Descrição
Apostila Concurso Professor de História Pedro Velho RN 2024
- Informações sobre o Concurso da Prefeitura Pedro Velho RN 2024
- Nível: MÉDIO E SUPERIOR
- Vagas: 153
- Inscrições Até: 12/12/2024
- Salário Até: R$ 10.000,00
- Taxa de Inscrição: R$ 95,00 A R$ 115,00
- Data da Prova: 12/01/2025
- Banca Organizadora: FATEC Concursos
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Didática: 1. Fundamentos da Didática. História e Evolução da Didática: Origens da didática: desenvolvimento histórico e principais pensadores (Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Dewey). Evolução das práticas didáticas ao longo do tempo. Didática no contexto contemporâneo: desafios e tendências. Princípios Éticos e Legais na Educação: Código de Ética do Educador. Legislação educacional brasileira: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Plano Nacional de Educação (PNE). Direitos e deveres dos educadores e alunos. Princípios de bioética na educação. 2. Teorias de Aprendizagem. Comportamentalismo: Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner). Aplicações do comportamentalismo na sala de aula. Cognitivismo: Teoria do processamento da informação. Aprendizagem significativa (Ausubel). Desenvolvimento cognitivo (Piaget). Sociointeracionismo: Teoria da aprendizagem social (Bandura). Zona de desenvolvimento proximal e mediação (Vygotsky). Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Humanismo: Teoria da autoatualização (Maslow). Aprendizagem experiencial (Rogers). Educação personalizada e centrada no aluno. Construtivismo: Teorias de Piaget e Vygotsky. Aprendizagem ativa e construção do conhecimento. Papel do educador como mediador. 3. Planejamento e Organização do Ensino. Planejamento Educacional: Conceitos de planejamento de ensino: importância e tipos. Elaboração de planos de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. Projetos pedagógicos: desenvolvimento, implementação e avaliação. Planejamento participativo e colaborativo. Currículo Escolar: Concepções de currículo: tradicional, crítico, integrado. Organização e desenvolvimento curricular. Interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): princípios, competências gerais e específicas, eixos estruturantes. 4. Metodologias e Técnicas de Ensino. Métodos Tradicionais de Ensino: Aula expositiva: características, vantagens e limitações. Método socrático: diálogo e questionamento. Ensino direto e instrução programada. Metodologias Ativas de Ensino: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): definição, etapas e aplicação. Aprendizagem por projetos: conceitos, planejamento e execução. Ensino híbrido e sala de aula invertida: conceitos, benefícios e desafios. Gamificação na educação: princípios, técnicas e exemplos práticos. Aprendizagem baseada em competências: desenvolvimento e avaliação de competências. Tecnologias Educacionais: Uso de recursos digitais na educação: lousa digital, aplicativos educacionais, plataformas de ensino a distância. Educação a distância (EaD): modalidades, ferramentas e desafios. Realidade aumentada e virtual na educação. Inteligência artificial e aprendizado adaptativo. 5. Avaliação da Aprendizagem. Concepções de Avaliação: Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Avaliação mediadora e participativa. Critérios e instrumentos de avaliação. Técnicas e Instrumentos de Avaliação: Provas e testes: elaboração, aplicação e análise. Avaliação por portfólio. Autoavaliação e avaliação entre pares. Rubricas e matrizes de avaliação. Feedback e Reajuste do Ensino: Importância do feedback na aprendizagem. Técnicas de feedback construtivo. Uso dos resultados da avaliação para o planejamento e reajuste do ensino. 6. Gestão da Sala de Aula. Ambiente de Aprendizagem: Organização física da sala de aula. Clima escolar: relações interpessoais e motivação. Gestão de conflitos e disciplina. Dinâmicas de Grupo e Trabalho Colaborativo: Técnicas de dinâmicas de grupo. Aprendizagem cooperativa e trabalho em equipe. Estratégias para promover a participação ativa dos alunos. 7. Inclusão e Diversidade na Educação. Educação Inclusiva: Conceitos e princípios da educação inclusiva. Políticas públicas e legislação sobre inclusão escolar. Práticas pedagógicas inclusivas: adaptação curricular, recursos de acessibilidade. Educação para a Diversidade: Educação étnico-racial. Gênero e sexualidade na educação. Educação para alunos com necessidades especiais e altas habilidades. Equidade na Educação: Estratégias para promover a equidade. Políticas de ações afirmativas. Desafios e soluções para uma educação equitativa. 8. Psicopedagogia na Didática. Relação entre Psicopedagogia e Didática: Conceitos básicos de psicopedagogia. Aplicação de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente. Intervenções psicopedagógicas no contexto escolar. Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Funções executivas e seu impacto na aprendizagem. Estratégias para desenvolvimento de habilidades cognitivas. 