Descrição
Apostila Professor Educação Infantil SME Palmas TO 2024
Conquiste sua vaga no concurso da Secretária Municipal de Palmas TO 2024 e prepare-se com o melhor material!
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas por especialistas com vasta experiência no setor educacional e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da SME Palmas TO 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Só hoje, de R$85,98 por R$42,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático (1478 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Análise global do texto. Acentuação gráfica. Discurso direto e indireto. Emprego das Classes Gramaticais. Estruturação do texto e dos parágrafos: recursos de coesão e coerência. Figuras e funções da linguagem. Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Gêneros textuais. Interpretação de textos: variedade de textos e adequação de linguagem. Informações literais e inferências. Noções de Linguística Geral. Ortografia. Pontuação. Processos de coordenação e subordinação. Regência verbal e nominal. Relações entre fonemas e grafias. Sintaxe: Termos da oração. Significação contextual de palavras e expressões. Redação de correspondências oficiais.
História e Geografia de Tocantins: Geopolítica do Tocantins. Povoamento e expansão através da exploração do ouro, da navegação, das atividades de mineração e da agropecuária. O processo de criação do Estado e suas diferentes fases (períodos Colonial, Imperial e Republicano). A construção da Rodovia Federal BR-153 e seus impactos na economia e sociedade tocantinenses. Organização política e territorial, divisão política, regiões administrativas, regionalização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hierarquia urbana, símbolos, estrutura dos poderes. Patrimônio histórico e cultural, manifestações culturais. Movimentos políticos. Estudos da população e sua dinâmica populacional, migração, estrutura etária. Indígenas e quilombolas. Vegetação, clima, hidrografia e relevo. Matriz produtiva, matriz energética e matriz de transporte. Unidades de conservação. História, Geografia e Geopolítica de Palmas: formação, localização geográfica e divisão política, vegetação, hidrografia e clima, meio ambiente e população. Urbanização e sociedade. Poderes: judiciário, legislativo e executivo. Símbolos: brasão, bandeira e hino. Patrimônio histórico.
Legislação Pertinente ao Município de Palmas/TO: Lei Orgânica do Município de Palmas, Disposições Preliminares: Do Município, Da Competência, Das Vedações; Da Organização dos Poderes: Do Processo Legislativo: Disposições Gerais, Das Emendas à Lei Orgânica, Das Leis, Da Fiscalização Contábil, Financeira, Orçamentária, Operacional e Patrimonial; Do Poder Executivo: Das Atribuições do Prefeito, Das Atribuições dos Secretários Municipais, Procuradoria Geral do Município; Da Organização do Governo Municipal: Da Administração Municipal, Do Registro dos Atos Administrativos, Dos Bens Municipais; Lei N.º 2.998 de 30 de novembro de 2023.
Legislação Educacional: Programa Escola em Tempo Integral: Lei 14640/2023. Ensino fundamental de 9 anos: Legislação e estruturação do trabalho pedagógico. Lei 13.005/2014: Plano Nacional de Educação. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei 8.069/1990. Constituição Federal. Lei 9.394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Sistemas de Ensino no Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Fundamentos Legais da Educação Inclusiva. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena/2013. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Municipal de Educação. Portaria N.º 506/2024. Decreto n.º 11.556/2023. Lei n.º 14.113/2020. EJA: Resolução CNE n.º 01/2021.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
O sujeito e seu lugar no mundo. Conexões e Escalas. Mundo do trabalho. Formas de representação e pensamento espacial. Natureza, ambiente e qualidade de vida. Mundo pessoal: meu lugar no mundo. Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo. A comunidade e seus registros. As formas de registrar as experiências da comunidade. O trabalho e a sustentabilidade na comunidade. As pessoas e o grupo que compõem a cidade e o município. O lugar em que vive. A noção de espaço público e privado. Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos. Circulação de pessoas, produtos e culturas. As questões históricas relativas às migrações. Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social. Registros da história: linguagens e culturas. Identidade e alteridade. Manifestações religiosas. Crenças religiosas e filosofia de vida. Ciência, Tecnologia e Sociedade: Matéria e Energia, Terra e Universo, Vida e Evolução. Números. Álgebra. Geometria. Probabilidade e Estatística. Grandezas e Medidas. Leitura/Escuta: Compartilhada, autônoma. Escrita: compartilhada, autônoma. Oralidade. Análise Linguística/Semiótica: Alfabetização. Produção de Textos: escrita compartilhada e autônoma. Análise Linguística/Semiótica: Ortográfica/Ortografização. Formação do leitor literário/ Leitura Multissemiótica. Artes Integradas: Patrimônio Cultural, Tecnologias e Recursos Digitais, diferentes Matrizes Estéticas. Documentos Curriculares do Estado do Tocantins.