Descrição
Apostila Professor Educador Físico Bacuri MA 2024
- Informações sobre o concurso da Prefeitura de Bacuri MA 2024
- Nível: Fundamental / Médio / Superior
- Vagas: 194 + CR
- Inscrições Até: 09/10/2024
- Salário Até: R$ 9.000,00
- Taxa de Inscrição: R$ 80,00 A R$ 105,00
- Data da Prova: 03/11/2024
- Banca Organizadora: Instituto JK
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Itaguara MG 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; 2. Tipologia textual; 3. Domínio da ortografia oficial; 4. Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; 5. Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; 6. Orações Coordenadas e Subordinadas 7. Sinais de pontuação 8. Emprego do sinal indicativo de crase 9. Concordância Verbal e Nominal 10. Regência nominal e verbal; 11. Sintaxe da oração e do período; 12. Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; 13. Regras de acentuação; Pontuação; 14. Figuras e vícios de linguagem; 15. Figuras de pensamento; 16. Emprego e Significação das palavras.
Conhecimentos Pedagógicos: 1. Teorias da Educação 1.1 Principais teorias e pensadores da educação (Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, etc.) 1.2 Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem 2. Didática e Metodologia de Ensino 2.1 Planejamento e organização do ensino 2.2 Estratégias e técnicas de ensino 2.3 Avaliação da aprendizagem 2.4 Projeto político-pedagógico (PPP) 3. Legislação Educacional 3.1 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 3.2 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) 3.3 Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 3.4 Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) 3.5 Plano Nacional de Educação (PNE) 4. Currículo e Programas Educacionais 4.1 Concepções de currículo 4.2 Construção e implementação de currículos 4.3 Inclusão e diversidade no currículo escolar 5. Psicologia da Educação 5.1 Psicologia do desenvolvimento 5.2 Psicologia da aprendizagem 5.3 Motivação e suas implicações na aprendizagem 6. Tecnologias na Educação 6.1 Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino 6.2 Ambientes virtuais de aprendizagem 6.3 Recursos educacionais digitais 7. Gestão Escolar 7.1 Organização e gestão da escola 7.2 Liderança e gestão de pessoas 7.3 Planejamento e avaliação institucional 8. Educação Inclusiva 8.1 Políticas e práticas de inclusão escolar 8.2 Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE) 8.3 Acessibilidade e adaptações curriculares 8.4 Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência. 8.5 Formação e Valorização do Professor. 8.6 Gestão democrática da Educação. 8.7 Evolução Histórica da Educação Brasileira. 8.8 Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Evolução histórica, legislação e objetivos gerais da Educação Física. A relação teoria e prática na Educação Física. Educação Física e lazer. Noções básicas de Biomecânica e Cinesiologia. Educação do corpo e do movimento humano, Conhecimento e procedimentos de atividades físicas e práticas corporais junto à comunidade, Conceitos de ginástica, jogo, dança e esporte, dentro das diversas formas que se apresentam, quer o âmbito individual quer no âmbito coletivo, Corporeidade/ Movimento: esquema corporal, lateralidade, estrutura espacial, orientação espaço-temporal, coordenação motora ampla e motricidade fina, ritmo, equilíbrio, coordenação viso-motora, Aptidão motora, Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Políticas Públicas para a Educação especial, Criação de espaços de inclusão social, por meio da atividade física regular, do esporte e lazer, das práticas corporais, educação permanente em atividade físico-práticas corporais, Nutrição e saúde, Utilização dos espaços públicos de convivência, atividades físico-práticas corporais em equipamentos públicos, Avaliação física dos indivíduos, Planejamento e montagem de séries de atividades físicas, Necessidades e capacidades físicas, Testes de avaliação física; Noções de educação em saúde, práticas corporais, nutrição e saúde, Fisiologia e neuropsicologica do exercício. Primeiros Socorros. Sistema Único de Saúde – SUS: conceitos, fundamentação legal, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Política Nacional de Humanização. Normas e Diretrizes da Estratégia Saúde da Família. O profissional de Educação Física no contexto do Programa Saúde da Família/Núcleo de Apoio a Saúde da Família.