9. Inovação e Tendências em Didática. Educação 4.0: Conceito e características da Educação 4.0. Competências para o século XXI. Personalização da aprendizagem através da tecnologia. Neurociência e Educação: Princípios básicos da neurociência aplicados à educação. Processos neurobiológicos da aprendizagem. Estratégias didáticas baseadas no funcionamento do cérebro. Design Thinking na Educação: Conceito e etapas do design thinking. Aplicação do design thinking no desenvolvimento de projetos educacionais. Inovação pedagógica e resolução de problemas. 10. Legislação e Políticas Educacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Princípios e diretrizes da LDB. Estrutura e organização da educação brasileira. Direitos e deveres dos profissionais da educação e dos estudantes. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Princípios e objetivos da BNCC. Competências gerais e específicas. Implementação e impactos da BNCC no currículo escolar. Planos Nacionais e Regionais de Educação: Plano Nacional de Educação (PNE): metas e estratégias. Planos Municipais e Estaduais de Educação. Políticas de financiamento e gestão da educação. 11. Pesquisa em Didática. Metodologia de Pesquisa Educacional: Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, mista. Etapas da pesquisa educacional: definição do problema, revisão de literatura, metodologia, coleta e análise de dados. Ética na pesquisa educacional. Pesquisa-Ação: Conceito e características da pesquisa-ação. Aplicação da pesquisa-ação na prática docente. Benefícios e desafios da pesquisa-ação. Publicação e Disseminação de Resultados: Redação científica e formatação de artigos. Apresentação de resultados em eventos acadêmicos. Disseminação de boas práticas e inovação pedagógica. 12. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. História Geral: Antiguidade: Mesopotâmia: Surgimento das primeiras civilizações, escrita cuneiforme, códigos de leis (Código de Hamurabi), religião politeísta, zigurates. Egito Antigo: Faraonismo, construção das pirâmides, escrita hieroglífica, organização social, economia agrária baseada no Nilo. Grécia Antiga: Cidades-estado (Atenas e Esparta), democracia ateniense, guerras médicas e peloponésicas, mitologia grega, filosofia (Sócrates, Platão, Aristóteles). Roma Antiga: Monarquia, República e Império, direito romano, expansão territorial, pax romana, queda do Império Romano do Ocidente. Idade Média: Feudalismo: Estrutura social (senhores, vassalos, servos), economia agrária, relações de suserania e vassalagem, papel da Igreja. Expansão do Cristianismo: Formação da Igreja Católica, monasticismo, Cruzadas, Cisma do Oriente, Inquisição. Império Bizantino: Justiniano e Teodora, Código de Justiniano, Igreja Ortodoxa, Queda de Constantinopla em 1453. Islamismo: Vida de Maomé, expansão islâmica, Califados, contribuições culturais e científicas (matemática, medicina, astronomia). Idade Moderna: Renascimento: Humanismo, arte renascentista (Leonardo da Vinci, Michelangelo), ciências, redescoberta dos clássicos. Reforma e Contrarreforma: Martinho Lutero e as 95 Teses, Protestantismo, Concílio de Trento, Inquisição e jesuítas. Absolutismo: Teorias absolutistas (Bodin, Hobbes), reis absolutistas (Luís XIV na França, Henrique VIII na Inglaterra). Grandes Navegações: Descobrimentos portugueses e espanhóis, Tratado de Tordesilhas, colonização das Américas, impactos na economia global. Idade Contemporânea: Revolução Francesa: Causas, fases (Monarquia Constitucional, República, Diretório), Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, Napoleão Bonaparte. Revolução Industrial: Mudanças tecnológicas, impactos sociais e econômicos, urbanização, formação do proletariado. Imperialismo: Corrida colonial na África e Ásia, conflitos imperialistas, a Conferência de Berlim. Primeira e Segunda Guerras Mundiais: Causas, principais batalhas, Tratado de Versalhes, Holocausto, ascensão e queda do Nazismo e Fascismo. Guerra Fria: Doutrina Truman, Plano Marshall, corrida armamentista, Revolução Chinesa, conflitos regionais (Vietnã, Coreia), queda do Muro de Berlim. Globalização: Neoliberalismo, avanços tecnológicos, mudanças culturais, conflitos contemporâneos, impacto ambiental. 2. História do Brasil: Período Colonial: Capitanias Hereditárias e Governo-Geral: Sistema de capitanias, dificuldades e fracassos, administração centralizada com os Governadores-Gerais. Economia do Açúcar: Plantation, mão de obra escrava, exportação para a Europa, crise do açúcar. Invasões Estrangeiras: Holandeses no Nordeste, ocupação de Pernambuco, Batalha dos Guararapes, expulsão dos holandeses. Mineração no Brasil: Ciclo do ouro em Minas Gerais, sociedade mineradora, desenvolvimento das vilas, impacto na economia colonial. Período Imperial: Independência do Brasil: Crise do sistema colonial, vinda da família real, Cortes de Lisboa, Dia do Fico, Proclamação da Independência em 1822. Primeiro Reinado: Constituição de 1824, centralismo de D. Pedro I, Confederação do Equador, Abdicação em 1831. Regência e Segundo Reinado: Período regencial, Revoltas regenciais (Cabanagem, Balaiada, Farroupilha), consolidação do Império, economia cafeeira, Guerra do Paraguai, Abolição da Escravatura. Proclamação da República: Crise do Império, movimentos republicanos, atuação do Exército, Proclamação da República em 1889. Período Republicano: Primeira República: Política dos Governadores, coronelismo, revoltas (Canudos, Contestado), industrialização incipiente. Era Vargas: Revolução de 1930, Estado Novo, política trabalhista, industrialização, políticas sociais. Ditadura Militar: Golpe de 1964, AI-5, Milagre Econômico, repressão política, movimentos de resistência, abertura política. Redemocratização: Crise do regime militar, Diretas Já, Constituição de 1988, eleição de Fernando Collor, Plano Real, governo Lula e Dilma, impeachment de Dilma Rousseff. 