Descrição
Apostila SEE MG 2018 Professor de Matemática
Cargo: | Professor de Matemática |
Área: | Especialista em Educação Básica PEB |
Nível: | Superior |
SÓ HOJE! APOSTILA INTENSIVA COM
Isso mesmo, CINQUENTA porcento de desconto !!!
CONFIRA A QUALIDADE DO NOSSO MATERIAL
INICIE AGORA MESMO SEUS ESTUDOS
Sua chance é agora !!!
Não perca mais tempo e estude com a melhor
Apostila SEE MG 2018 Professor de Matemática
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conhecimentos Básicos: | |
Língua Portuguesa: I – Textos: interpretação e compreensão de textos. II – Língua e Linguagem: As funções da linguagem; texto narrativo; texto descritivo; texto dissertativo; discurso direto, indireto e indireto livre; o gênero poético e as figuras de linguagem. III – Fonética – fonologia: Fonemas: vogais, consoantes e semivogais; encontros vocálicos, consonantais e dígrafos; Sílabas. IV – Ortografia: Correção ortográfica; acentuação gráfica; divisão silábica. V – Morfologia: Estrutura e formação de palavras; morfemas, afixos; processos de formação de palavras; classes gramaticais: identificação, classificações e emprego. VI – Sintaxe: Frase, oração e período; período simples – termos da oração: identificação, classificações e emprego. VII – Literatura: Denotação e conotação; conceituação de texto literário; gêneros literários; periodização da literatura brasileira; estudo dos principais autores dos estilos de época. Matemática: O Concurso para Professor de Educação Básica da SEE-MG deverá avaliar o conhecimento do candidato frente aos Conteúdos Básicos da Matemática fundamentais para o exercício da profissão docente. Assim o candidato deverá demonstrar conhecimento em: I – NÚMEROS E OPERAÇÕES: cálculo aritmético II – ÁLGEBRA E FUNÇÕES: proporcionalidade, sequências e raciocínio lógico III – GRANDEZAS E MEDIDAS: estimativas e noções de medições IV – ESPAÇO E FORMA: deslocamentos e movimentos no plano e no espaço V – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Leitura e representação da informação em Gráficos, Tabelas e Pictogramas. Conhecimentos Pedagógicos: I – Direitos Humanos II – Estatuto da Criança e Adolescente III – Diretrizes Nacionais para a educação em direitos humanos IV – Programa Nacional Direitos Humanos V – Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos VI – Direitos das Mulheres VII – A Educação Escolar Quilombola no Brasil VIII – A organização e Funcionamento da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais IX – A Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil X – A Educação das Relações Étnico-Raciais e a Década Internacional dos Povos Afrodescendentes XI – Diretrizes para a Educação Básica nas escolas do campo em Minas Gerais XII – Diretrizes Operacionais Básicas para a Educação Básica nas escolas do campo XIII – Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica XIV – Organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais. XV – O Currículo na perspectiva da inclusão, da diversidade e do direito à aprendizagem. XVI – Projeto Político-Pedagógico e a estreita relação com o Plano de Ensino, o Plano de Aula e a gestão da sala de aula. XVII – A organização do trabalho pedagógico e a interdisciplinaridade. XVIII – A avaliação da aprendizagem na perspectiva de um Currículo Inclusivo. XIX – A política da Educação Integral e Integrada garantindo a formação humana e o desenvolvimento integral dos estudantes. XX – Educação Especial Inclusiva: possibilidades e desafios. | |
Conhecimentos Específicos: | |
I – NÚMEROS E OPERAÇÕES: Conjuntos Numéricos e Operações: Naturais, Inteiros, Racionais e Irracionais, Reais e Complexos. Matemática Financeira. Cálculo Aritmético. II – ÁLGEBRA E FUNÇÕES: Polinômios e equações polinomiais, equações e inequações: polinomiais, exponenciais, logarítmicas, trigonométricas e modulares. Proporcionalidade. Sistemas Lineares. Matrizes e Determinantes. Funções: afim, quadrática, função polinomial, função exponencial, função logarítmica, função trigonométrica, função modular. Sequências. III – GRANDEZAS E MEDIDAS: Sistema Monetário. Medidas de Comprimento. Medidas de Massa. Medidas de Tempo. Medidas de Áreas e Volumes. Medidas de Ângulos. Medidas de Temperatura. Medidas de Velocidade e Aceleração. Medidas da Informática. Medidas de Energia. IV – ESPAÇO E FORMA: Geometria plana. Geometria espacial. Geometria Analítica. Noções básicas de geometrias não-euclidianas. Trigonometria: relações métricas e trigonométricas nos triângulos. Ciclo Trigonométrico. V – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Cálculo Combinatório. Probabilidades. Noções de Estatística. Leitura e Representação da informação em Gráficos, Tabelas e Pictogramas.VI – A Educação Matemática: é uma área de investigação que se dedica ao estudo da aprendizagem e ensino da matemática. Assim o candidato à docência em Matemática deverá demonstrar conhecimento no Ensino da Matemática e para isso será avaliado nos seguintes temas relativos à pesquisa em Educação Matemática: modelagem matemática, resolução de problemas, história da matemática, jogos e ensino de matemática, etnomatemática, tecnologias no Ensino da Matemática. |
Apostila SEE MG 2018 Professor de Matemática