações políticas. 33. A contribuição de Michel Foucault para a filosofia contemporânea. 34. Ética em Nietzsche. 35. Fenomenologia, existencialismo e positivismo: pensadores e conceitos. 36. Política e o ideal democrático. 37. Liberalismo, contratualismo, Estado e soberania em Hobbes, Locke e Rousseau. 38. Socialismo, comunismo, fascismo e nazismo: o ideal de democracia e seus desafios.