Descrição
Apostila SEE PB 2019 Professor Ed Língua Portuguesa
Cargo: Professor de Educação Básica Língua Portuguesa
Nível: Superior
Edital: Ver Edital
Sua chance é agora !!!
Não perca mais tempo e estude com a melhor
Apostila SEE PB 2019 Professor Ed Língua Portuguesa
Conteúdo Programático
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção; emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Significação das palavras. Redação de correspondências oficiais. Variação linguística. Semântica. Figuras de linguagem.
Legislação Básica em Educação: Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional atualizada, LDB, Lei nº 9.394/1996. FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica). IDEB (Índice de Desenvolvimento Educacional). ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069/1990.
Conhecimentos Pedagógicos: Gestão Escolar. Gestão democrática. Instâncias colegiadas. Conselho Escolar. Conselho de Classe. Projeto Político-Pedagógico da Escola. Planejamento e Plano Escolar/Ensino. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Formação Continuada. Educação Inclusiva: Fundamentos, Políticas e Práticas Escolares. Educação e Sociedade. O Papel da Didática na formação do Professor: saberes e competências. Tendências pedagógicas e as abordagens de ensino. Currículo escolar e a construção do conhecimento. Interdisciplinaridade no ensino. Questões atuais de seleção e organização do conhecimento escolar. Métodos de ensino: enfoque teórico e metodológico.
Conhecimentos Específicos
Noções de cultura, arte e literatura. O texto literário e o não literário. Aspectos básicos do texto literário: denotação e conotação; principais recursos expressivos. Escolas Literárias e seus contextos. Gêneros literários: romance, conto, crônica, poema, texto dramático, fábula. Elementos estruturais da narrativa. Noções de versificação: o verso, a rima e a métrica. Texto: condições de leitura e produção textual: a enunciação. Coesão e coerência textuais. Intertextualidade. Tipologia textual. A heterogeneidade mostrada no discurso: negação, ambiguidade, pressuposição, aspeamento, citação, intertextualidade e polifonia, modos de organização do discurso: narrativo, descritivo expositivo /argumentativo e injuntivo. Gêneros textuais: função social e forma composicional. Sistema ortográfico vigente. Morfossintaxe: classes de palavras, flexões e funções no texto. Processos sintáticos: subordinação e coordenação. Constituintes da oração e orações no período. Frase e discurso. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Colocação dos termos na frase. Crase. Normas de pontuação. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores argumentativos e sequenciais. Valores semânticos e sintáticos dos conectivos. Reescritura e equivalência de estruturas. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia. Significação contextual de palavras e expressões. Estilística: figuras e vícios de linguagem.
DEPOIMENTOS
A opinião de quem adquiriu material conosco
Apostila SEE PB 2019 Professor Ed Língua Portuguesa