Descrição
Apostila Salvaterra PA 2020 Professor de Educação Infantil
Cargo: Professor de Educação Básica – Educação Infantil
Nível: Superior
Edital: Ver Edital (Totalmente de Acordo com Edital 2020)
”Não deixe seu futuro nas mãos da sorte
Comece hoje mesmo a estudar e lutar pelo seu sucesso”
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Intertextualidade. 4. Fonética e Fonologia. 5. Classe de palavras: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, verbo, preposição, conjunção, interjeição, pronome e advérbio. 6. Sintaxe: frase; oração; período; termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; coordenação e subordinação. Colocação Pronominal. Concordância Nominal e Verbal. Regência Nominal e Verbal. Crase. 7. Semântica: (conotação, denotação, sinônimo, antônimo, parônimo, homônimo, ambiguidade e polissemia). 8. Figuras de linguagem (palavras, construção e pensamento). 9. Coesão e coerência. 10. Correspondência oficial: ofício, memorando, comunicação e relatório.
DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO: 1. As tendências pedagógicas na educação; http://files.glauciaferrari.webnode.com.br/200000008-20b1121ab3/Apostila%20de%20Tend%C3%AAncias%20Pedag%C3%B3gicas.pdf 2. As contribuições de Piaget e Vygotsky; http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID3528_08092015200041.pdf 3. Planejamento de ensino e projeto político pedagógico da escola; http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n145/12.pdf 4. Avaliação do ensino/aprendizagem; http://www.uel.br/graduacao/odontologia/portal/pages/arquivos/NDE/AVALIA%C3%87%C3%83O,%20ENSINO%20E%20APRENDIZAGEM.pdf http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT1/GT1_Comunicacao/OtiliaMariadosSantosCosta_GT1_integral.pdf 5. Educação inclusiva; http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro%20educacao%20inclusiva.pdf https://eventos.set.edu.br › index.php › enfope › article › view 6. Base Nacional Curricular Comum; http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf 7. Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 53 a 73 e 129 a 144); https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/534718/eca_1ed.pdf 8. A Lei nº 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Artigos 01 a 34; 37 a 38; 58 a 67; http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm 9. Constituição Federal, artigos 205 a 214; http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/superior/legisla_superior_const.pdf 10. Plano Nacional de Educação (2014-2024) Lei nº13.005/2014; http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
1. Objetivos gerais da educação infantil; 2. O atendimento em creches e pré-escolas: características gerais; 3. A concepção de criança enquanto sujeito social e histórico; 4. Atividade lúdica no desenvolvimento infantil: jogos e brincadeiras. 5. Interação social – diversidade e individualidade; 6. Aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios – a resolução de problemas. 7. O profissional da Educação Infantil – características fundamentais. 8. A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular. 9. A formação pessoal e social – concepção e aprendizagem. 10. Educação Infantil – orientações didáticas quanto aos conteúdos: nome, imagem, independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, interação, cuidados especiais. 11. Avaliação da aprendizagem: o erro construtivo. 12. Avaliação formativa: observação e registro. 13. Processos inclusivos na educação infantil e a prática docente. 14. A Educação Infantil no Plano Nacional de Educação. 15. A lei de diretrizes e bases da educação nacional 9394/96
DEPOIMENTOS
A opinião de quem já adquiriu material conosco
Apostila Salvaterra PA 2020 Professor de Educação Infantil