Descrição
Apostila SEE DF 2018 Professor Substituto Artes
Cargo: | Professor Substituto |
Área: | Artes |
Nível: | Superior |
Sua chance é agora !!!
Não perca mais tempo e estude com a melhor
Apostila SEE DF 2018 Professor Substituto Artes
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conteúdo de Acordo com Edital: http://cdn.quadrix.org.br/web/visualizar.html?file=http://cdn.quadrix.org.br/Archives/General/19811/19816/19817/EC7CA094D2C6/3_SEEDF_Processo%20Seletivo%20Simplificado_2018_edital_de_abertura.pdf Conteúdo Básico e Específico (Material em Pré-Venda) | |
1.1 LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Domínio da ortografia oficial. 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 4 Domínio da estrutura morfossintática do período. 4.1 Emprego das classes de palavras. 4.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 4.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 4.4 Emprego dos sinais de pontuação. 4.5 Concordância verbal e nominal. 4.6 Regência verbal e nominal. 4.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 4.8 Colocação dos pronomes átonos. 5 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 5.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.5.2 Emprego de tempos e modos verbais. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero. 1.2 LEGISLAÇÃO: 1 Lei Orgânica do Distrito Federal: 1.1 Título I -Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 1.2 Título II -Da Organização do Distrito Federal. 1.3 Título III -Da Organização dos Poderes. 1.4 Título VI -Da Ordem Social e do meio ambiente. 2Lei Complementar Distrital nº 840/2011: 2.1 Título V -Dos Deveres. 2.2 Título VI -Do Regime Disciplinar. 2.3 Título VII -Dos Processos de Apuração de Infração Disciplinar. 3Lei nº 8.069/1990 (dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências): 3.1 Título II -Dos Direitos Fundamentais: Capítulo I -Do Direito à Vida e à Saúde. Capítulo II -Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade. Capítulo III -Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Capítulo IV -Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. 3.2 Título IV -Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável. 3.3 Título V -Do Conselho Tutelar. Capítulo I -Disposições Gerais. Capítulo II –Das Atribuições do Conselho. Capítulo III -Da Competência. Capítulo IV -Da Escolha dos Conselheiros. Capítulo V -Dos Impedimentos. 1.3 ATUALIDADES: Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno -RIDE. 2 CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES : 2.1 BASES LEGAIS E TEMAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL E DISTRITAL:1 Constituição Federal, Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I Da Educação. 2 Lei nº 9.394/1996 (Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 3 Resolução nº 01/2012-CEDF (alterada em seus dispositivos pela Resolução nº 01/2014-CEDF e pela Resolução nº 02/2016-CEDF). 4 Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. 5 Políticas Públicas para a Educação Básica. 6 Gestão Democrática. 7 Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). 8 Plano Distrital de Educação (PDE 2015-2024). 9 Diretrizes Curriculares Nacionais Geraispara a Educação Básica. 10 Currículo em Movimento da Educação Básica -Pressupostos Teóricos. 11 Diretrizes de avaliação educacional: aprendizagem, institucional e em larga escala. 2.2 TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS: 1 Planejamento e organização do trabalho pedagógico. 1.1 Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 1.2 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 1.3 Planejamento escolar: planos da escola, do ensino e da aula. 2 Currículo: do proposto à prática. 3 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. 4 Educação a Distância. 5 Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos. 6. Educação de Jovens e Adultos.7 Educação Integral. 8 Educação do Campo. 9 Educação Ambiental. 10 Fundamentos legais da Educação Especial/Inclusiva e o Papel do Professor. 11 Educação/sociedade e prática escolar. 12 Tendências pedagógicas na prática escolar. 13 Didática e prática histórico-cultural. 14 A didática na formação do professor. 15 Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. 16 Coordenação Pedagógica. 16.1 Coordenação Pedagógica como espaço de formação continuada. 17 Processo ensino-aprendizagem. 18 Relação professor/aluno. 19 Compromisso social e ético do professor. 20 Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos; estratégias pedagógicas e meios. 21 Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. 22 Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. 23 O papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 23.1 Função histórico-cultural da escola. 23.2 Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 24 Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. 25 Pedagogia histórico-crítica. 26 Defasagem escolar.
Professor Substituto Artes1 Artes visuais; arte/educação. 1.1 Composição: fundamentos sintáticos do alfabetismo visual. 1.2 Leitura, interpretação e crítica de arte.1.3 mediação artística. 1.4 História das artes visuais. 1.5 Abordagem Triangular e Cultura Visual. 1.6 História do Ensino de Arte no Brasil: Missão Francesa, as escolas de Artes e Ofícios, Modernismo e a livre expressão; tecnicismo e a Lei nº 5.602/1971; Lei nº 9.694/1996 e os Parâmetros Curriculares Nacionais / Arte. 1.7 A representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente. 1.8 Artes e preservação do patrimônio histórico. 2 Teatro; pedagogia do teatro. 2.1 Elementos da linguagem teatral. 2.2 Leitura cênica, análise e crítica teatral. 2.3 Mediação teatral. 2.4 História das artes do espetáculo. 2.5 Dramaturgia, tradição e contemporaneidade. 2.6 Fundamentos da educação teatral. 2.7 História do ensino de Teatro no Brasil. 2.8 Metodologias de ensino do Teatro. 3 Música; educação musical. 3.1 Elementos da linguagem musical. 3.2 Fundamentos da educação musical. 3.3 História da educação musical no Brasil. 3.4 Música e tecnologia. 3.5 História da Música: música do séc. XX, música concreta e eletrônica; Formação da música brasileira: influências indígena, africana, portuguesa e outras; Música e cultura popular: manifestações culturais na música local, regional, nacional e internacional. 4 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. 5 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 6 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 7 Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 8 Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Fundamental Anos Iniciais; Ensino Fundamental Anos Finais; Ensino Médio; e Educação de Jovens e Adultos. 9 Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 3º Ciclo para as Aprendizagens. 10 Diretrizes para a Organização do Trabalho Pedagógico na Semestralidade: Ensino Médio. Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos. Orientações Pedagógicas da Integração da Educação Profissional com o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos. |