Descrição
Apostila Professor de História Jaíba MG 2025
- Informações sobre o concurso da Prefeitura Jaíba MG 2025
- Nível: Fundamental / Médio / Superior
- Vagas: 282 + CR
- Inscrições Até: 09/01/2024
- Salário Até: R$ 18.695,30
- Taxa de Inscrição: R$ 50,00 A R$ 90,00
- Data da Prova: 26/01/2025
- Banca Organizadora: INTEC
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2025)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão de texto literário ou informativo: 1.1. Procedimentos de Leitura: Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global; Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião; 1.2. Compreensão do texto: implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador. Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais; reconhecer diversos gêneros textuais; 1.3. Relação entre textos: Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema; Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema; 1.4. Coerência e coesão no processamento do texto: Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.; estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto; 1.5 Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido: Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos; 1.6. Variação linguística: Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. 2. Conhecimentos Linguísticos: 2.1. Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade; 2.2. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras; 2.3. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica; 2.4. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação; 2.5. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras; 2.6. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia e polissemia.
Raciocínio lógico e Matemático: 1. Noções básicas da lógica matemática: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos, problemas com tabelas e argumentação. 2. Linguagem dos conjuntos: 2.1. Notação e representação de conjuntos; 2.2. Elementos de um conjunto e relação de pertinência; 2.3. Igualdade de conjuntos; 2.4. Relação de inclusão; 2.5. Subconjuntos; 2.6→ Conjunto unitário; 2.7. Conjunto vazio; 2.8. Conjuntos das partes; 2.9. Formas e representações de conjuntos; 2.10. Conjunto finito e infinito; 2.11. Conjunto universo; 2.12. Operações com conjuntos; 2.13. União. 3. Operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. 4. Números decimais. 5. Valor absoluto. 6. Propriedades no conjunto dos números naturais. 7. Decomposição de um número natural em fatores primos. 8. Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum de dois números naturais. 9. Verdades e Mentiras: resolução de problemas. 10. Sequências (com números, com figuras, de palavras). 11. Análise combinatória e probabilidade. 12. Problemas envolvendo raciocínio lógico.
Conhecimentos Gerais: 1. Cultura Geral: Fatos Políticos econômicos e sociais do Brasil e do Mundo ocorridos nos anos de 2018 a 2023 divulgados na mídia nacional e internacional. 2. Conhecimentos Gerais e Atualidades: aspectos geográficos, históricos, físicos, econômicos, sociais, políticos e estatísticos do Brasil, do Estado e do Município. 3. Noções de cidadania. 4. Símbolos nacionais, estaduais e municipais. 5. Atualidades nos assuntos relacionados com economia, ecologia, história, política, meio ambiente, justiça, segurança pública, saúde, cultura, educação, religião, qualidade de vida, esportes, turismo, georreferenciamento, inovações tecnológicas e científicas, do Município, do Estado, do Brasil e do mundo. 6. Notícias em geral da atualidade e do município.
Noções de Informática: 1. Sistema Operacional Microsoft Windows: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle), Organização de pastas e arquivos, Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). 2. Editor de Textos Microsoft Word: Criação, edição, formatação e impressão, Criação e manipulação de tabelas, Inserção e formatação de gráficos e figuras. 3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: Criação, edição, formatação e impressão, Utilização de fórmulas, Formatação condicional, Geração de gráficos. 4. Internet: Conceitos e arquitetura, Utilização dos recursos WWW a partir dos Web Browsers, Internet Explorer e Netscape, Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail). 5. Sistemas de Informação: Características e componentes, Recursos de hardware e software, aplicações.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2025)
1. Constituição Federal. 2. Conhecimento da legislação federal, estadual e municipal de ensino. 3. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e das Diretrizes Curriculares. 4. Lei Federal nº 9.394/1996, e atualizações. 5. Legislação de Inclusão de Pessoa com Deficiência. 6. Competências específicas o Ensino Fundamental, Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC e do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Jaíba. 7. Base Nacional Comum Curricular e Currículo Referência de Minas Gerais. 8. Plano Nacional de Educação. 9. Planejamento de ensino: componentes básicos, importância, conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. 10. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 11. Estatuto do Servidor do Magistério do Município. 12. Parâmetros Curriculares Nacionais – História. 13. Ensino de História: Conceitos fundamentais do ensino da História. 14. A origem do homem. 15. Sociedades Primitivas. 16. Pré-história brasileira. 17. As populações indígenas primitivas do Brasil. 18. Sociedades da Antiguidade Oriental: Egito Antigo, Mesopotâmia e o povo Hebreu. 19. Localização, estrutura econômica, social e estrutura política, imperialismo, religião e arte, cultura e cotidiano dessas sociedades. 20. Sociedades da Antiguidade clássica: Grécia e Roma: Localização, estrutura econômica, social e política, imperialismo, religião e arte, cultura e cotidiano dessas sociedades. 21. Formação e crise da economia escravista. 22. O cristianismo. 23. A Europa Medieval: transição do escravismo antigo para o Feudalismo. 24. Feudalismo: economia, sociedade e organização política, consolidação. 25. Crise do Feudalismo e a transição para o capitalismo: renascimento urbano e comercial e as corporações de ofício. A época moderna: as transformações socioculturais, política, econômica e tecnológica. 26. Expansão ultramarina e comercial, mercantilismo. 27. Renascimento, Humanismo, Reforma Protestante e Contrarreforma. 28. Formação dos estados nacionais, características e os casos clássicos de absolutismo e de despotismo esclarecido. 29. O Iluminismo e a Revolução Francesa. 30. A Revolução Industrial. 31. O sistema colonial: o pacto colonial, suas características, políticas e econômicas na América Colonial. 32. O Brasil Colonial: A economia açucareira e mineira. 33. A sociedade açucareira e mineira. 34. Administração colonial e o escravismo colonial. 35. As contradições do sistema colonial e as conjurações. 36. O processo de Independência: A corte portuguesa no Brasil. 37. As tentativas de recolonização e a independência. 38. O Império brasileiro: Primeiro Império: construção do Estado brasileiro pós-independência. 39.Constituição de 1824. 40. Confederação do Equador. 41. Período Regencial. Segundo Império: economia cafeeira. 42. Guerra do Paraguai. 43. Transição do trabalho escravo para o trabalho livre. 44. Abolicionismo. 45. Movimento republicano e a Proclamação da República. 46. O Brasil República: Primeira República (1889 – 1930). 47. Da revolução de 1930 ao Estado Novo (1937-1945): características políticas e econômicas. 48. De 1945 aos tempos atuais: transformações sociais, culturais, econômicas e tecnológicas. 49. A época contemporânea: consolidação e expansão do capitalismo. 50. O imperialismo: características gerais; a nova corrida colonial; os conflitos e alianças que antecederam as duas guerras mundiais. 51. A crise de 1929 e sua repercussão no Brasil. 52. O mundo pós 1945: a descolonização da Ásia e da África, a Guerra Fria e a nova ordem geopolítica mundial. 53. A globalização da economia e a era da informação. 54→Crise permanente no Oriente Médio. 55. Grupos extremistas e terrorismo no mundo atual. 56. Brasil: Desafios para crescimento com equidade social.