Descrição
Apostila Concurso Professor de Matemática Natal RN 2024
- Informações sobre o Concurso da Prefeitura de Natal RN 2024
- Nível: SUPERIOR
- Vagas: 710
- Inscrições Até: 16/12/2024
- Salário Até: R$ 3.315,41
- Taxa de Inscrição: A DEFINIR
- Data da Prova: 12/01/2025
- Banca Organizadora: COMPERVE
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
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Conteúdo Programático (2245 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Lingua Portuguesa: 1. Organização do texto: 1.1. Propósito comunicativo; 1.2. Tipos de texto (dialogal, descritivo, narrativo, injuntivo, explicativo e argumentativo); 1.3. Gêneros discursivos; 1.4. Mecanismos coesivos; 1.5. Citação do discurso alheio; 1.6. Informações implícitas; 2. Conhecimento linguístico: 2.1. Variação linguística; 2.2. Classes de palavras: usos e adequações; 2.3. Organização do período simples e do período composto; 2.4. Pontuação; 2.5. Regência verbal e regência nominal; 2.6. Concordância verbal e concordância nominal.
Legislação: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Artigos 205 a 214. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei Complementar n° 241, de 19 de janeiro de 2024, do Município de Natal/RN.
Didática: concepções e contextos históricos: contexto histórico em que surgiu e se desenvolve a Didática; Didática: conceito, objeto e conteúdo; relação e fundamentos com a Psicologia da Aprendizagem, a Sociologia, a Antropologia e a Política Educacional; Didática e tendências pedagógicas. 2. Bases Legais da Prática Pedagógica na educação básica: a Didática e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. 3. A Escola. O ensino na escola do século XXI: função social e política da escola; escola, criança, adolescência e juventude; escola e cidadania no século XXI; o currículo, o Projeto Político Pedagógico e o contexto educacional, referências curriculares; a Educação Integral; aprendizagem e desenvolvimento como direitos à educação; a diversidade na sala de aula; os tempos e espaços na educação. 4. As categorias da didática e o ensino/aprendizagem na escola. O planejamento de atividades de ensino/aprendizagem: aprendizagem e ensino; fundamentos da Psicologia da Aprendizagem; áreas de conhecimentos; unidades temáticas, objetos de conhecimento; Didática; objetivos de ensino; formulação, relações com os documentos legais e com o projeto pedagógico da escola; os conteúdos escolares; tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; habilidades e competências na educação básica; seleção e organização dos conteúdos de ensino: critérios; formas de organização disciplinar no currículo; métodos e metodologias ativas; enfoques teórico e metodológico; formação de conceitos teóricos (científicos) e de habilidades; aulas expositivas com base na pedagogia tradicional e na aprendizagem significativa; trabalhos em grupo e colaborativos; estudo dirigido; métodos de projetos; o método de solução de problemas; o método e a questão da criatividade; regulação das aprendizagens, metacognição e aprender a aprender; desenvolvimento da autonomia e da crítica na escola; formação de atitudes e valores; ensinar a formular perguntas; procedimentos de ensino e recursos didáticos; as novas tecnologias da comunicação e da informação e o ensino; avaliação do processo da aprendizagem, finalidades e tipos de avaliação; avaliações externas; erros e dificuldades de aprendizagem; evasão escola; planejamento e gestão das atividades de ensino na educação infantil e no ensino fundamental anos iniciais. 5. Linguagem, aprendizagem e interações comunicativas na sala de aula: comunicação pedagógica; habilidades cognitivo-linguísticas e aprendizagem. 6. Educação Especial: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da pessoa com deficiência); atenção a estudantes e peculiaridades do ensino e da aprendizagem. 7. Prática Pedagógica Profissional: inovação pedagógica; formação continuada, estratégias formativas e desenvolvimento profissional para o ensino; a pesquisa, a reflexão e a crítica profissional docente.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Matemática 2. Números e Operações 2.1 Sistemas de Numeração Princípios e características. Conjuntos Numéricos: números naturais, inteiros, racionais e irracionais, reais. 2.2 Problemas envolvendo as operações básicas e seus significados Proporcionalidade. Porcentagem e juros. Radicais: conceitos e operações. 3. Transformações e Relações Equações e Inequações do 1º e do 2º grau. Problemas e Sistema de Equações do 1º e do 2º graus. Expressões Algébricas: conceitos, operações, produtos notáveis e fatoração. Funções do 1º grau. 4. Espaço e Forma Figuras Geométricas Planas e Espaciais. Ângulos, Curvas, Posições Relativas de Retas no plano: paralelismo e perpendicularismo. Deslocamento de Figuras num Plano: simetrias, isometrias, homotetias. Polígonos e Sólidos Geométricos: conceitos, características, propriedades. Triângulos. Quadriláteros. A Circunferência, O círculo e A Esfera. Figuras Semelhantes ou Congruentes. 5. Grandezas e Medidas Medidas: conceitos, unidades e instrumentos. Medidas Convencionais e Não Convencionais. Medidas de Comprimento, de Superfície, de Capacidade, de Massa, de volume e de Tempo. O Sistema Métrico Decimal. Sistema Monetário Brasileiro. Perímetro e Área de Figuras Planas. Relações Métricas num Triângulo. Teorema de Pitágoras. Teorema de Tales. Razões Trigonométricas. 6. Incerteza e Tratamento da Informação Estatística Descritiva: variável, população e amostra. Leitura e Interpretação de Tabelas e Gráficos. Média, Moda e Mediana. Problema de contagem e o princípio multiplicativo. Possibilidade ou chance de um evento. Raciocínio combinatório e a noção de probabilidade.