Descrição
Apostila Prefeitura São Domingos Capim PA 2024 Coordenador Pedagógico Escolar
Cargo: Coordenador Pedagógico Escolar
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: Instituto Vicente Nelson
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 808
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$89,98 por R$44,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos literários e não literários; Tipologia textual. Paráfrase, perífrase, síntese e resumo. Significação literal e contextual de vocábulos. Processos de coesão textual. Elementos de coesão textual: artigos, numerais, pronomes, conjunções, expressões sinônimas e antônimas. Coordenação e subordinação. Emprego das classes de palavras. Concordância Nominal e Verbal. Discurso Direto e Indireto. Regência. Estrutura, formação e representação das palavras. Ortografia oficial. Pontuação. Crase. Acentuação Gráfica. Morfologia e Sintaxe.
Noções de Informática: Conceito de Internet e intranet. Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/intranet. Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa, de redes sociais e ferramentas colaborativas. Noções de sistema operacional (ambiente Windows). Identificação e manipulação de arquivos. Backup de arquivos. Conceitos básicos de hardware (Placa Mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento (HDs, CDs e DVDs). Periféricos de computadores. Noções básicas de editores de texto e planilhas eletrônicas (Microsoft Word, Microsoft Excel, LibreOffice Writer e LibreOffice Calc).
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Conselhos Escolares – Projeto Político Pedagógico – Planejamento Coletivo Docente – Acolhimento dos Estudantes – Competências socioemocionais – Instrumentos de Monitoramento e Registro do Planejamento e execução das aulas – A ação da coordenação pedagógica em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos, em relação aos organismos coletivos da escola e à participação da família – O papel articulador, formador e transformador do coordenador pedagógico – Gestão do trabalho pedagógico coletivo com vistas à construção e reconstrução da proposta pedagógica da escola e à formação continuada dos professores; – Sistemas de Avaliações Externas e Internas da Aprendizagem e da escola – O papel do Coordenador Pedagógico na orientação para o planejamento/replanejamento a partir da análise de resultados – Observação de aula como estratégia pedagógica na formação continuada do docente – Conhecimentos em Legislação e Normas da Educação e Normas constitucionais – Estrutura e organização do ensino brasileiro: aspectos legais e organizacionais – Relação entre Sociedade, Escola e Conhecimento – Organização e gestão escolar – Diário de Classe – Avaliação da Aprendizagem – O processo de avaliação contínua, recuperação paralela e final – O processo de adaptação e aproveitamento de estudo, programa individual de estudo e avaliação. Currículo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Constituição da República Federativa do Brasil. Com as Emendas Constitucionais. Dos Princípios Fundamentais – Art. 1º a 4º. Dos Direitos e Garantias Fundamentais – Art. 5º a 17. Constituição Federal, na parte referente à Educação (artigos 205 a 214). Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 LDB – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. ECA – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Educação Inclusiva.
Apostila Prefeitura São Domingos Capim PA 2024 Coordenador Pedagógico Escolar