Oferta!
Categorias: , Tags: , ,

Descrição

Apostila Concurso Professor de Inglês Pedro Velho RN 2024

  • Informações sobre o Concurso da Prefeitura Pedro Velho RN 2024
  • Nível: MÉDIO E SUPERIOR
  • Vagas: 153
  • Inscrições Até: 12/12/2024
  • Salário Até: R$ 10.000,00
  • Taxa de Inscrição: R$ 95,00 A R$ 115,00
  • Data da Prova: 12/01/2025
  • Banca Organizadora: FATEC Concursos

Garanta sua aprovação 

Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.

Amostra Grátis

A concorrência está acirrada, mas você pode se destacar! Através de nossas apostilas, você alcançará uma preparação eficiente e eficaz. Conteúdo completo, exercícios resolvidos e simulados: tudo o que você precisa para chegar preparado no dia da prova e garantir sua vaga no concurso da Prefeitura de Pedro Velho RN 2024.

Método Domina

 

Conteúdo Programático

Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

Didática: 1. Fundamentos da Didática. História e Evolução da Didática: Origens da didática: desenvolvimento histórico e principais pensadores (Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Dewey). Evolução das práticas didáticas ao longo do tempo. Didática no contexto contemporâneo: desafios e tendências. Princípios Éticos e Legais na Educação: Código de Ética do Educador. Legislação educacional brasileira: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Plano Nacional de Educação (PNE). Direitos e deveres dos educadores e alunos. Princípios de bioética na educação. 2. Teorias de Aprendizagem. Comportamentalismo: Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner). Aplicações do comportamentalismo na sala de aula. Cognitivismo: Teoria do processamento da informação. Aprendizagem significativa (Ausubel). Desenvolvimento cognitivo (Piaget). Sociointeracionismo: Teoria da aprendizagem social (Bandura). Zona de desenvolvimento proximal e mediação (Vygotsky). Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Humanismo: Teoria da autoatualização (Maslow). Aprendizagem experiencial (Rogers). Educação personalizada e centrada no aluno. Construtivismo: Teorias de Piaget e Vygotsky. Aprendizagem ativa e construção do conhecimento. Papel do educador como mediador. 3. Planejamento e Organização do Ensino. Planejamento Educacional: Conceitos de planejamento de ensino: importância e tipos. Elaboração de planos de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. Projetos pedagógicos: desenvolvimento, implementação e avaliação. Planejamento participativo e colaborativo. Currículo Escolar: Concepções de currículo: tradicional, crítico, integrado. Organização e desenvolvimento curricular. Interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): princípios, competências gerais e específicas, eixos estruturantes. 4. Metodologias e Técnicas de Ensino. Métodos Tradicionais de Ensino: Aula expositiva: características, vantagens e limitações. Método socrático: diálogo e questionamento. Ensino direto e instrução programada. Metodologias Ativas de Ensino: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): definição, etapas e aplicação. Aprendizagem por projetos: conceitos, planejamento e execução. Ensino híbrido e sala de aula invertida: conceitos, benefícios e desafios. Gamificação na educação: princípios, técnicas e exemplos práticos. Aprendizagem baseada em competências: desenvolvimento e avaliação de competências. Tecnologias Educacionais: Uso de recursos digitais na educação: lousa digital, aplicativos educacionais, plataformas de ensino a distância. Educação a distância (EaD): modalidades, ferramentas e desafios. Realidade aumentada e virtual na educação. Inteligência artificial e aprendizado adaptativo. 5. Avaliação da Aprendizagem. Concepções de Avaliação: Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Avaliação mediadora e participativa. Critérios e instrumentos de avaliação. Técnicas e Instrumentos de Avaliação: Provas e testes: elaboração, aplicação e análise. Avaliação por portfólio. Autoavaliação e avaliação entre pares. Rubricas e matrizes de avaliação. Feedback e Reajuste do Ensino: Importância do feedback na aprendizagem. Técnicas de feedback construtivo. Uso dos resultados da avaliação para o planejamento e reajuste do ensino. 6. Gestão da Sala de Aula. Ambiente de Aprendizagem: Organização física da sala de aula. Clima escolar: relações interpessoais e motivação. Gestão de conflitos e disciplina. Dinâmicas de Grupo e Trabalho Colaborativo: Técnicas de dinâmicas de grupo. Aprendizagem cooperativa e trabalho em equipe. Estratégias para promover a participação ativa dos alunos. 7. Inclusão e Diversidade na Educação. Educação Inclusiva: Conceitos e princípios da educação inclusiva. Políticas públicas e legislação sobre inclusão escolar. Práticas pedagógicas inclusivas: adaptação curricular, recursos de acessibilidade. Educação para a Diversidade: Educação étnico-racial. Gênero e sexualidade na educação. Educação para alunos com necessidades especiais e altas habilidades. Equidade na Educação: Estratégias para promover a equidade. Políticas de ações afirmativas. Desafios e soluções para uma educação equitativa. 8. Psicopedagogia na Didática. Relação entre Psicopedagogia e Didática: Conceitos básicos de psicopedagogia. Aplicação de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente. Intervenções psicopedagógicas no contexto escolar. Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Funções executivas e seu impacto na aprendizagem. Estratégias para desenvolvimento de habilidades cognitivas. 9. Inovação e Tendências em Didática. Educação 4.0: Conceito e características da Educação 4.0. Competências para o século XXI. Personalização da aprendizagem através da tecnologia. Neurociência e Educação: Princípios básicos da neurociência aplicados à educação. Processos neurobiológicos da aprendizagem. Estratégias didáticas baseadas no funcionamento do cérebro. Design Thinking na Educação: Conceito e etapas do design thinking. Aplicação do design thinking no desenvolvimento de projetos educacionais. Inovação pedagógica e resolução de problemas. 10. Legislação e Políticas Educacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Princípios e diretrizes da LDB. Estrutura e organização da educação brasileira. Direitos e deveres dos profissionais da educação e dos estudantes. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Princípios e objetivos da BNCC. Competências gerais e específicas. Implementação e impactos da BNCC no currículo escolar. Planos Nacionais e Regionais de Educação: Plano Nacional de Educação (PNE): metas e estratégias. Planos Municipais e Estaduais de Educação. Políticas de financiamento e gestão da educação. 11. Pesquisa em Didática. Metodologia de Pesquisa Educacional: Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, mista. Etapas da pesquisa educacional: definição do problema, revisão de literatura, metodologia, coleta e análise de dados. Ética na pesquisa educacional. Pesquisa-Ação: Conceito e características da pesquisa-ação. Aplicação da pesquisa-ação na prática docente. Benefícios e desafios da pesquisa-ação. Publicação e Disseminação de Resultados: Redação científica e formatação de artigos. Apresentação de resultados em eventos acadêmicos. Disseminação de boas práticas e inovação pedagógica. 12. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte.

