Descrição
Apostila Professor Educação Especial Nova Palmeira PB 2024
- Informações sobre a Apostila Concurso Professor Educação Especial Nova Palmeira PB 2024
- Nível: Fundamental, Médio e Superior
- Vagas: 134
- Inscrições Até: 27/11/2024
- Salário Até: R$4.294,28
- Taxa de Inscrição: R$85,00 A R$115,00
- Data da Prova: 27/12/202
- Banca Organizadora: FACET CONCURSOS
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
A concorrência está acirrada, mas você pode se destacar! Através de nossas apostilas, você alcançará uma preparação eficiente e eficaz. Conteúdo completo, exercícios resolvidos e simulados: tudo o que você precisa para chegar preparado no dia da prova e garantir sua vaga neste concurso da Prefeitura Nova Palmeira PB 2024.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Didática: 1. Fundamentos da Didática. História e Evolução da Didática: Origens da didática: desenvolvimento histórico e principais pensadores (Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Dewey). Evolução das práticas didáticas ao longo do tempo. Didática no contexto contemporâneo: desafios e tendências. Princípios Éticos e Legais na Educação: Código de Ética do Educador. Legislação educacional brasileira: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Plano Nacional de Educação (PNE). Direitos e deveres dos educadores e alunos. Princípios de bioética na educação. 2. Teorias de Aprendizagem. Comportamentalismo: Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner). Aplicações do comportamentalismo na sala de aula. Cognitivismo: Teoria do processamento da informação. Aprendizagem significativa (Ausubel). Desenvolvimento cognitivo (Piaget). Sociointeracionismo: Teoria da aprendizagem social (Bandura). Zona de desenvolvimento proximal e mediação (Vygotsky). Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Humanismo: Teoria da autoatualização (Maslow). Aprendizagem experiencial (Rogers). Educação personalizada e centrada no aluno. Construtivismo: Teorias de Piaget e Vygotsky. Aprendizagem ativa e construção do conhecimento. Papel do educador como mediador. 3. Planejamento e Organização do Ensino. Planejamento Educacional: Conceitos de planejamento de ensino: importância e tipos. Elaboração de planos de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. Projetos pedagógicos: desenvolvimento, implementação e avaliação. Planejamento participativo e colaborativo. Currículo Escolar: Concepções de currículo: tradicional, crítico, integrado. Organização e desenvolvimento curricular. Interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): princípios, competências gerais e específicas, eixos estruturantes. 4. Metodologias e Técnicas de Ensino. Métodos Tradicionais de Ensino: Aula expositiva: características, vantagens e limitações. Método socrático: diálogo e questionamento. Ensino direto e instrução programada. Metodologias Ativas de Ensino: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): definição, etapas e aplicação. Aprendizagem por projetos: conceitos, planejamento e execução. Ensino híbrido e sala de aula invertida: conceitos, benefícios e desafios. Gamificação na educação: princípios, técnicas e exemplos práticos. Aprendizagem baseada em competências: desenvolvimento e avaliação de competências. Tecnologias Educacionais: Uso de recursos digitais na educação: lousa digital, aplicativos educacionais, plataformas de ensino a distância. Educação a distância (EaD): modalidades, ferramentas e desafios. Realidade aumentada e virtual na educação. Inteligência artificial e aprendizado adaptativo. 5. Avaliação da Aprendizagem. Concepções de Avaliação: Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Avaliação mediadora e participativa. Critérios e instrumentos de avaliação. Técnicas e Instrumentos de Avaliação: Provas e testes: elaboração, aplicação e análise. Avaliação por portfólio. Autoavaliação e avaliação entre pares. Rubricas e matrizes de avaliação. Feedback e Reajuste do Ensino: Importância do feedback na aprendizagem. Técnicas de feedback construtivo. Uso dos resultados da avaliação para o planejamento e reajuste do ensino. 6. Gestão da Sala de Aula. Ambiente de Aprendizagem: Organização física da sala de aula. Clima escolar: relações interpessoais e motivação. Gestão de conflitos e disciplina. Dinâmicas de Grupo e Trabalho Colaborativo: Técnicas de dinâmicas de grupo. Aprendizagem cooperativa e trabalho em equipe. Estratégias para promover a participação ativa dos alunos. 7. Inclusão e Diversidade na Educação. Educação Inclusiva: Conceitos e princípios da educação inclusiva. Políticas públicas e legislação sobre inclusão escolar. Práticas pedagógicas inclusivas: adaptação curricular, recursos de acessibilidade. Educação para a Diversidade: Educação étnico-racial. Gênero e sexualidade na educação. Educação para alunos com necessidades especiais e altas habilidades. Equidade na Educação: Estratégias para promover a equidade. Políticas de ações afirmativas. Desafios e soluções para uma educação equitativa. 8. Psicopedagogia na Didática. Relação entre Psicopedagogia e Didática: Conceitos básicos de psicopedagogia. Aplicação de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente. Intervenções psicopedagógicas no contexto escolar. Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Funções executivas e seu impacto na aprendizagem. Estratégias para desenvolvimento de habilidades cognitivas. 9. Inovação e Tendências em Didática. Educação 4.0: Conceito e características da Educação 4.0. Competências para o século XXI. Personalização da aprendizagem através da tecnologia. Neurociência e Educação: Princípios básicos da neurociência aplicados à educação. Processos neurobiológicos da aprendizagem. Estratégias didáticas baseadas no funcionamento do cérebro. Design Thinking na Educação: Conceito e etapas do design thinking. Aplicação do design thinking no desenvolvimento de projetos educacionais. Inovação pedagógica e resolução de problemas. 