Descrição
Apostila REDE SARAH 2023 Analista Administrativo Recursos Humanos
Cargo: Analista Administrativo Recursos Humanos
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 1324
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão, interpretação e elaboração de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais. Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. ÉTICA: Ética e sigilo em serviços de saúde. Conceito de ética. Ética aplicada. Noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. ATUALIDADES: Questões relacionadas à Política, à Economia, à Sociedade, à Saúde e Nutrição, à Ciência e Tecnologia, ao Meio Ambiente, à Educação, à Cultura, ao Esporte, à Segurança, à Assistência Social, à Juventude, à Ética e Cidadania, à História (Brasil e Mundo), à Geografia (Brasil e Mundo) e aos eventos contemporâneos divulgados na mídia local, nacional e internacional. GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE: Noções de governança corporativa. Gestão por processos. Ciclo de vida de um processo. BPMN. Mapeamento de processos. Técnicas de aprimoramento do Processo. Gestão de riscos. Processos de análise e tomada de decisão. Gerenciamentos de crises. Compliance. Conceitos, suporte da alta administração, controles internos, treinamento e comunicação. Lei nº 12.527/2011. Gestão de Integridade. Anticorrupção. Lei nº 12.846/2013. Antissuborno. Improbidade Administrativa. Lei nº 8.429/92. Lei Complementar nº 101/2000. Decreto nº 11.129/2022. INOVAÇÃO: Empreendedorismo. Autoconhecimento e percepção de oportunidades. O processo de inovação. Geração de ideias e o processo criativo. Inovação × invenção. Tipos de inovação. Ecossistemas complexos de informação. Lei Nº 10.973/2004. Design Thinking. GESTÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Balanced Scorecard (BSC). Análise de indicadores. Ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente. Análise SWOT, análise de cenários e matriz GUT. NEGOCIAÇÃO: Fundamentos da negociação. Conceito de negociação. O poder dos atores na negociação. Tripé da comunicação. O papel do negociador, a ética e o planejamento da negociação. Habilidades dos negociadores. Ética nas negociações. Planejamento da negociação. O conflito na negociação. Fundamentação do conflito. Origem dos conflitos. Visão e evolução do conflito. O ambiente da negociação e a gestão dos conflitos. Ambiente organizacional no processo de negociação e conflito. Táticas no processo de negociação e conflitos. O gestor no processo de resolução de conflitos. RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO: Relações interpessoais e suas dimensões. Princípios de atendimento aos clientes internos e externos. Elementos do processo de comunicação. Tipos de interação. Face a face, virtual e telefônica. Trabalho em equipe: conceitos, formação de grupos e equipes, gestão de conflitos interpessoais. Normas de comportamento no ambiente de trabalho. SAÚDE: Constituição Federal de 1988 (arts. 196 a 200). Terminologia básica em saúde. Políticas públicas de saúde no Brasil. Evolução histórica das políticas de saúde no Brasil, determinantes sociais da saúde, política nacional de atenção básica, modelos de atenção à saúde no Brasil e humanização em saúde. NOVAS TECNOLOGIAS: Internet das coisas. IoT. Machine learning. Inteligência artificial. Análise preditiva. Big data. Inteligência analítica. UX. Experiência do usuário. Robotic Process Automation. Automação dos processos. Indústria 4.0. Cloud Computing. Superapps. Low-code e No-code. Computação cognitiva. Computação quântica.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Gestão de pessoas nas organizações. Objetivos da gestão de pessoas. Tendências e desafios da gestão de pessoas. Sistemas de gestão de pessoas. Ferramentas de gestão de pessoas. Planejamento estratégico da gestão de pessoas. Políticas inclusivas de gestão de pessoas. Treinamento e desenvolvimento. Métodos de treinamento e desenvolvimento. Treinamento, desenvolvimento e educação corporativa. Aprendizagem nas organizações. Etapas do processo de treinamento e desenvolvimento: diagnóstico, planejamento, execução, acompanhamento e avaliação. Equipes de trabalho. Fundamentos teóricos e técnicos sobre grupos e equipes. Trabalho em equipe interdisciplinar e multidisciplinar, relacionamento e competências. Tipos de equipe. Desenvolvimento de equipes. Política de recrutamento e seleção. Técnicas, fontes e meios de recrutamento. Dimensionamento, planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados do processo seletivo. Movimentação de pessoal. Comportamento humano no trabalho. Rotatividade de pessoal e absenteísmo. Motivação, satisfação e comprometimento. Cultura organizacional. Criação, função e manutenção da cultura organizacional. Mudança de cultura nas organizações. Ética profissional. Novas tecnologias. Lean, agile, experiência do colaborador, automação de processos, gestão de projetos, people analytics, inteligência artificial. Gestão do Departamento de Pessoal (DP). e-Social e reflexos no Departamento de Pessoal. Cálculos de folha de pagamento, encargos sociais e benefícios. Cálculos de férias, jornada de trabalho e rescisão de contrato de trabalho. Departamento de pessoal modelo e compliance trabalhista. Aspectos jurídicos e tributários para a gestão de DP. Prevenção ao contencioso trabalhista e o papel do preposto. Legislação trabalhista, previdenciária, relações sindicais e impactos da reforma no direito do trabalho. Segurança e saúde ocupacional. Noções de tributação empresarial. Ferramentas para a gestão de DP. Métricas, indicadores de performance e gestão da sustentabilidade. Tecnologia da informação e softwares para gestão de DP (softwares operacionais a big data).