Descrição
Apostila SEDU ES 2018 Professor B Química
Cargo: | Professor B Química |
Área: | – – |
Nível: | Superior |
SÓ HOJE! APOSTILA INTENSIVA COM
Isso mesmo, CINQUENTA porcento de desconto !!!
CONFIRA A QUALIDADE DO NOSSO MATERIAL
INICIE AGORA MESMO SEUS ESTUDOS
Sua chance é agora !!!
Não perca mais tempo e estude com a melhor
Apostila SEDU ES 2018 Professor B Química
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conhecimentos Básicos: | |
Língua Portuguesa 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: 1.1 Identificação de informações explícitas e implícitas; 1.2 Significado de palavras e expressões; 1.3 Distinção entre fato e opinião; 1.4 Tema do texto; 1.5 Suporte, gênero e enunciador do texto; 1.6 Função sociocomunicativa de um gênero textual; 1.7 Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso; 1.8 Reconhecimento de textos de diferentes gêneros. 2. Relação entre textos: 2.1 Diferentes formas de tratar uma informação; 2.2 Posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou tema; Intertextualidade. 3. Coerência e coesão referencial e sequencial: 3.1 Relações entre as partes do texto; 3.2 Identificação da tese do texto; 3.3 Relação entre tese e argumentos; 3.4 Estratégias argumentativas; 3.5 Partes principais e secundárias no texto; 3.6 Relações de sentido entre recursos verbais e não verbais; 3.7 Relação causa/consequência entre partes e elementos do texto; 3.8 Relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. 4. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido: 4.1 Efeitos de ironia ou humor em textos variados; 4.2 Efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada palavra ou expressão; 4.3 Exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos. 5. Variação linguística: 5.1 Marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto; 5.2 Marcas linguísticas ou situações de uso que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. Conhecimentos Pedagógicos 1. Aspectos Filosóficos da Educação: 1.1 O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar; 1.2 Pedagogia da Autonomia. 2. Aspectos Sociológicos da Educação: 2.1 Educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social; 2.2 Desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. 3. Aspectos Psicológicos da Educação: 3.1 A relação desenvolvimento/aprendizagem: diferentes abordagens; 3.2 Crescimento e desenvolvimento: biológico, psicológico e social; 3.3 O desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança e no adolescente. 4. Avaliação: 4.1 A avaliação da aprendizagem como processo: concepções, procedimentos, técnicas e instrumentos; 4.2 Funções da avaliação, diagnóstica, formativa e somativa; 4.3 Avaliação do sistema educacional (PAEBES, SAEB e Prova Brasil), avaliação institucional e o uso dos resultados da avaliação no planejamento de ensino; 4.4 O fracasso escolar: abordagens atuais. 5. Didática: 5.1 A relação professor/aluno; 5.2 Os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; 5.3 As relações interativas em sala de aula; o papel dos professores e dos alunos e os aspectos socioemocionais; 5.4 Organização social da sala de aula e sua pluralidade; 5.5 Planejamento da ação didática: Planos de curso, Planos de Aula. 6. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação: 6.1 A LDB atual, Lei Nº 9394/1996 e suas alterações; 6.2 O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei Nº 8069/1990; 6.3 O Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo (www.educacao.es.gov.br); 6.4 Resolução CEE Nº 3.777/2014 (Fixa normas para a Educação no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo e dá outras providências); 6.5 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências); 6.5 Resolução CNE Nº 4/2009 (Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado); 6.6 Resolução CEE Nº 2.152/2010 (Dispõe sobre a Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Espírito Santo); 6.7 Lei Brasileira de Inclusão Nº 13.146/2015. 7. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – Parecer CNE/CEB Nº 11/2010 e para o Ensino Médio; Resolução CNE/CEB Nº 3, de 26 de junho de 1998. Conhecimentos Básicos de Informática 1. Segurança da Informação/Segurança na Internet. 2. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de apresentações: ambiente Microsoft Office. 3. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de edição de textos: ambiente Microsoft Office. 4. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de planilhas: ambiente Microsoft Office. 5. Sistema operacional Windows. 6. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 7. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet e intranet. 8. Portaria Nº 107-R (Publicada no Diário Oficial do Espírito Santo em 12/08/2016 – Estabelece critérios para a utilização do telefone celular como ferramenta didático pedagógica nas salas de aula das instituições de ensino da rede pública estadual). | |
Conhecimentos Específicos: | |
1. Modelos atômicos. 2. Classificação periódica dos elementos químicos. 3. Radioatividade. 4. Ligação química: 4.1 Ligação iônica; 4.2 Ligação covalente; 4.3 Ligação metálica; 4.4 Polaridade das ligações e das moléculas; 4.5 Forças intermoleculares; 4.6 Geometria molecular. 5. Função inorgânica: 5.1 Ácidos e bases; 5.2 Óxidos e sais. 6. Reação química: 6.1 Equação química; 6.2 Tipos de reação química; 6.3 Balanceamento de equação química; 6.4 Números de oxidação. 7. Cálculos químicos: 7.1 Unidade de massa atômica; 7.2 Massas atômica e molecular; 7.3 Número de Avogadro; 7.4 Mol; 7.5 Massa molar e volume molar; 7.6 Cálculos estequiométricos. 8. Estudo dos Gases: 8.1 Teoria cinética dos gases; 8.2 Equação geral; 8.3 Equação de Clayperon; 8.4 Transformações gasosas. 9. Soluções: 9.1 Conceito; 9.2 Classificação; 9.3 Tipos de concentração; 9.4 Diluição e volumetria. 10. Termoquímica: 10.1 Energia e calor; 10.2 Entalpia; 10.3 Fenômenos exotérmicos e endotérmicos; 10.4 Entalpias de formação das substâncias e de combustão; 10.5 Lei de Hess. 11. Cinética química: 11.1 Velocidade de uma reação química; 11.2 Fatores que a influenciam a velocidade; 11.3 Lei da ação das massas. 12. Equilíbrio químico e equilíbrio iônico em soluções aquosas: 12.1 Reação reversível; 12.2 Equilíbrio químico; 12.3 Constante de equilíbrio; 12.4 Fatores que afetam o equilíbrio; 12.5 Deslocamento de equilíbrio: princípio de Le Chatelier; 12.6 Equilíbrio iônico; 12.7 Solução tampão; 12.8 Efeito do íon comum. 13. Eletroquímica: 13.1 Potenciais de oxidação e redução; 13.2 Pilhas; 13.3 Eletrólise. 14. Química do carbono: 14.1 Propriedades fundamentais do átomo de carbono; 14.2 Notação e nomenclatura dos radicais orgânicos. 15. Função orgânica: 15.1 Conceito; 15.2 Grupamento funcional; 15.3 Fórmulas geral e estrutural; 15.4 Notação e nomenclatura IUPAC das funções orgânicas. 16. Polaridade das moléculas orgânicas: 16.1 Tipos de força intermolecular; 16.2 Efeitos sobre os pontos de fusão e ebulição nos compostos orgânicos. 17. Acidez e basicidade de compostos orgânicos. 18. Isomeria: plana e espacial. 19. Reações de compostos orgânicos: 19.1 Reação de adição; 19.2 Reação de substituição; 19.3 Reação de eliminação; 19.4 Reação de oxidação. 20. Tipos de mecanismos da reação orgânica: 20.1 Reação de adição; 20.2 Reação de substituição; 20.3 Reação de eliminação; 20.4 Reação de oxidação; 20.5 Reação de redução; 20.6 Reagentes eletrofílicos; 20.7 Radical livre. 21. Química ambiental. 22. Metodologia de Ensino da Química. |
Apostila SEDU ES 2018 Professor B Química