 

Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

1. Conhecimentos Específicos de Língua Inglesa Este tópico deve englobar uma análise profunda da estrutura da língua inglesa e suas diferentes áreas de conhecimento. Linguística e Fonologia da Língua Inglesa: Fonemas e alofones do inglês. Princípios da fonética e fonologia: sons vocálicos e consonantais, entonação, acentuação e ritmo. Fonologia contrastiva: comparação entre sons do inglês e do português. Morfologia e Sintaxe: Estrutura e formação de palavras (afixação, composição, derivação). Classes gramaticais: verbos, adjetivos, advérbios, preposições, conjunções, entre outras. Estruturas de frases: ordem dos elementos, concordância verbal e nominal, uso de tempos verbais (simples, contínuos, perfeitos). Voz passiva, discurso indireto e orações subordinadas. Aspectos da negação e da interrogação em inglês. Semântica e Pragmatismo: Significado lexical e contextual. Ambiguidade lexical e estrutural. Análise de discurso: implicaturas, pressupostos e deixis. Funções comunicativas e uso da língua em diferentes contextos. Aspectos Culturais: Cultura dos países de língua inglesa (EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, entre outros). Diferenças culturais e seus reflexos na linguagem. Literatura inglesa e americana: principais autores, obras e movimentos literários. Inglês Instrumental: Leitura e interpretação de textos técnicos e científicos. Estratégias de leitura: skimming, scanning, inferência e dedução. Técnicas de tradução e versões. 2. Teoria e Metodologia de Ensino de Língua Inglesa Este tópico envolve conhecimentos pedagógicos e as melhores práticas para o ensino da língua inglesa como segunda língua ou língua estrangeira. Abordagens e Métodos de Ensino: Métodos tradicionais (Gramática-Tradução, Método Direto, Audiolingual). Abordagens contemporâneas (Abordagem Comunicativa, Abordagem Lexical, Abordagem Humanística). Ensino baseado em tarefas e problemas. Abordagem de ensino para habilidades integradas: leitura, escrita, audição e fala. Desenvolvimento de Material Didático: Criação de materiais contextualizados para o ensino de língua inglesa. Uso de recursos multimídia e tecnologia no ensino de línguas. Produção de atividades de leitura, escrita, escuta e fala. Avaliação de livros didáticos e outros recursos. Avaliação e Planejamento de Aula: Tipos de avaliação: diagnóstica, formativa, somativa. Planejamento de aulas com foco em objetivos de aprendizagem específicos. Elaboração de planos de aula baseados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas diretrizes para o ensino de línguas. Uso de testes padronizados (TOEFL, IELTS) para avaliação da proficiência. 3. Psicopedagogia e Educação Esta área abrange os princípios pedagógicos e psicológicos do ensino. Psicologia da Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Estilos de aprendizagem (auditivo, visual, cinestésico). Motivação e estratégias para engajamento dos alunos no ensino de línguas. Inclusão e Diversidade no Ensino de Línguas: Práticas inclusivas no ensino de inglês para alunos com necessidades especiais. Ensino para alunos neurodivergentes e estratégias de diferenciação pedagógica. Adaptação de materiais e avaliações para a diversidade de alunos. Gestão de Sala de Aula: Estratégias de manejo de sala de aula em contextos multilíngues e multiculturais. Dinâmicas de grupo e trabalho colaborativo no ensino de línguas. Resolução de conflitos e desenvolvimento de um ambiente de aprendizado positivo. 4. Conhecimentos Gerais e Legislação Educacional. Este tópico inclui a legislação e normas educacionais, bem como aspectos amplos de cultura e atualidades. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Diretrizes para o ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio. Competências gerais da educação básica e sua aplicação no ensino de línguas. Princípios da interdisciplinaridade e contextualização no ensino de inglês. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Princípios e finalidades da educação nacional. Organização dos níveis e modalidades de ensino. Educação inclusiva e políticas públicas educacionais. Atualidades e Contexto Social: Principais eventos e questões globais relacionados ao ensino e uso da língua inglesa. Movimentos sociais e educacionais no contexto de ensino de línguas. Impacto das novas tecnologias no ensino de línguas.

