Descrição
Apostila São José do Cedro SC 2021 Professor de Ciências
Cargo: Professor de Ciências
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Edital: AMEOSC Edital 04 – Processo Seletivo Área Edução
Não é só uma apostila!
Um material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$69,98 por R$34,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
I – LEGISLAÇÃO: 1. Lei Orgânica Municipal. 2. Lei nº 8.069/90 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 3. Lei nº 9.394/96 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 4. Lei nº 13.005/14 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. 5. Constituição Federal 1988: Título VIII – Capítulo III | Seção I – Da Educação – artigos 205 ao 214. Seção II – Da Cultura – artigos 215 ao 216-A. 6. Lei nº 13.146/15 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Capítulo IV – Do Direito à Educação – Artigos 27 ao 30. 7. Lei Nº 11.645, de 10 março de 2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena – Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 8. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 – Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. 9. LEI Nº 14.113, DE 25 DE DEZEMBRO DE 2020 – Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. 10. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politicanacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192
II – CONHECIMENTOS GERAIS: Fundamentos e aspectos socioeconômicos, culturais, artísticos, históricos, políticos e geográficos do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e do Município. Atualidades nos assuntos atuais de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, esportes, tecnologia, segurança pública, saúde, justiça, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, problemas e fenômenos ambientais, cidadania e direitos humanos do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e do Município.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
O conhecimento científico: evolução histórica. Ensino de Ciências: evolução e contextualização na sociedade brasileira; o ensino de Ciências e as questões sociais: ambiente, saúde, orientação sexual, ética e pluralidade cultural. Relação entre os seres vivos e o ambiente: o homem e a sua ação sobre o ambiente; princípios básicos que regem as funções vitais dos seres vivos; relação entre estruturas e funções dos sistemas e suas adaptações ao meio; caracterização dos grandes grupos animais e vegetais. O corpo humano como um todo em equilíbrio: saúde e orientação sexual, desequilíbrios: endemias, drogas, desnutrição. Continuidade das espécies: evolução; reprodução, hereditariedade. Fundamentos teóricos da Química: conceitos, leis, relações e princípios básicos; interações e transformações químicas. Fundamentos teóricos da Física: conceitos, leis, relações e princípios básicos. Literatura: Emília Ferreiro, Paulo Freire, Cagliari, Piaget, Vygotsky.
Apostila São José do Cedro SC 2021 Professor de Ciências