Descrição
Apostila Concurso Professor I Nova Santa Helena MT 2024
- Informações sobre o Concurso da Prefeitura de Nova Santa Helena MT 2024
- Nível: FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR
- Vagas: 51 + CR
- Inscrições Até: 27/11/2024
- Salário Até: R$ 4.902,13
- Taxa de Inscrição: GRATUÍTA
- Data da Prova: 08/12/2024
- Banca Organizadora: Prefeitura de Nova Santa Helena
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
A concorrência está acirrada, mas você pode se destacar! Através de nossas apostilas, você alcançará uma preparação eficiente e eficaz. Conteúdo completo, exercícios resolvidos e simulados: tudo o que você precisa para chegar preparado no dia da prova e garantir sua vaga no concurso da Prefeitura de Nova Santa Helena MT 2024.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Leitura, compreensão e interpretação de textos literários, não literários, verbais e não-verbais; 2. Tipologia Textual; 3. Emprego das classes de palavras; 4. Sintaxe da oração e do período; 5. Pontuação; 6. Concordância Nominal e Verbal; 07. Regência Nominal e Verbal; 08. Emprego dos pronomes; 09. Significação das Palavras.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Regra de três simples e composta; 2. Juros simples e composto; 3. Equação de 2° grau; 4. Porcentagem; 5. Organização de dados estatísticos, quadros e tabelas; 6. Sistema de amortização; 7. Sistemas de equações; 8. Progressão aritmética; 9. Progressão Geométrica; 10. Matrizes.
Conhecimentos Gerais: 1. Fatos e notícias locais, nacionais e internacionais veiculados em meios de comunicação de massa, como jornais, rádios, Internet e televisão. 2. Elementos de política brasileira. 3. Cultura e sociedade: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. 4. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. 5. Meio ambiente e cidadania: problemas, políticas públicas, aspectos locais e globais.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
I – Ética profissional; relações humanas no trabalho; organização e manutenção do espaço de trabalho; trabalho em equipe; II – Domínio do conteúdo e procedimentos teórico-metodológicos em: III – Estatuto da Criança e do Adolescente; Higiene da criança; Noções de Saúde; Noções de Alimentação de crianças; Primeiros Socorros; Como agir com crianças na faixa etária de 0 a 4 anos; Noções práticas de Amamentação. 1. Fundamentos sociológicos, psicológicos e filosóficos da educação; 2. Estrutura e funcionamento do ensino de 1º grau; 3. Sistema educacional brasileiro; 4. Conteúdos e procedimentos teórico-metodológicos para a educação infantil e séries iniciais nas áreas de: 4.1. linguagem; 4.2. alfabetização; 4.3. literatura infantil; 4.4. artes; 4.5. linguagem corporal; 4.6. conhecimentos lógico-matemáticos; 4.7. ciências sociais; 4.8. ciências naturais; 5. Fundamentação teórica da educação infantil e das séries iniciais: 5.1. teorias do desenvolvimento e da aprendizagem; 5.2. inteligência emocional; 6. A criança; 6.1. características de cada fase; 6.2. alimentação, higiene e saúde; 6.3. relacionamento; 6.4. cuidados no atendimento: como receber e tratar as crianças; 6.5. relações interpessoais: criança x criança; criança x adulto; afetividade e sociabilidade; 7. Perfil do profissional da educação infantil e das séries iniciais; 8. Atividades recreativas e pedagógicas: 8.1. a criança, o desenvolvimento e o aprendizado; 8.2. jogos e brincadeiras no processo ensino-aprendizagem; 8.3. a sala de aula e as atividades extra-classe – diferentes espaços para a educação; III – Legislação de Educação e Diretrizes: a. Constituição Federal de 1988 – título VIII – capítulo III; b. Constituição Estadual – título V – capítulo II; c. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96; d. Parâmetros Curriculares Nacionais. Noções de relacionamentos interpessoais, como: regras de comportamento no ambiente de trabalho, regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo, colegas de trabalho e zelo pelo patrimônio público.