Descrição
Apostila Secretária Educação Londrina PR 2023 Professor EB Ed Física
Cargo: Professor Educação Básica Educação Fisica
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Interpretação de gêneros textuais de circulação no campo da vida cotidiana, estudo e pesquisa, midiático e artístico literário (conteúdo temático, contexto de produção, circulação, finalidades, intencionalidades dos textos, informações implícitas e explícitas, inferências, sentido de palavras e expressões). 2. Coesão e coerência textual. 3. Concordância nominal e verbal. 4. Regência verbal e regência nominal (tempo, gênero, número). 5. Ortografia (acentuação, pontuação, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos). 6. Emprego das classes de palavras. 7. Semântica (sentidos conotativo e denotativo, sinônimos e antônimos, significação das palavras). 8. Sintaxe (funções sintáticas das palavras nas frases e seus efeitos de sentido, períodos compostos por coordenação e por subordinação).
MATEMÁTICA: Na perspectiva da resolução de problemas: 1. Números e Álgebra: Sistema de numeração decimal, números inteiros e racionais na representação fracionária e decimal, operações básicas e estratégias de cálculo mental no conjunto dos números inteiros, racionais, porcentagem e potenciação. Relações entre frações, números decimais e porcentagem. Frações equivalentes. Razões e proporções. Divisão proporcional. Regras de três simples e compostas. Noções de lógica. Linguagem algébrica – variável e incógnita. 2. Geometria: Características, planificação e classificação de figuras geométricas espaciais. Características e classificação de figuras geométricas planas, de acordo com o número de lados. Ampliação e redução de figuras geométricas planas. Simetria. Localização espacial, deslocamento de objetos e pessoas no espaço. Ângulos. Retas paralelas, perpendiculares e transversais. 3. Grandezas e Medidas: tempo, comprimento (incluindo perímetro), massa, capacidade, volume, área, valor e temperatura. 4. Probabilidade e estatística: Pesquisa e organização de dados em tabelas simples e de dupla entrada. Compreensão e interpretação de informações organizadas em tabelas e gráficos de barras, colunas, setor e linha. Princípios de contagem e probabilidade. Análise combinatória.
TECNOLOGIA: 1. Tecnologias digitais como ferramenta para o planejamento e desenvolvimento de aulas presenciais e remotas. 2. Ferramentas digitais de colaboração e comunicação. 3. Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação. 4. Tecnologia Assistiva. 5. Funcionalidades, configurações do Google Drive para organização e armazenamento em nuvem e sua utilização no contexto educacional. 6. Documentos, planilhas e apresentações Google: principais configurações, funcionalidades, compartilhamento e uso pedagógico. 7. Formulários Google: os diversos usos do Google Forms, principais configurações, funcionalidades e uso pedagógico. 8. Criação, organização e gerenciamento de salas virtuais no Google Classroom. 9. Criação e organização de uma videoconferência no Google Meet, suas principais configurações, funcionalidades e uso pedagógico. 10. Internet – Browsers: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla, Edge, principais ferramentas e configurações. Busca/pesquisa e segurança na Web.
LEGISLAÇÃO NACIONAL BÁSICA: 1. Noções de organização da educação básica e princípios e fins da educação nacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN, Lei nº 9394/1996 e suas alterações). 2. Organização da Educação Infantil: oferta, matrícula, jornada, avaliação e frequência de (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN, Lei nº 9394/1996 e suas alterações e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil). 3. Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil. 4. Educação Especial e Educação Bilíngue de Surdos (Lei nº 9394/1996 e suas alterações). 5. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 6. Gestão Democrática (Constituição Federal de 1988 e Lei nº 9394/1996 e suas alterações). 7. Base Nacional Comum Curricular. 8. Referencial Curricular do Estado do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações. 9. Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei Federal nº 11.645/2008). 10. Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8069/1990);
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. A Educação Física e sua relação com o processo educacional escolarizado. 1.1. Teoria pedagógica da Educação Física na perspectiva Histórico Crítica. 1.2. Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física. 1.3. Referencial Teórico do Paraná e suas contribuições para a Educação Física. 2. Corporeidade, Educação Física e Cultura. 2.1. Conteúdos específicos, modos da relação pedagógica. 2.2. Intervenção nas Práticas Corporais no ensino da Educação Física. 2.3. Prática de ensino dos conhecimentos sobre o corpo e das manifestações da cultura corporal. 3. Contextualização e interdisciplinaridade como princípios pedagógicos. 4. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 5. Formação Continuada de Professores: relações entre teoria e prática na Educação Física. 6. Educação Física e inclusão.