Descrição
Apostila Santa Cruz das Palmeiras SP 2021 Prof Educação Infantil
Cargo: Professor de Educação Infantil
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Edital: OM Consultoria
Não é só uma apostila!
Compre sua apostila com provas anteriores gabaritadas.
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
LÍNGUA PORTUGUESA: – Compreensão, interpretação e produção de textos – Acentuação – Análise sintática – Classe, estrutura e formação de palavras – Classificações das orações – Classificação e flexão das palavras – Concordância verbal e nominal – Crase – Figuras de linguagem, de pensamento e de sintaxe – Fonética e fonologia – Ortografia – Pontuação – Regência verbal e nominal – Semântica
MATEMÁTICA: – Conjuntos: representação e operações; – Funções: Conceitos e aplicações. – Geometria: conceito, propriedades e operação; – Gráficos e tabelas: execução e interpretação; – Medidas: conceito e operações; – Múltiplos e divisores: conceitos e operação; – Números Irracionais: técnicas operatórias; – Números Naturais: operações e problemas com números naturais suas propriedades; – Números Racionais Absolutos; – Razões e proporções: grandezas proporcionais, porcentagem e juros simples; – Regra de Três Simples e Composta; – Sistemas de equação de 1o grau e 2o grau;
ATUALIDADES
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: – Base Nacional Comum Curricular – BACICH LILIAN, TANZI NETO ADOLFO, TREVISANI FERNANDO DE MELLO. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Editora Penso – 2015 – PISCHETOLA MAGDA, e outros. Educação no século XXI – Cognição, tecnologias e aprendiza- gens. Editora Vozes. 2016 – KAUFMAN. Ana Maria. RODRIGUEZ, Maria Helena – Escola, leitura e produção de texto – Artmed 1995. – LEI FEDERAL N.o 8.069 DE 13/07/90 – “Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA” – LEI FEDERAL No 9.394 de 20/12/96-“LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIO- NAL-LDB” – MORAES, Artur Gomes de – “Ortografia: Ensinar e Aprender” – São Paulo – Ática – 2006 – MORAIS. Artur Gomes de. Sistema de Escrita alfabética. Editora Melhoramentos. 2012 – PERRENOUD, Philippe.“10 Novas Competências para Ensinar” – P. Alegre: Ed. Artmed, 2000 – RUSSO, Maria de Fátima. Alfabetização um Processo em construção. Editora saraiva. 2012 – GADOTTI, MOACIR e outro. Autonomia na Escola – Princípios e propostas. Editora Cortez. 2012 – VYGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente. Ed. Martins Fontes. 2004 – MANTOAN, MARIA TERESA EGLÉR. Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. Editora Mo- derna
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
– ANTUNES, Celso – A Linguagem do Afeto: Como Ensinar Virtudes e Transmitir Valores – Campi- nas: Ed. Papirus, 2005 – ANTUNES, Celso – As Inteligências Múltiplas e seus estímulos – Campinas. Papirus, 2003. – CRAIDY, Carmen. KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Ar- tmed Editora, 2001. – EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Penso. – FIEDMANN, Adriana e outros. O direito de Brincar. Ed. Autêntica – FOCHI PAULO. Afinal, O Que Os Bebês Fazem no Berçário? – Comunicação, autonomia saber- fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. – KISHIMOTO Tizuko Morchida – O jogo e a Educação Infantil – São Paulo – Pioneira – MAJEM,Tere.ÒDENA, Pepa. Descobrir brincando. Ed, Autores Associados – MEREDIEU, Florence de. O desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 2006. – ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde e outros. Os fazeres na Educação Infantil. Ed. Cortez
Apostila Santa Cruz das Palmeiras SP 2021 Prof Educação Infantil