3. Historiografia e Teoria da História: Positivismo: Fundamentos do positivismo histórico, foco em fatos e documentos, Auguste Comte, Crítica ao positivismo. Marxismo: Materialismo histórico, luta de classes, modos de produção, historiadores marxistas (Eric Hobsbawm, E.P. Thompson). Escola dos Annales: História das mentalidades, longa duração, interdisciplinaridade, Fernand Braudel, Marc Bloch. Nova História: História vista de baixo, foco no cotidiano, novas abordagens culturais e sociais, micro-história (Carlo Ginzburg). História Cultural: Impacto da cultura na história, análise de representações, rituais, símbolos, e práticas culturais. História e Memória: Diferenças entre história e memória, construção de identidades coletivas, memória e trauma. 4. História da América: Civilizações Pré-Colombianas: Organização política e social dos Maias, Astecas e Incas, religião, arquitetura, agricultura. Conquista e Colonização: Impacto da chegada dos europeus, destruição de civilizações, sistemas de encomienda e mita, resistência indígena. Independências: Influências das Revoluções Americana e Francesa, líderes da independência (Simón Bolívar, José de San Martín), guerras de independência. Formação dos Estados Nacionais: Criação das nações latino-americanas, caudilhismo, imperialismo e intervenções dos EUA na América Latina. 5. História da África e da Ásia: História da África: Comércio transaariano, Reinos da África Ocidental (Gana, Mali, Songai), impactos do tráfico de escravos, colonialismo europeu e independências. História da Ásia: Expansão dos Impérios Chineses (Dinastia Ming e Qing), Revolução Chinesa de 1949, modernização do Japão (Era Meiji), descolonização da Índia, conflitos contemporâneos (Coreia, Vietnã). 6. História Cultural: Movimentos Culturais e Artísticos: Renascimento e humanismo, Iluminismo e seus impactos culturais, Revolução Industrial e a cultura do trabalho, Modernismo e Pós-modernismo, cultura de massa no século XX. Patrimônio Histórico: Conceitos de patrimônio material e imaterial, tombamento de bens culturais, conservação e restauração, museologia. Cultura Popular e Erudita: Diferenças e interações entre cultura popular e cultura erudita, folclore, manifestações culturais regionais. 7. História das Ideias e das Instituições: Pensamento Político: Análise das ideias de pensadores como Platão, Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Montesquieu, Marx, Gramsci, Foucault. Sistemas de Governo: Evolução das monarquias absolutas, surgimento das repúblicas, parlamentarismo e presidencialismo, democracia e autoritarismo. Movimentos Sociais e Ideológicos: Socialismo utópico e científico, anarquismo, feminismo (primeira, segunda e terceira ondas), movimento pelos direitos civis, ambientalismo. 8. Educação Histórica: Metodologia do Ensino de História: Abordagens didáticas (ensino por competências, ensino por investigação), uso de tecnologias na sala de aula, estratégias para estimular o pensamento crítico. Avaliação em História: Métodos de avaliação formativa e somativa, elaboração de questões discursivas e objetivas, uso de portfólios e projetos. História Local e Regional: Importância de incluir a história local no currículo, métodos de pesquisa e ensino de história regional, conexão entre história local e nacional. 9. História Econômica: Sistemas Econômicos ao Longo da História: Impactos do feudalismo na Europa medieval, transição para o capitalismo, impacto do mercantilismo, economias coloniais. História do Trabalho: Evolução das relações de trabalho, sindicalismo, legislação trabalhista, mudanças no mundo do trabalho no século XXI. Pensamento Econômico: Análise de economistas e suas influências (Adam Smith, Ricardo, Keynes, Friedman, Marx), impacto das ideias econômicas na política e sociedade. 10. História das Relações Internacionais: Surgimento dos Estados Nacionais na Europa: Impactos do Tratado de Vestfália, formação das nações europeias, unificações italiana e alemã. Conflitos Internacionais: Análise de conflitos como as Guerras Napoleônicas, Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Guerra Fria, conflitos no Oriente Médio. Organizações Internacionais e Governança Global: História da Liga das Nações, ONU, OTAN, acordos econômicos internacionais (Bretton Woods, OMC), papel das organizações na solução de conflitos e promoção da paz.