Descrição
Apostila Professor de LIBRAS Pedreiras MA 2024
Conquiste sua vaga no concurso da Prefeitura de Pedreiras MA 2024 e prepare-se com o melhor material!
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas por especialistas com vasta experiência no setor educacional e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Pedreiras MA 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Só hoje, de R$79,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; 2. Tipologia textual; 3. Domínio da ortografia oficial; 4. Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; 5. Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; 6. Orações Coordenadas e Subordinadas; 7. Sinais de pontuação; 8. Emprego do sinal indicativo de crase; 9. Concordância Verbal e Nominal; 10. Regência nominal e verbal; 11. Sintaxe da oração e do período; 12. Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; 13. Regras de acentuação; Pontuação; 14. Figuras e vícios de linguagem; 15. Figuras de pensamento; 16. Emprego e Significação das palavras.
Conhecimentos Pedagógicos: 1. Teorias da Educação: 1.1 Principais teorias e pensadores da educação (Piaget, Vygotsky, Paulo Freire etc.); 1.2 Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. 2. Didática e Metodologia de Ensino: 2.1 Planejamento e organização do ensino; 2.2 Estratégias e técnicas de ensino; 2.3 Avaliação da aprendizagem; 2.4 Projeto político-pedagógico (PPP). 3. Legislação Educacional: 3.1 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); 3.2 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); 3.3 Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); 3.4 Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN); 3.5 Plano Nacional de Educação (PNE). 4. Currículo e Programas Educacionais: 4.1 Concepções de currículo; 4.2 Construção e implementação de currículos; 4.3 Inclusão e diversidade no currículo escolar. 5. Psicologia da Educação: 5.1 Psicologia do desenvolvimento; 5.2 Psicologia da aprendizagem; 5.3 Motivação e suas implicações na aprendizagem. 6. Tecnologias na Educação: 6.1 Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino; 6.2 Ambientes virtuais de aprendizagem; 6.3 Recursos educacionais digitais. 7. Gestão Escolar: 7.1 Organização e gestão da escola; 7.2 Liderança e gestão de pessoas; 7.3 Planejamento e avaliação institucional. 8. Educação Inclusiva: 8.1 Políticas e práticas de inclusão escolar; 8.2 Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE); 8.3 Acessibilidade e adaptações curriculares; 8.4 Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência;8.5 Formação e Valorização do Professor; 8.6 Gestão democrática da Educação; 8.7 Evolução Histórica da Educação Brasileira; 8.8 Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
O professor bilíngue e a noção de trabalho colaborativo; O currículo e a inclusão escolar de surdos; Interpretação/tradução; Legislação sobre a Libras e suas implicações; educação infantil para as crianças surdas, ou com deficiência auditiva; O Ensino Fundamental para estudantes surdos, ou com deficiência Auditiva; A articulação do trabalho do/a Professor/a DA e Professor LIBRAS e as professores/as da Educação Infantil; A articulação do trabalho do/a Professor/a DA e Professor LIBRAS e os/as professores/as do Ensino Fundamental; A inclusão escolar bilíngue dos/as estudantes surdos, ou com deficiência Auditiva: princípios, história, políticas e perspectivas do Ensino de surdos na escola regular, no Brasil; Atuação do professor ouvinte na relação com o/a estudante surdo/a; As interações da criança surda no diferentes tempos e espaço da Unidade de Ensino; A língua de sinais como primeira língua; Bilinguismo e surdez: a evolução dos conceitos no domínio da linguagem; questões contemporâneas sobre a educação de surdos no Brasil.