Descrição
Apostila SEE MG 2018 Professor de Química
Cargo: | Professor de Química |
Área: | Especialista em Educação Básica PEB |
Nível: | Superior |
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Apostila SEE MG 2018 Professor de Química
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conhecimentos Básicos: | |
Língua Portuguesa: I – Textos: interpretação e compreensão de textos. II – Língua e Linguagem: As funções da linguagem; texto narrativo; texto descritivo; texto dissertativo; discurso direto, indireto e indireto livre; o gênero poético e as figuras de linguagem. III – Fonética – fonologia: Fonemas: vogais, consoantes e semivogais; encontros vocálicos, consonantais e dígrafos; Sílabas. IV – Ortografia: Correção ortográfica; acentuação gráfica; divisão silábica. V – Morfologia: Estrutura e formação de palavras; morfemas, afixos; processos de formação de palavras; classes gramaticais: identificação, classificações e emprego. VI – Sintaxe: Frase, oração e período; período simples – termos da oração: identificação, classificações e emprego. VII – Literatura: Denotação e conotação; conceituação de texto literário; gêneros literários; periodização da literatura brasileira; estudo dos principais autores dos estilos de época. Matemática: O Concurso para Professor de Educação Básica da SEE-MG deverá avaliar o conhecimento do candidato frente aos Conteúdos Básicos da Matemática fundamentais para o exercício da profissão docente. Assim o candidato deverá demonstrar conhecimento em: I – NÚMEROS E OPERAÇÕES: cálculo aritmético II – ÁLGEBRA E FUNÇÕES: proporcionalidade, sequências e raciocínio lógico III – GRANDEZAS E MEDIDAS: estimativas e noções de medições IV – ESPAÇO E FORMA: deslocamentos e movimentos no plano e no espaço V – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Leitura e representação da informação em Gráficos, Tabelas e Pictogramas. Conhecimentos Pedagógicos: I – Direitos Humanos II – Estatuto da Criança e Adolescente III – Diretrizes Nacionais para a educação em direitos humanos IV – Programa Nacional Direitos Humanos V – Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos VI – Direitos das Mulheres VII – A Educação Escolar Quilombola no Brasil VIII – A organização e Funcionamento da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais IX – A Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil X – A Educação das Relações Étnico-Raciais e a Década Internacional dos Povos Afrodescendentes XI – Diretrizes para a Educação Básica nas escolas do campo em Minas Gerais XII – Diretrizes Operacionais Básicas para a Educação Básica nas escolas do campo XIII – Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica XIV – Organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais. XV – O Currículo na perspectiva da inclusão, da diversidade e do direito à aprendizagem. XVI – Projeto Político-Pedagógico e a estreita relação com o Plano de Ensino, o Plano de Aula e a gestão da sala de aula. XVII – A organização do trabalho pedagógico e a interdisciplinaridade. XVIII – A avaliação da aprendizagem na perspectiva de um Currículo Inclusivo. XIX – A política da Educação Integral e Integrada garantindo a formação humana e o desenvolvimento integral dos estudantes. XX – Educação Especial Inclusiva: possibilidades e desafios. | |
Conhecimentos Específicos: | |
I – MATÉRIA E ENERGIA: conceituação, estados físicos e suas transformações; densidade; substâncias puras e misturas, simples e compostas; obtenção de substâncias puras a partir de misturas; fenômenos físicos e químicos; leis ponderais das reações químicas: lei de Lavoisier e lei de Proust. II – ESTRUTURA ATÔMICA: modelo atômico de Dalton; natureza elétrica da matéria; modelo atômico de Rutherford; modelo atômico de Bohr; III – CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA: histórico; tabela atual; períodos e colunas; metais, ametais, gases nobres e artificiais; elementos representativos, de transição: localização; propriedades periódicas e aperiódicas dos elementos; IV – LIGAÇÕES QUÍMICAS: ligação iônica, covalente e metálica; alotropia; polaridade de ligações e de moléculas; geometria molecular; forças intermoleculares; propriedades dos metais e dos ametais. V – FUNÇÕES INORGÂNICAS: ácidos: conceito de Arrhenius, classificação, propriedades, solubilidade em água, condutibilidade elétrica, outras; bases: conceito, classificação, propriedades, solubilidade; Sais: conceito, classificação, propriedades, solubilidade; Óxidos: conceito, classificação, propriedades, solubilidade; Hidretos: conceito, classificação, propriedades, solubilidade. VI – REAÇÕES QUÍMICAS: Aspectos qualitativos e quantitativos: Classificação e reconhecimento; Condições em que ocorra reação de deslocamento e de dupla troca; VII – GRANDEZAS QUÍMICAS E SUAS UNIDADES: Massas: atômica e molecular; número de avogadro; Mol: conceito, cálculos; Fórmulas: molecular, mínima, percentual e suas interconversões. VIII – COMPORTAMENTO DOS GASES: Leis dos gases; equação geral dos gases; volume molar dos gases; equação de estado dos gases; misturas gasosas; densidade dos gases. IX – CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS: Lei de Lavoisier e de Proust e suas consequências; Lei volumétrica de Gay-Lussac. X – SOLUÇÕES: conceito, solubilidade, coeficiente de solubilidade; concentração: g/L, mol/L, %em massa, %massa/volume, %volume/volume, interconversão de concentrações; diluição, mistura de soluções, titulação. XI – PROPRIEDADES COLIGATIVAS: conceito; pressão de vapor de um líquido; pressão de vapor de uma solução; pressão de vapor de soluções de concentrações diferentes; ebulioscopia, tonoscopia e osmoscopia. XII – ELETROQUÍMICA: oxidação e redução; número de oxidação, balanceamento pelo método de oxiredução, oxidantes e redutores; reações espontâneas de oxi-redução; pilhas; potencial de redução e diferença de potencial, aplicações da tabela de potenciais de redução; Reações não espontâneas (eletrólise); Aplicações, estequiometria de eletrólise; Metalurgia e potenciais de redução. XIII – TERMOQUÍMICA: conceito: entalpia, equações termoquímicas e fatores que influem na variação de entalpia; estado padrão; Entalpia de formação, de combustão, de dissolução, Lei de Hess, energia de ligação. XIV – CINÉTICA QUÍMICA: conceito, colisões eficazes, leis de velocidades, fatores que afetam a velocidade de reação, interpretação de gráficos. XV – EQUILÍBRIO QUÍMICO: conceito, expressão matemática da constante de equilíbrio em função das concentrações e em função das pressões parciais; deslocamento de equilíbrio; aplicação em soluções de eletrólitos; equilíbrio iônico da água; pH e pOH, indicadores ácido-base; hidrólise salina; solubilidade e produto de solubilidade. XVI – RADIOATIVIDADE: conceito; fusão e fissão nuclear; emissões alfa, beta e gama; XVII – INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA: conceito, cadeias e fórmulas estruturais, compostos aromáticos, classificação de cadeias carbônicas e de carbonos, tipos de orbitais híbridos, geometria molecular e ângulo de ligação. XVIII – COMPOSTOS ORGÂNICOS: petróleo, carvão mineral; hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, haletos, fenóis, éteres, ésteres, aminas e amidas; classificação e propriedade. XIX – ISOMERIA: plana e espacial geométrica. XX – REAÇÕES ORGÂNICAS: adição, substituição, oxidação; aminoácidos, proteínas, óleos, gorduras; sabões e detergentes; polímeros. |
Apostila SEE MG 2018 Professor de Química