Descrição
Apostila SEDU ES 2018 Professor B História
Cargo: | Professor de História |
Área: | – – |
Nível: | Superior |
SÓ HOJE! APOSTILA INTENSIVA COM
Isso mesmo, CINQUENTA porcento de desconto !!!
CONFIRA A QUALIDADE DO NOSSO MATERIAL
INICIE AGORA MESMO SEUS ESTUDOS
Sua chance é agora !!!
Não perca mais tempo e estude com a melhor
Apostila SEDU ES 2018 Professor B História
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conhecimentos Básicos: | |
Língua Portuguesa 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: 1.1 Identificação de informações explícitas e implícitas; 1.2 Significado de palavras e expressões; 1.3 Distinção entre fato e opinião; 1.4 Tema do texto; 1.5 Suporte, gênero e enunciador do texto; 1.6 Função sociocomunicativa de um gênero textual; 1.7 Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso; 1.8 Reconhecimento de textos de diferentes gêneros. 2. Relação entre textos: 2.1 Diferentes formas de tratar uma informação; 2.2 Posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou tema; Intertextualidade. 3. Coerência e coesão referencial e sequencial: 3.1 Relações entre as partes do texto; 3.2 Identificação da tese do texto; 3.3 Relação entre tese e argumentos; 3.4 Estratégias argumentativas; 3.5 Partes principais e secundárias no texto; 3.6 Relações de sentido entre recursos verbais e não verbais; 3.7 Relação causa/consequência entre partes e elementos do texto; 3.8 Relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. 4. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido: 4.1 Efeitos de ironia ou humor em textos variados; 4.2 Efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada palavra ou expressão; 4.3 Exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos. 5. Variação linguística: 5.1 Marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto; 5.2 Marcas linguísticas ou situações de uso que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. Conhecimentos Pedagógicos 1. Aspectos Filosóficos da Educação: 1.1 O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar; 1.2 Pedagogia da Autonomia. 2. Aspectos Sociológicos da Educação: 2.1 Educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social; 2.2 Desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. 3. Aspectos Psicológicos da Educação: 3.1 A relação desenvolvimento/aprendizagem: diferentes abordagens; 3.2 Crescimento e desenvolvimento: biológico, psicológico e social; 3.3 O desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança e no adolescente. 4. Avaliação: 4.1 A avaliação da aprendizagem como processo: concepções, procedimentos, técnicas e instrumentos; 4.2 Funções da avaliação, diagnóstica, formativa e somativa; 4.3 Avaliação do sistema educacional (PAEBES, SAEB e Prova Brasil), avaliação institucional e o uso dos resultados da avaliação no planejamento de ensino; 4.4 O fracasso escolar: abordagens atuais. 5. Didática: 5.1 A relação professor/aluno; 5.2 Os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; 5.3 As relações interativas em sala de aula; o papel dos professores e dos alunos e os aspectos socioemocionais; 5.4 Organização social da sala de aula e sua pluralidade; 5.5 Planejamento da ação didática: Planos de curso, Planos de Aula. 6. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação: 6.1 A LDB atual, Lei Nº 9394/1996 e suas alterações; 6.2 O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei Nº 8069/1990; 6.3 O Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo (www.educacao.es.gov.br); 6.4 Resolução CEE Nº 3.777/2014 (Fixa normas para a Educação no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo e dá outras providências); 6.5 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências); 6.5 Resolução CNE Nº 4/2009 (Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado); 6.6 Resolução CEE Nº 2.152/2010 (Dispõe sobre a Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Espírito Santo); 6.7 Lei Brasileira de Inclusão Nº 13.146/2015. 7. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – Parecer CNE/CEB Nº 11/2010 e para o Ensino Médio; Resolução CNE/CEB Nº 3, de 26 de junho de 1998. Conhecimentos Básicos de Informática 1. Segurança da Informação/Segurança na Internet. 2. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de apresentações: ambiente Microsoft Office. 3. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de edição de textos: ambiente Microsoft Office. 4. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de planilhas: ambiente Microsoft Office. 5. Sistema operacional Windows. 6. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 7. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet e intranet. 8. Portaria Nº 107-R (Publicada no Diário Oficial do Espírito Santo em 12/08/2016 – Estabelece critérios para a utilização do telefone celular como ferramenta didático pedagógica nas salas de aula das instituições de ensino da rede pública estadual). | |
Conhecimentos Específicos: | |
1. A História e o ofício do historiador: 1.1 Concepções historiográficas, métodos, conceitos fundamentais, fatos históricos e noções temporais, as fontes históricas; 1.2 Processo Histórico, Sujeito Histórico, Identidade Cultural. 2. Formação das primeiras sociedades; 2.1 A questão agrária; 2.2 A questão populacional; 2.3 A questão política. 3. Sociedades africanas e subsaarianas iorubás, Daomeanos, Gana, Mali, Congo, Monomotapa. 4. Antiguidade Ocidental e Idade Média: 4.1 Relações de trabalho na Antiguidade e na Idade Média; 4.2 As relações de poder na Antiguidade; 4.3 A descentralização política na Idade Média; 4.4 A organização das sociedades na Idade Média. 5. Idade Moderna; 5.1. O Antigo Regime na Europa; 5.2 O Antigo Regime nos Trópicos: as relações de produção, sociedade, religiosidade, educação administração e relações de poder; 5.3 Os primeiros habitantes do Brasil e do Espírito Santo; 5.4 Conflitos, revoltas, reformas, invasões e novas ideias na colônia brasileira; 5.5 O Espírito Santo no contexto do Império Ultramarino; 5.6 O fim do Antigo Regime na Europa e os reflexos na crise da colonização portuguesa. 6. Formação do Brasil Império; 6.1 A transferência da Corte Portuguesa; 6.2 O processo de independência do Brasil e seus desdobramentos no Espírito Santo durante o Brasil Império; 6.3 Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado; 6.4 O processo de Proclamação da República; 7. História do Brasil Republicano no século XX; 7.1 A influência política e social da Era Vargas; 7.2 A Redemocratização (1945-1964); 7.3 Período Ditatorial (1964-1984); 7.4 A Redemocratização de 1984 ao fim do século XXI; 7.5 A República Brasileira no século XXI e suas relações com a economia mundial. 8. O estado do Espírito Santo no contexto brasileiro no século XX; 8.1 Cultura popular e folclórica capixaba: Congo, Folia de Reis, Ticumbi, Reis de bois, Festas de Mastros, Pastorinhas, Jongo, Capoeira, Boi Pintadinho, Alardo, danças folclóricas dos imigrantes. 9. Questões de gênero, questões étnico-raciais e direitos humanos no Brasil contemporâneo; 9.1. O Direito das mulheres, dos jovens e crianças, das etnias e das minorias na sociedade; 9.2 Movimento da Consciência Negra, luta contra as desigualdades econômica e sociais. 10. A formação do mundo contemporâneo: 10.1 Revolução Industrial, Revoluções Burguesas, Liberalismo Econômico; 10.2 Nacionalismos e Imperialismos; 10.3 Revolução Russa e a URSS; 10.4 As Grandes Guerras Mundiais do século XX e seus desdobramentos; 10.5 A Guerra Fria e a bipolarização mundial: aspectos históricos; 10.6 Autoritarismo e democracia no mundo pós-moderno. 11. A política externa dos EUA na América Latina no século XXI; 11.1 Panamericanismos: as experiências de integração nas Américas. 12. Conflitos no século XXI; 12.1 Conflitos no Oriente Médio. 13. Metodologia de Ensino de História. |
Apostila SEDU ES 2018 Professor B História