10. Legislação e Políticas Educacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Princípios e diretrizes da LDB. Estrutura e organização da educação brasileira. Direitos e deveres dos profissionais da educação e dos estudantes. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Princípios e objetivos da BNCC. Competências gerais e específicas. Implementação e impactos da BNCC no currículo escolar. Planos Nacionais e Regionais de Educação: Plano Nacional de Educação (PNE): metas e estratégias. Planos Municipais e Estaduais de Educação. Políticas de financiamento e gestão da educação. 11. Pesquisa em Didática. Metodologia de Pesquisa Educacional: Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, mista. Etapas da pesquisa educacional: definição do problema, revisão de literatura, metodologia, coleta e análise de dados. Ética na pesquisa educacional. Pesquisa-Ação: Conceito e características da pesquisa-ação. Aplicação da pesquisa-ação na prática docente. Benefícios e desafios da pesquisa-ação. Publicação e Disseminação de Resultados: Redação científica e formatação de artigos. Apresentação de resultados em eventos acadêmicos. Disseminação de boas práticas e inovação pedagógica. 12. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Especificos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Fundamentos da Educação Especial: História e Legislação da Educação Especial: Evolução histórica da educação especial, principais marcos legais e políticas públicas no Brasil (LDB, ECA, Lei Brasileira de Inclusão). Princípios da Educação Inclusiva: Concepções de inclusão, acessibilidade, equidade, e direitos humanos na educação. Modelos de Atendimento Educacional Especializado (AEE): Tipos de serviços e recursos, papel do AEE na escola regular, articulação com o ensino regular.2. Neurodiversidade e Educação; Conceito de Neurodiversidade: Entendimento da neurodiversidade como uma variação natural do cérebro humano, reconhecimento e valorização das diferenças neurológicas. Tipos de Neurodivergências: Características e necessidades educacionais de crianças com autismo (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, discalculia, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), entre outros. Adaptações Curriculares: Estratégias para adaptar o currículo às necessidades de alunos neurodivergentes, individualização do ensino, diferenciação pedagógica. 3. Avaliação e Diagnóstico: Avaliação Psicopedagógica: Ferramentas e métodos para a identificação de dificuldades de aprendizagem, avaliação funcional, elaboração de planos educacionais individualizados (PEI). Diagnóstico Educacional: Papel do professor na identificação precoce de sinais de neurodivergência, colaboração com outros profissionais (psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogos). Acompanhamento e Monitoramento do Desenvolvimento: Técnicas para acompanhar o progresso dos alunos, ajustes no PEI conforme necessário. 4. Metodologias e Práticas Pedagógicas; Ensino Estruturado e TEACCH: Princípios e aplicação do método TEACCH para crianças com autismo, uso de suportes visuais, organização do ambiente. Análise do Comportamento Aplicada (ABA): Princípios da ABA, aplicação de técnicas comportamentais no ambiente escolar, reforço positivo. Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividades Lúdicas: Uso de jogos e atividades lúdicas como ferramentas de ensino para crianças neurodivergentes, adaptação de jogos tradicionais. 5. Tecnologia Assistiva e Recursos Educacionais; Tecnologias Assistivas: Ferramentas e dispositivos que auxiliam na aprendizagem e comunicação de crianças neurodivergentes, como softwares educativos, pranchas de comunicação alternativa, e tablets. Recursos Didáticos Inclusivos: Criação e utilização de materiais pedagógicos adaptados, livros em formato acessível, materiais multisensoriais. Ambientes de Aprendizagem Inclusivos: Organização da sala de aula, uso de mobiliário adaptado, sinalização acessível, redução de barreiras físicas e atitudinais. 6. Aspectos Psicológicos e Emocionais: Desenvolvimento Emocional e Social: Estratégias para promover a inclusão social, desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais em crianças neurodivergentes. Gerenciamento de Comportamentos Desafiadores: Técnicas para lidar com comportamentos desafiadores, criação de planos de intervenção comportamental, uso de reforçadores. Bemestar Psicológico: Promoção do bem-estar emocional dos alunos, estratégias para reduzir o estresse e a ansiedade, construção de uma autoimagem positiva. 7. Trabalho Colaborativo e Interdisciplinar: Trabalho em Equipe: Colaboração entre professores, especialistas, pais e alunos para desenvolver e implementar estratégias educacionais eficazes. Participação da Família: Importância da participação ativa da família no processo educacional, estratégias para fortalecer a parceria escola-família. Rede de Apoio e Serviços Complementares: Integração de serviços de saúde, assistência social e outras áreas no suporte às crianças neurodivergentes. 8. Ética e Prática Profissional: Princípios Éticos na Educação Especial: Respeito à dignidade e aos direitos dos alunos, confidencialidade, equidade no tratamento. Desafios Éticos na Prática: Tomada de decisão em situações complexas, manejo de dilemas éticos na educação especial. Educação Continuada e Formação Profissional: Importância da formação contínua para professores de educação especial, participação em cursos, workshops e congressos. 9. Políticas Públicas e Inclusão. Implementação de Políticas de Inclusão: Aplicação das diretrizes da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, desafios e oportunidades. Financiamento e Recursos: Entendimento dos mecanismos de financiamento e alocação de recursos para a educação especial, como captar recursos adicionais. Advocacia e Defesa de Direitos: Papel do professor como defensor dos direitos das crianças neurodivergentes, promoção da inclusão em todos os níveis educacionais.