Descrição
Apostila Professor de História Lagoa Nova RN 2024
- Informações sobre o concurso da Prefeitura Lagoa Nova RN 2024
- Nível: Fundamental / Médio / Superior
- Vagas: 103 + CR
- Inscrições Até: 29/11/2024
- Salário Até: R$ 3.501,16
- Taxa de Inscrição: R$ 60,00 A R$ 120,00
- Data da Prova: 29/12/2024
- Banca Organizadora: FUNCERN
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Lagoa Nova RN 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Leitura e compreensão de textos. 2. Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa, injuntiva e dialogal. 3. Gêneros textuais/discursivos. 4. Coerência e coesão textuais. 5. Concordância nominal e verbal. 6. Regência nominal e verbal. 7. Classes de palavras: usos e adequações. 8. Organização sintática do período simples e do período composto. 9. Pontuação. 10. Modos básicos de citar o discurso alheio. 11. Relações semânticas entre palavras (sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, polissemia). 12. Organização do parágrafo.
Didática: 1. Didática e o processo de ensino/aprendizagem. 2. Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira. 3. Objetivos de ensino. 4. Conteúdos de ensino. 5. Metodologias de Ensino e aprendizagem. 6. Planejamento de ensino. 7. Organização do Trabalho pedagógico docente.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. História das Relações Sociais, da Cultura e do Trabalho (Rio Grande do Norte / Brasil / América / Mundo): 1.1 As relações sociais, a natureza e a terra: 1.1.1 Relações entre sociedade, cultura e natureza, em diferentes momentos da História. 1.1.2 A natureza representada na arte, nos mitos e nos ritos dos povos indígenas. 1.1.3 Natureza e povos africanos, americanos e europeus no imaginário medieval e renascentista; 1.1.4 Usos e formas de propriedade da terra; 1.1.5 Técnicas e instrumentos de transformação de elementos da natureza: as matérias-primas e a indústria; 1.1.6 Paisagens naturais; memórias das paisagens; 1.1.7 A construção da cidade; a Revolução Industrial; modificações na natureza. 1.2 As relações de trabalho: 1.2.1 O trabalho entre povos indígenas; 1.2.2 Monocultura colonial, mineração e pecuária na América; 1.2.3 Escravização, trabalho e resistência na América Colonial; 1.2.4 Mercantilismo e tráfico de escravos; 1.2.5 O trabalho nas civilizações da Antiguidade; 1.2.6 Trabalho no campo e na cidade na Idade Média; 1.2.7 O trabalho de homens, mulheres e crianças, na agricultura, na indústria, nos serviços e nas atividades domésticas; 1.2.8 Imigrações e migrações internas em busca de trabalho; 1.2.9 Organização dos trabalhadores do campo e da cidade: ligas, sindicatos, organizações patronais e partidos políticos.
2. História das Representações e das Relações de Poder (Rio Grande do Norte / Brasil / América / Mundo): 2.1 Povos, lutas, guerras e revoluções nos processos de constituição dos territórios, das nações e dos Estados: 2.1.1 Conquista e preservação do território brasileiro pelos portugueses; 2.1.2 Administração política colonial, Estado monárquico, Estado republicano brasileiro; 2.1.3 Constituição da identidade brasileira: mitos da confraternização étnica e cultural; os heróis nacionais; as memórias de grupos; 2.1.4 Lutas sociais rurais e urbanas: movimentos sociais organizados a partir das classes sociais, de grupos étnicos, de relações de gênero e de categorias profissionais; 2.1.5 Constituição e esfacelamento do Império espanhol na América; 2.1.6 Colônias inglesas na América e a formação dos Estados Unidos; 2.1.7 Lutas pela independência política do Brasil e dos outros países da América;2.1.8 As ditaduras na América Latina e os processos de democratização; 2.1.9 Capitalismo norte americano e política intervencionista; 2.1.10 Integração política e econômica dos países americanos; 2.1.11 A experiência política grega e romana na Antiguidade; 2.1.12 Lutas sociais, étnicas e religiosas na Antiguidade; 2.2.13 Poder e propriedade na ordem feudal; 2.2.14 Poder local e poder nacional na Idade Média; 2.1.15 Constituição dos modernos Estados europeus; 2.1.16 Reformas religiosas e Contrarreforma; 2.1.17 O liberalismo: gênese e transformações; 2.1.18 As ideias liberais e as revoluções; 2.1.19 Imperialismos e conflitos entre nações nos séculos XIX e XX; 2.1.20 As experiências socialistas e suas crises no século XX. 2.2. Cidadania e cultura na História: 2.2.1 Os “homens bons” do período colonial, o poder oligárquico no Império e na República brasileira; 2.2.2 Escravidão indígena e africana, e a luta pela liberdade; 2.2.3 As Constituições brasileiras e a cidadania; 2.2.4 Desigualdades econômicas e sociais e as lutas populares na atualidade; 2.2.5 A cidadania na Grécia Antiga e em Roma; 2.2.6 A ordem feudal e o desenvolvimento urbano na Idade Média; 2.2.7 Liberalismo e cidadania na Idade Moderna e Contemporânea; 2.2.8 Os direitos das mulheres, dos jovens, das crianças, das minorias culturais; 2.2.9 A indústria cultural: rádio, televisão, livros, jornais, revistas, cinema, computador, propaganda, criação artística.
3. História e Ensino de História: 3.1 A história em construção: 3.1.1 História, mitologia, memória e historiografia; 3.1.2 História, Memória e Patrimônio. 3.2 Currículos de História para a escola básica: 3.2.1 Formas de organização dos conteúdos históricos; 3.2.2 Diversidade social e cultural nas propostas curriculares: legislação e práticas educativas; 3.2.3 O mundial, o nacional, o local e o regional. 3.3 Linguagens e documentos no ensino da História: 3.3.1 Documentos escritos 3.3.2 Imagens fixas e em movimento; 3.3.3 Oralidade; 3.4. Metodologias para o ensino de História: 3.4.1 A construção de problemas históricos;3.4.2 A produção de materiais didáticos para o ensino de História.