Descrição
Apostila Professor de Matemática Manhuaçu MG 2024
Conquiste sua vaga no concurso da Prefeitura de Manhuaçu MG 2024 e prepare-se com o melhor material!
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas por especialistas com vasta experiência no setor educacional e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura Manhuaçu MG 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Só hoje, de R$85,98 por R$42,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual e gêneros textuais. 3. Denotação e conotação. 4. Recursos verbais, não verbais e multissemióticos. 5. Argumentação, opinião e informação. 6. Estratégias argumentativas. 7. Funções da linguagem. 8. Figuras de linguagem. 9. Coesão e coerência textuais. 10. Noções de variação linguística. 11. Conhecimentos gerais sobre a norma-padrão da língua e a gramática tradicional. 12. Classes de palavras. 13. Sinonímia, antonímia e polissemia. 14. Concordância verbal e nominal. 15. Regência verbal e nominal. 16. Uso do sinal indicativo de crase. 17. Pontuação. 18. Ortografia. 19. Acentuação gráfica. 20. Formação de palavras. 21. Colocação pronominal.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Números: conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Operações fundamentais, sistema de numeração, divisibilidade, fator de decomposição, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, operações com frações, representação decimal, números decimais periódicos e não periódicos. Mínimo Múltiplo Comum – MMC e Máximo Divisor Comum – MDC. 2. Matemática comercial: razões, proporções, regra de três simples e composta. Porcentagem, juros simples e juros composto. Desconto. 3. Estatística: conceitos fundamentais de estatística descritiva (população, amostra e amostragem). Organização de dados (tabelas e gráficos). Medidas de tendência central (média, moda e mediana). 4. Sequências: progressões aritméticas e geométricas. 5. Cálculo algébrico: equações do 1° grau. Raízes de uma equação algébrica. 6. Funções: conceitos de função: funções reais de uma variável, gráfico, domínio e imagem. Funções polinomiais e funções exponenciais. 7. Geometria plana: áreas e perímetros de triângulos, quadriláteros e circunferências. 8. Probabilidade: probabilidade de um evento. 9. Noções básicas da lógica matemática: proposições, problemas com tabelas, argumentação e associação lógica. 10. Verdades e mentiras: resolução de problemas. 11. Diagramas lógicos e sequências lógicas. Casa de pombos. 12. Orientação espacial e temporal.
Legislação: 1. Base Nacional Comum Curricular – Introdução e Estrutura da BNCC. 2. Currículo Referência de Minas Gerais – Educação Infantil e Ensino Fundamental. 3. Constituição Federal da República Federativa do Brasil – Título VIII, Cap. III, Seção I: Da Educação. 4. Decreto nº 11.079, de 23 de maio de 2022 – Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. 5. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. 6. Diretrizes Curriculares para a Educação Especial na Educação Básica. 7. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. 8. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 9. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 – Inclusão no currículo da temática História e Cultura Afro-Brasileira. 10. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008 – Inclusão no currículo da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. 11. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 – Plano Nacional de Educação. 12. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 13. Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020 – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento. da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Conhecimentos Gerais: 1. Conhecimentos básicos sobre o ordenamento jurídico brasileiro. 2. Atualidades sobre o Estado de Minas Gerais e sobre o Brasil. 3. Conhecimentos históricos, geográficos, políticos, econômicos, culturais e sociais sobre o Brasil, o Estado de Minas Gerais e o Município de Manhuaçu.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Números: 1. Definições, propriedades, operações fundamentais e representações dos conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. 2. Sistema de numeração, divisibilidade, fatoração, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, valor absoluto. 3. Progressões aritmética e geométricas: termo geral e soma de termos.
Álgebra: 1. Equações polinomiais: definição, propriedades, resolução, conjuntos universo e solução. 2. Inequação de 1º e 2º graus: resolução, interpretação geométrica, sistema de inequações. 3. Sistemas de equações e, ou, inequações: resolução, interpretação algébrica e geométrica e análise. 4. Polinômios de coeficientes reais: definições, propriedades e operações. 5. Grandezas direta e inversamente proporcionais, regra de três simples e composta. 6. Funções polinomiais: definição, representações algébrica e gráfica, conjuntos domínio e imagem, e operações com funções. 7. Modelagem de uma situação problema usando funções.
Geometria: 1. Polígonos e circunferência: definição e propriedades. 2. Arcos e ângulos. 3. Triângulos: elementos, semelhança e relações métricas. 4. Trigonometria no triângulo retângulo. 5. Áreas e perímetro de figuras planas: polígonos e circunferência. 6. Simetrias de translação, rotação e reflexão. 7. Prisma, pirâmide, cilindro e cone: definições e propriedades.
Grandezas e Medidas: 1. Problemas sobre medidas envolvendo grandezas, medições. 2. Ângulos: noção, usos e medida. 3. Comprimento e área de figuras planas. 4. Prisma, pirâmide, cilindro e cone: áreas e volumes.
Probabilidade e Estatística: 1. Resolver problemas usando o princípio multiplicativo da contagem. 2. Cálculo de probabilidade simples. 3. Tabelas e gráficos: leitura, construção e interpretação. 4. Planejamento de pesquisa, coleta, organização, registro de dados. 5. Amplitude, medidas de tendência central e de dispersão de um conjunto de dados.
Estratégias de Ensino: 1. Resolução de problemas.
Avaliação: 1. Avaliação tradicional e avaliação formativa. 2. Avaliação e o planejamento da atividade docente. 3. Instrumentos de avaliação.
Investigação Matemática: 1. Investigar em Matemática. 2. Aula investigativa.
Análise de Erros: 1. O erro na aula de Matemática. 2. O uso da análise de erro no ensino de Matemática.
Currículo de Matemática: 1. Os documentos oficiais e a discussão sobre eles: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): objetivos e fundamentos pedagógicos do ensino de Matemática, suas competências e habilidades. Currículo de Referência de Minas Gerais: o componente curricular de Matemática, suas diretrizes, competências e habilidades. 2. Concepções e perspectivas sobre currículo. 3. Relação entre currículo e as perspectivas de educação matemática. 4. Relação entre currículo e avaliação de larga escala.