Apostila Concurso Professor de Inglês Pedro Velho RN 2024

Depoimentos

Domina Concursos

"Olá, gostaria de agradecer pelo envio e parabenizá-los pela organização dos materiais e do site Domina Concursos."

Pref paty do alferes rj 2020 técnico em informática
5
Domina Concursos

"Muito obrigada! Prabéns pelo material, é de ótima qualidade e nem acreditei que 13$ seria tão bom! Mas amei muito. Parabéns!"

Ifsul rs 2020 professor D I Design II
5
Domina Concursos

"Excelente material, parabéns, obrigada!"

Prefeitura de pomerode sc 2021 técnico em enfermegem
5
Domina Concursos

"Constatei que são uma empresa de verdade, pois tem uma empresa falsa na internet, fingindo que vende materia. Irei indicar a empresa de vcs para outras pessoas com certeza. Amei o material, super completo, na íntegra. Parabens pelo trabalho de vocês."

Ufram 2021 técnico de laboratório fisiologia humana
5

FAQ

Trabalhamos com o Pagarme e Mercado Pago, o maior sistema de compras online do Brasil, uma empresa que garante sua segurança nas transações. A Domina Concursos está no mercado há muitos anos, se tornando uma empresa transparente em desenvolvimento e comércio de apostilas. Atualmente contamos com uma equipe especializada que trabalham com o objetivo de desenvolver um material de qualidade e priorizar o atendimento/suporte aos clientes.

Assim que for confirmado o pagamento, a apostila será enviada em no máximo 72 horas para o seu e-mail, porém certifique-se de que o e-mail cadastrado no momento da compra está correto.

A apostila digital possui frete grátis, pois é enviada para o e-mail do cliente.

Em alguns casos, o e-mail enviado com o link para download cai na caixa de lixo eletrônico ou spam. Consulte sempre essa caixa, especialmente se seu e-mail for do BOL, UOL, HOTMAIL, GMAIL ou YAHOO!

Sua Apostila é digital, ela será enviada por e-mail através de um link para download, com instruções passo a passo de como efetuar o download. .

A apostila é enviada em formato PDF. Se não tiver conhecimento desse tipo de arquivo, é enviado um link explicando como baixar e/ou atualizar o programa para execução do mesmo.

Você precisará de dois programas que geralmente já estão instalados nos computadores:

  • Acrobat Reader (leitor de PDF)
  • WINRAR

Sim, você pode imprimir qualquer apostila normalmente.

A apostila digital pode ser aberta em qualquer computador, tablet ou smartphone, permitindo que você estude em qualquer lugar, até no caminho do trabalho!

Caso você tenha dificuldades em abrir a apostila no seu celular, certifique-se de que ele possui um leitor de PDF.

Se precisar de ajuda para abrir o material, entre em contato conosco pelo e-mail contato@dominaconcursos.com.br.

Geralmente as empresas possuem bloqueios que impossibilitam a abertura de arquivos que não sejam pertinentes ao trabalho. Se for esse o caso, você pode ter dificuldade em abrir seu arquivo.

Brindes

Material Atualizado de acordo com o edital

A Domina Concursos está sempre inovando e de reinventando para oferecer o carinho e a atenção que você merece. Desenvolvemos materiais digitais no formato PDF, sempre visando atender e superar suas expectativas. Aproveite e adquira seu material com um super desconto.

Inicie hoje mesmo seus estudos!!!
Você ainda receberá vários Brindes

  • Como estudar para concursos
  • Dicas para ser aprovado em concursos
  • Curso de leitura dinâmica
  • Guia da reforma ortográfica
  • Brindes Extras